Decreto de 1836-extinção de Concelhos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Regiões | Títulos

Decreto de 1836-extinção de Concelhos

#339169 | mila1000 | 08 dic 2013 14:51

Confrades,
Há algum endereço onde eu possa pesquisar sobre as Freguesias extintas e a que Concelho pertenciam ?
Estou pesquisando o que pode ter acontecido a freguesia de Marialva,tendo em vista que não há registos dos casamentos de 1789 a 1859.
Estou lendo muita coisa,e,estou perdida,encontrei dados que remetem a Vila Nova Foz Coa,a Lamego,que Vila Flor pertencia ao Concelho de Marialva,e,apos Decreto de 1836 houve mudanças,mas,que este Concelho foi extinto em 1852,como posso saber quais freguesias que pertenciam ao referido Concelho.
Cumprimentos.
Mila
Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: Decreto de 1836-extinção de Concelhos

#339170 | Jpteixeira | 08 dic 2013 15:41 | In reply to: #339169

Cara Mila:

A freguesia de Marialva pertence ao concelho de Meda. Foi sede de concelho até 1855. Era constituída pelas freguesias de:
-- Aldeia Rica, Barreira, Carvalhal, Coriscada, Gateira, Marialva (Santiago), Marialva (São Pedro), Pai Penela, Rabaçal e Vale de Ladrões.
Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Chãs e Santa Comba.
Situação atual:
--- As freguesias de Aldeia Rica, Barreira, Carvalhal, Coriscada, Marialva (Santiago), Marialva (São Pedro), Pai Penela e Rabaçal
pertencem todas ao concelho de Meda.
--- A antiga freguesia de Vale de Ladrões tinha esta designação até 16 de Janeiro de 1941, vendo a sua designação alterada pelo
decreto n.º 31106 para Vale Flor. Também pertence ao concelho de Meda.
--- A antiga freguesia de Gateira foi extinta e anexada à freguesia de Barreira.
--- As freguesias de Chãs e Santa Comba pertencem ao concelho de vila Nova de Foz Côa.


Cumprimentos.
Júlio Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Decreto de 1836-extinção de Concelhos

#339175 | mila1000 | 08 dic 2013 17:56 | In reply to: #339170

Confrade Julio,
Muito obrigada pela ajuda,já sei que freguesias devo pesquisar para tentar localizar o casamento de 1852 em Marialva.
Deus o abençoe.
Mila

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 23:51.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen