Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas
Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caros Confrades,
Careço de alguma informação sobre o Licenciado António da Silva Portilho morador que foi na cidade de Lisboa, em meados do séc. 18. Nomeadamente, sobre a sua naturalidade e filiação.
Presumo que o Licenciado António da Silva Portilho seja natural de freguesia do Arcebispado de Braga, tenha sido Meirinho da cidade de Lisboa, e Pai de Manuel Bernardo da Silva Portilho.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro António Pena Monteiro
Em Leitura de Bacharéis, encontra o seguinte processo:
Nome: Manuel Bernardo da Silva Portilho
Data: 1780
Maço: 50
Número: 18
Caso se confirme que se trata de um filho de António da Silva Portilho, este processo poderá dar-lhe informações relevantes.
Cumprimentos
Mário César Navarro
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro Mário César Navarro
Muito obrigado pela informação.
Peço desculpa pelo tardar neste agradecimento, o qual não se deve a um menor interesse, mas pelo contrário no interesse em agilizar a informação a disponibilizar no tópico, contrariado por uma perturbação no funcionamento da TT online.
Persistindo a perturbação no funcionamento da TT online, fica o agradecimento e a promessa de regresso a este tópico, tão breve quanto o regular funcionamento da TT online o permita.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro Mário César Navarro
O Licenciado António da Silva Portilho, sobre o qual procuro alguma informação, nomeadamente sobre a sua naturalidade e filiação, no ano de 1746 era morador em Lisboa e estava casado com D. Teodósia Jacinta da Rosa. Parece-me que será o seguinte,
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1896875
Suspeito, que seja natural de Terras de Bouro e que o seu filho Manuel Bernardo da Silva Portilho, seja o seguinte,
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1927041
Sabia que na Leitura de Bacharéis existia a habilitação de Manuel Bernardo da Silva Portilho, mas não sabia a cota. Agora que por sua gentileza a obtive, a questão complica-se.
Uma vez que a habilitação deste Manuel Bernardo da Silva Portilho é do ano de 1780.
À primeira vista, parece-me que bem podem ser três gerações, com dois homónimos.
Quiçá, seja mesmo necessária uma ida à TT para aclarar o assunto.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro António Pena Monteiro
Relativamente ao licenciado António da Silva Portilho poderá encontrar elementos sobre a filiação e naturalidade nos documentos da sua matrícula na Universidade de Coimbra.
Pela combinação de apelidos presumo que esteja ligado aos Portilho de Magalhães, em relação aos quais já enviei vários elementos para este Fórum. A ligação de Silva com Portilho é resultante do casamento, em Braga, de uma Maria de Portilho, filha de Jerónimo de Portilho, impressor, com um Borges da Silva.
Não sei, contudo, para já, fazer a ligação ao seu licenciado.
Até breve.
Cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Prezado Antonio Pena Monteiro
Esta I.G., responde um pouco a todas as suas dúvidas:
" - Bento Leite da Cunha e Silva, Pasta 1374, Procº 31100, de 28.11.1713, S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto e organizado em Chamoim. A fls 20, b. 5.10.1690, P. Padre Bento Rebelo e Catherina Rebelo Alvação, celebrou o referido padrinho.
a) Filho de Jorge Leite de Andrade e Maria Portilho de Magalhães
b) Neto paterno de António Leite Alvares, quintam, S. Pedro de Alvite e Maria Leite de Andrade, mosteiro de Refoios, couto e concelho de Cabeceiras de Basto
c) Neto materno de André Borges da Silva, natural da freguesia e mosteiro S. João de Arnosa e Maria Magalhães (filha de Jorge Carvalho, surgiao), torre, S. Clemente, ambos de Celorico de Basto e moradores em pereiras, quintam de baixo
Testemunhas:
- Miguel da Silva, nobre, adufe, S. Miguel de Gémeos, 70
(Dizem que pai de André Borges, é filho de Francisco da Silva, lama, fora padrinho de Gaspar da Cunha Teixeira, fermil, que todos nasceram la, menos o irmão mais velho)
(Domingos Portilho, reitor de Ribas, ambos beneficiados)
- António de Moura Teixeira, nobre adufe, 70 anos – casado com Domingas da Silva, irmã do avô do justificante
(Diz que André Borges, era irmão do sogro ‘testemunha’, Francisco da Silva)
(Miguel da Silva, abade de S. Miguel de Gémeos, por renuncia de António Portilho, tio)
(Depois da prisão de D. Sebastião de Matos, eram os 2 irmãos da mãe, deu o Snor 2 igrejas: S. Miguel de Gémeos a António Portilho, que renunciou no irmão do sogro e Silveiros e depois Ribas, onde André Borges, estudou, era seu sobrinho)
(Todos os irmãos, tirando António da Silva, mestre de campo de auxiliar, nasceu em Braga os mais nasceram na quinta da lama)
(Tinham mais dois irmãos religiões que eram ausentes, na conversão de infiéis)
(André Borges, foi para casa tio Miguel da Silva, pois ficaram meninos por falecimento do pai)
(Francisco da Silva, pai de André Borges da Silva, Miguel da Silva, António de Moura Teixeira, genro, pois casou com Domingas da Silva, tendo uma filha Mariana da Silva)
(António da Silva, tinha um filho Joseph da Cunha, capitão do terço de seu pai, em Caminha) - "
O tio deste inquirido 'seu padrinho' é abade na freguesia de Chamoim, Terras de Bouro, e surge este nome de Portilho, em várias freguesias do mesmo concelho, no entanto, isso deve-se aos familiares que o acompanharam e foram assistentes do mesmo, na referida freguesia.
Portanto e até prova em contrário a sua naturalidade é S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto
Um bom Domingo 'apesar da chuva!'
Nota: Mais elementos consulte o blog: - "Heróis do Homem e Cávado"
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro Confrades José Alfredo Soares de Oliveira e António Gonçalves
Muito agradeço o vosso interesse e informação.
Vencida alguma resistência, aventurei-me em algumas pesquisas no norte do país, nas quais me sinto sempre pouco confortável, quiçá por escassas as minhas geo-referências.
Na expectativa esta minha sortida, no todo ou em parte, algum interesse possa ter, opto por partilhar a informação que fui coligindo.
A)
Manuel Francisco Coutinho, filho de José Francisco e de Senhorinha Gonçalves, em 18.7.1738 casou com Custódia Dias, filha de Maria Dias, solteira, todos da freguesia de freguesia de Santa Marinha de Chorense (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de casamentos de 1717-1848, fotograma 25, FamlySerach), onde forma moradores no lugar da Aldeia.
Do casamento, em 18.7.1738, de Manuel Francisco Coutinho com Custódia Dias, pelo menos, houve:
1-Maria Josefa nasceu 8.4.1739 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizada em 12.4.1739, foram padrinhos o Padre Manuel Domingues de Sousa, Cura desta freguesia, e Domingas, solteira, filha de Maria Mendes, viúva, do lugar de Casal (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotograma 83, FamlySerach).
2-Manuel nasceu 29.5.1742 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filho de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizado em 3.7.1742 foi padrinho Manuel de Araújo, solteiro, filho de Caetano de Araújo, do lugar de Sarim ?, e madrinha Mariana Martins mulher de António Antunes, do lugar de Cam ? desta mesma freguesia (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotograma 92, FamlySerach)
3- Ana Maria nasceu 8.4.1744 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizada em 12.4.1744, foram padrinhos o Padre Francisco de Abeu ? e Liceira ?, do lugar da Ponte da freguesia de Santo André de Moimenta, e Ana Josefa, filha de Gonçalo Dias, do lugar de Casal (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotogramas 99, FamlySerach).
4- Ana Maria (gémea) nasceu 18.10.1746 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizada em 21.10.1746, foi padrinho Manuel Rodrigues … freguesia de Santo André de Moimenta, e madrinha Maria Josefa filha de Gonçalo Dias do lugar do Casal desta freguesia (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotogramas 114 e 115, FamlySerach)
5-Antónia (gémea) nasceu 18.10.1746 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizada em 21.10.1746. foi padrinho o Licenciado António da Silva Portilho, assistente na cidade de Lisboa, com procuração ao Padre Manuel Domingos de Sousa, Cura desta freguesia, e madrinha Filipa Maria da Silva, de Mena ?, com procuração ao seu filho António Gobra, de Abaixo? (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotograma 115, FamlySerach)
6 -Manuel nasceu 21.11.1749 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filho de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizado em 26.11.1749 foi padrinho Gonçalo M..? da Silva, do lugar de …, e madrinha Mara Madalena, sobrinha de Domingas Mendes?, do lugar de Casal, ambos desta freguesia (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotograma 131, FamlySerach).
7 - Maria nasceu 12.4.1755 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizada em 17.4.1755 foram padrinhos Sebastião de Araújo, solteiro, filho de António de Araújo e de sm Jacinta dos Santos, do lugar de Aldeia, e Maria, solteira, filha de Pedro João e de sm Maria Machada, do lugar da Perneta ?, ambos desta freguesia. (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotograma 163, FamlySerach)
8 - Maria Teresa nasceu 23.6.1758 no lugar de Aldeia na freguesia de Santa Marinha de Chorense, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias, baptizada no mesmo dia em casa, Santos óleos em 29.6.1758. (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotograma 175, FamlySerach). Averbamento à margem de que faleceu.
B)
Manuel Francisco Coutinho, baptizado em …? na freguesia de Santa Marinha de Chorense, Arcebispado de Braga, [Terras de Bouro, Chorense, (Santa Marinha)], filho de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias; solteiro, morador na freguesia de S. Nicolau, da cidade de Lisboa, (na Igreja da Conceição-a-Nova) em 22.11.1781 casou com Genoveva Teresa de Jesus, baptizada na freguesia dos Anjos, filha de Vital António Marques e de Ana Inácia Joaquina, moradora na freguesia de S José, (que neste acto foi representada por seu irmão Manuel António), foram testemunhas José Alvares do Rio, morador no Campo de Santana, em casa do Conde de Valadares, e Paulino José da Silva morador na rua Augusta, freguesia da Conceição (Assento de casamento de 22.11.1781, Lisboa, S. Nicolau, C1, fotograma 285, Etombo). Este casal foi morador na praça do Rossio.
Do casamento, em 22.11.1781, de Manuel Francisco Coutinho (filho de Manuel Francisco Coutinho e de Custódia Dias) com Genoveva Teresa de Jesus, pelo menos houve:
1-José Joaquim Coutinho (Fonte assento de casamento de 26.2.1816 de sua irmã Maria Amália Coutinho de que foi testemunha, Lisboa, Santa Justa, C15, fotograma 1277, Etombo).
2-Ricardo Silles Coutinho, nasceu em 14.4.1787 na freguesia de Santa Justa, da cidade de Lisboa, filho de Manuel Francisco Coutinho e de Genoveva Teresa de Jesus, baptizado em 3.5.1787, foi padrinho José António C…?, morador na freguesia de S. José (Lisboa, Santa Justa, B8, fotograma 111, Etombo); em 5.11.1825 casou com Rosa Máxima da Silva, natural da freguesia de Santa Isabel, filha de João Rodrigues e de Mariana Rosa da Conceição, moradora na freguesia da Conceição, foram testemunhas João Rodrigues da Silva, Irmão da nubente, morador na rua dos Sapateiros, e António José de Miranda Júnior, negociante, morador na rua da Princesa (Lisboa, Conceição- a- Nova, C7, fotograma 900, Etombo).
3-Maria Amália Coutinho, nasceu em 28.4.1788 na freguesia de Santa Justa, da cidade de Lisboa, filha de Manuel Francisco Coutinho e de Genoveva Teresa de Jesus, baptizada em 13.5.1788, foi padrinho ….? José Vasques da Cunha (Lisboa, Santa Justa, B8, fotograma 129, Etombo); em 26.2.1816 casou com Luís Inácio Rosado, solteiro, baptizado na freguesia Matriz de Arraiolos, Arcebispado de Évora, filho de João Rosado e de Maria Rosado de Oliveira, morador na freguesia de Santa Maria Maior, da cidade de Lisboa, foram testemunhas José Joaquim Coutinho, irmão da nubente, e Honório? José Soares, ambos desta freguesia (Lisboa, Santa Justa, C15, fotograma 1277, Etombo).
