Apelido Montez
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Hispânia | Pessoas | Regiões
Apelido Montez
Caros confrades:
Em Portugal o apelido Montez não é muito generalizado. A maior dos que o possuem são provenientes da zona de Santarém, dos seus arredores, ou de aldeias do concelho de Rio Maior. Também no Norte, na zona do Douro - Mesão Frio - existe pelo menos uma família conhecida. Alguns destes Montez pensam ser originários de Espanha, outros talvez tenham o nome originado em alguma alcunha. Em Portugal o apelido tem pelo menos duas grafias: Montez, ou Montês. Contudo, em Espanha o apelido escreve-se "Montes", mas pronuncia-se "Montez". As minhas perguntas são: já algum de vós conseguiu fazer a ligação entre os Montez durienses e os ribatejanos? Parece-vos que o apelido é originário de Espanha, e a sua ortografia foi aportuguesada para "Montez", para assim estar mais perto da fonética original?. Sabemos que o escudo de armas desta família é de origem espanhola, e é muito semelhante ao dos Ayalas. O que os parece e que pistas sugerem?
Cumprimentos,
Miguel Leal
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Cometi duas gralhas na mensagem anterior. Quis dizer: "A maior parte dos que o possuem" (...) e "o que vos parece'?".
RespuestaEnlace directo:
RE: Apelido Montez
O apelido Montez/Montês terá, de resto como a generalidade dos apelidos portugueses, várias origens. Ou seja, será erro fazê-las a todas descendentes de um só ramo.
Estudei o caso de uma família Montez/Montês de Valongo, cujo apelido surge a partir do final do sec.17. Neste caso, este originou-se provavelmente a partir da evolução da alcunha (Montanhão) usada pelos pais e avós dos primeiros montezes. Possivelmente adoptaram "Montez" por soar "melhor" que "Montanhão", quem sabe..
Cps.
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Caro Miguel Leal
O seu tópico interessa-me particularmente, uma vez que carrego o apelido Montez (Santarém-Várzea)
Curiosamente é também o ramo de família de que disponho menos informação, uma vez que quase não encontros parentes! No entanto a grafia que tenho encontrado é sempre Montez.
Caso consiga desenvolver este assunto, agradeço que vá dando notícias aqui no fórum.
Cumprimentos,
Ana Montez de Moura
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Cara Ana Montez de Moura,
Eu também possuo, entre outros, o apelido Montez, que me vem de uma avó paterna. O meu bisavô Montez veio para o Cartaxo nos finais do século XIX, e era originário da aldeia de Outeiro da Cortiçada, concelho de Rio Maior.
Cumprimentos,
Miguel Leal
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Eu tenho vários Montez em meados do séc XVIII e anos seguintes, alguns baptizados em S. salvador de Santarém, não si se vos interessam.
Cumprimentos
João Cordovol Cardoso
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Caro, João Cordovil Cardoso,
Eu tenho os Montez estudados até aos tetravós, inícios do século XIX, e não consegui remontar mais no tempo, pois para a freguesia em causa, não existem registos paroquiais anteriores. Sim, estou interessado em conhecer esses Montez, "alguns deles baptizados em S. Salvador de Santarém". Se fizer a amabilidade pode enviá-los para a direcção mnsml70@hotmail.com. Os meus Montez andaram por várias aldeias de Rio Maior e do concelho de Santarém. Pode ser que haja alguma coincidência e algum nome que se repita.
P.S. Parece que o mundo é de facto pequeno, e Portugal ainda mais. A minha madrinha de baptismo, Maria José de Matos Fernandes Duarte Silva, e minha prima, casada com o meu primo António Luís de Victoria Pereira Serzedelo de Almeida, é sua prima.
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Caro Miguel Leal
Se consultar a página da paróquia de Salvador (Santarém)
http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/details?id=1005040
Poderá ler o seguinte:
"Existência e localização de cópias
...
Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, duplicados de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1860-1910, microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1625-1852 (rolo: SGU 1769-1772), microfilmes de duplicados de registos de batismos, casamentos, óbitos e legitimações, 1860-1910 (rolo: SGU 1910-1913)
Portugal, Arquivo Distrital de Santarém, microfilmes de originais de registos de batismos, casamentos e óbitos, 1625-1852 (rolo: SGU1769-1772), microfilmes de duplicados de registos de batismos e casamentos, 1860-1910 (rolo: SGU 1910-1912)"
Da leitura deste trecho, quer-me parecer que encontrará registos anteriores ao séc XIX na Torre do Tombo em Lisboa.
Cumprimentos
Mário César Navarro
Enlace directo:
RE: Apelido Montez
Caro Miguel Leal
Também tenho Montez na família (ver post mais antigo) originários da freguesia das Abitureiras, Santarém, e gostaria de lhe perguntar se pode partilhar a sua recolha sobre esta família. O meu email é isabelbotelho.mo@gmail.com
Atentamente
Isabel Rodrigues
Enlace directo:
Apelido Montez
Boa tarde
por acaso não terá nenhuma referência a Feliciano Montez, natural de Abitureiras / Santarém e casado com Theresa Lourença? A referência que tenho é que foi pai de José Feliciano de Barros que casou em 1780 em Nossa Senhora do Pópulo /Caldas da Rainha..
Nuno
Enlace directo:
Apelido Montez
Sou da família Montez e tenho rastreio dos meus avós e bisavós às freguesias de Moçarria e Secorio em que eram trabalhadores rurais. Em Espanha para além das referências a origens no bispado de Tuy , encontram-se também referências a várias famílias Montez localizadas nas Astúrias.
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 23:20.