Apelido Laima

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Apelido Laima

#339074 | Pouremuz | 05 dic 2013 22:58

Boa Noite, sou um estreante na colocação de tópicos apesar de já frequentar o fórum há alguns meses.

Não consigo encontrar qualquer informação sobre um apelido que consta na minha árvore - Laima.

Presumo que se trate de uma alcunha mas, mesmo assim, desconheço o seu significado.

Os registos de que disponho apontam para as Galveias (Ponte de Sor) no século XIX - João da Silva Laima (n.Mação) casou nas Galveias a 19/2/1816 com Sebastiana Maria, meus 5ºs avós.

Qualquer ajuda/sugestão é bem vinda.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#339087 | portingal | 06 dic 2013 12:40 | In reply to: #339074

Bons dias,

Possivelmente uma feminização de Laim, prenome de origem medieval ou matronímico do mesmo.
Em castelhano há Laín e Laína.

Saudações,

Carlos da Fonte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#340756 | claudiadia | 10 ene 2014 18:29 | In reply to: #339074

Pouremuz, procurava também o significado ou origem dos Laymas ou Laimas quando encontrei este post pois precisamente o João da Silva Layma e a Sebastiana Maria são meus 5os avós por via do seu filho António da Silva Laima. Seremos primos afastados, portanto. Possivelmente muito afastados mas de qualquer forma, saudações!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#340764 | Pouremuz | 10 ene 2014 21:50 | In reply to: #340756

Não tão afastados assim. Também eu descendo de António da Silva Laima e sua mulher Maria Angélica, Pais do meu trisavô Josué dos Santos da Silva Laima.

Cumps,

Jorge Barata

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#340766 | claudiadia | 10 ene 2014 21:59 | In reply to: #340764

Mau! Também eu! O Josué era avô da minha avó, o avô que ela dizia ser muito alto... A minha bisavó era Micaela Inácia(1886-1955), filha do Josué e de Inácia Maria.

Cumprimentos
Claudia Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#340768 | Pouremuz | 10 ene 2014 22:27 | In reply to: #340766

Cara prima, a minha bisavó era Luciana Inácia (Vieira por via do casamento)(1896-1988) que ainda tive o prazer de conhecer. Não tinha indicação nenhuma sobre a altura do trisavô Josué. Muito Obrigado!

Já agora, não sei se tem este ramo pesquisado, mas posso acrescentar alguns elementos se tiver interesse.

Cumps,

Jorge Barata

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#340771 | claudiadia | 10 ene 2014 23:17 | In reply to: #340768

Diz-me a minha mãe que a Luciana era a tia favorita da minha avó Joaquina, filha da Micaela. E que era uma tia magrinha e alta. Será que se estará a lembrar bem?

Obrigada, apenas agora comecei o ramo da Micaela e foi assim que aqui vim dar. E o maior avanço que dei foi hoje com a data do casamento do João da Silva Laima e da Sebastiana que postou ali mais acima!

Cumprimentos,
Claudia Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Laima

#340772 | Pouremuz | 10 ene 2014 23:39 | In reply to: #340771

Confirmo em absoluto. Apesar de ter passado grande parte da vida de luto e como que enclausurada em sua casa, sei que era muito querida por todos aqueles que a conheciam.

Outra recordação que tenho data do dia do funeral da minha bisavó Luciana. O cortejo fúnebre passou junto de casa de outra das filhas de Josué e Inácia - Libania.

Apesar de não se dos ramos que tenho mais trabalhados, posso enviar-lhe o que tenho.
Se preferir trocar impressões fora do fórum, deixo-lhe o meu endereço jo.ba@netcabo.pt

Cumps,

Jorge Barata

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 jun 2024, 22:20.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen