Procuro casamento na Barroca, Fundão, entre 1697 e 1701
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Procuro casamento na Barroca, Fundão, entre 1697 e 1701
Bom dia.
Procuro o casamento de António Lourenço, natural do Tripeiro, freguesia de São Vicente da Beira, concelho de Castelo Branco, viúvo de Domingas Fernandes, com Ana Fernandes, natural da Barroca, concelho do Fundão.
O casamento terá ocorrido entre 1697 e 1701.
Pretendo a data de casamento e qualquer informação referente aos antepassados deste casal.
Desde já o meu muito obrigado por qualquer informação que possam facultar.
hmartins
Enlace directo:
RE: Procuro casamento na Barroca, Fundão, entre 1697 e 1701
Caro senhor
Eu tinha de ter esses dados!
No dia 25 de Abril de 1700 António Lourenço e Ana Fernandes casam-se na Barroca. Ele é filho de Pedro (?) Rodrigues (?) (nomes muito difíceis de ler; se quiser envio-lhe a imagem por correio electrónico) e Margarida Gonçalves, defunta (Monte do Tripeiro, S. Vicente da Beira) e ela de Manoel Fernandes e Ana Francisca, defunta (Barroca). Foram casados pelo Padre Francisco Mendes Jorge.
Esta Ana Fernandes nasceu a 12-Set-1667 (e foi baptizada a 18 de Setembro); era a mais velha de cinco irmãs. Não percebi quem eram os seus avós maternos (pois não encontrei registos do casamento dos pais). Quanto aos paternos, fazendo um confronto com outros registos conjecturei que seriam Lourenço Antunes e Catarina Antunes, de Janeiro de Cima (mas não me recordo porque é que fiz esta conjectura; tenho de voltar a examinar os registos com atenção).
Cumprimentos
Joaquim Eurico Nogueira
Enlace directo:
RE: Procuro casamento na Barroca, Fundão, entre 1697 e 1701
Caro senhor
Já percebi o porquê de ter feito essa conjectura. Na Barroca havia um casal Manuel Fernandes e Isabel André, que têm 3 filhos em 1654, 1661 e 1663. Esta Isabel André morre a 28 de Agosto de 1665. E de repente, em 1667, encontramos um Manuel Fernandes casado com uma Ana Francisca, a morar na Barroca. Obviamente este Manuel Fernandes pode não ser o mesmo do casal anterior. Só que naquela altura os homens não ficavam viúvos muito tempo. Quando enviuvavam, voltavam a casar normalmente no prazo máximo de um ano (com as mulheres esse tempo normalmente era maior, e com frequência não voltavam a casar).
Seja como for conjecturei que esse Manuel Fernandes teria casado duas vezes (uma primeira vez com Isabel André e uma segunda vez com Ana Francisca). O primeiro casamento dele (se a conjectura for verdadeira) foi no dia 21 de Novembro de 1653. E era filho de Manoel Fernandes e Maria Pires, de Dornelas. A informação que escrevi, na mensagem anterior, de ser originário de Janeiro de Cima, é para esquecer (fiz confusão com dois assentos de casamento consecutivos).
Cumprimentos
Joaquim Eurico Nogueira
Enlace directo:
RE: Procuro casamento na Barroca, Fundão, entre 1697 e 1701
Caríssimo,
Muito obrigado pela informação que facultou!
Se não for pedir demasiado, agradecia de facto que me enviásse por correio electrónico tanto o assento de casamento de António Lourenço e Ana Fernandes bem como o baptismo desta. Por favor junte a indicação do livro e fólio de proveniência destes 2 assentos (caso tenha essa informação).
O meu e-mail é: hugo ponto a ponto martins arroba sapo ponto pt
Mais uma vez o meu agradecimento,
hmartins
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 15:59.