C) Em 28 Abril de 1822 Luís Inácio Rosado (casado com Maria Amália Coutinho) foi padrinho de baptismo de José, filho de António José Coutinho e de s. m. Maria Cristiana de Carvalho. (Lisboa, Madalena, B4, 549, Etombo) / [Assento de casamento, em 29.6.1819, de António José Coutinho com Maria Cristiana de Carvalho; Lisboa, Madalena, C3, 547, Etombo].
E) Em 27 Maio de 1822 António José Coutinho, morador na freguesia da Madalena e o Dr. António José de Mesquita*, morador na freg. de Conceição a Nova, foram testemunhas do casamento na Igreja da Madalena de João António de Gobra, filho de Manuel de Gobra e de Francisca Pereira, baptizado na freguesia de St.ª Adrião de Mora, Bispado de Tui, Reino da Galiza, com Doroteia Maria, filha de José Ramos de Almeida e de Doroteia Maria da Conceição, baptizada na freguesia de N. S. da Conceição da Vila do Cadaval, moradora na freg. da Madalena. (Lisboa, Madalena,C3, 560, Etombo).
*Dr. António José de Mesquita, natural de Lobrigos, bispado do Porto, filho de António José de Mesquita** e de Ana Joaquina Rodrigues, morador na freguesia de Conceição a Nova; na freguesia de S. Julião em 19.4.1828 casou com D Maria Carlota Ward, de nacionalidade inglesa, baptizada na cidade do Rio de Janeiro, viúva do capitão João António Pusich, do Real Corpo de Engenharia, Governador que foi de Benguela. Lisboa, S. Julião, C5, 453,Etombo)
**Na Igreja de S. João de Lobrigos, em 28 de Outubro de 1784, António José de Mesquita, filho de Domingos de Barros e de Margarida Correia, neto paterno de Domingos de Barros e de Ana Rodrigues, neto materno de Manuel da ……? e de Helena Correia, todos do lugar de Tabuadelo, freguesia de Santiago de Fontes, da Sagrada Religião de Malta (distrito Vila Real, concelho St.ª Marta de Penaguião, freguesia de Fontes), casou com Ana Joaquina Rodrigues, do lugar de Bairro desta freguesia, filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Martins, neta paterna de Francisco Rodrigues, da freguesia da Izeda, Bispado de Bragança, e de Maria Rodrigues, do lugar de Gouveia, freguesia de S. Bernardo, Arcebispado de Braga, neta materna de Domingos da Costa, do lugar de Tabuadelo, e de Isabel Martins, do lugar e freguesia de S. Miguel (de Lobrigos); foram testemunhas Nicolau de Sequeira, e Joaquim de São Tomé; Livro de Misto de Registos Paroquiais de S. João de Lobrigos 1776-1786, fotograma 155, Etombo; Distrito de Vila Real, Concelho de Santa Marta de Penaguião;
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro José Alfredo Soares de Oliveira
Como acima verificará, acima está o meu agradecimento na resposta conjunta que fiz ao Confrade e ao Confrade António Gonçalves.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Prezado Antonio Pena Monteiro
Aproveito para lhe enviar um bloco do que consegui agrupar deste agregado familiar:
- Josepha, b. 20.12.1693, filha de Joseph Francisco e Senhorinha Gonçalves, cam, P. Diogo, filho de António Gonçalves, devesa e Josepha, filha de Isabel Francisca, pesqueiras, Moimenta, Padre Inácio da Silva Leite, cura
[Joseph Francisco, filho de Miguel Francisco e Ana Lourenço (casou, por ordem do vigário Geral, em 10.6.1692, com Senhorinha Gonçalves, filha de João Gonçalves, falecido e Isabel Fernandes, T. Braz Lourenço, Diogo Fernandes, Manoel Fernandes, todos aldeia, com a presença do abade, Padre Inácio Leite da Silva, cura)]
[Maria Gonçalves Ramalho, viúva de João Gonçalves, rio lopes – f. 29.1.1695 – h. sobrinha, mulher de Gonçalo de Araújo, Hieronimo Fernandes, 10.000 reis que viera do Brasil e doação a sobrinha Senhorinha Gonçalves, mulher de Joseph Francisco]
[Senhorinha Gonçalves, aldeia – f. 9.12.1731 – h. genro]
[Joseph Francisco Coutinho, viúvo, aldeia grande – f. 28.1.1747 – h. filha Marinha Gonçalves]
2) Domingos, b. 8.6.1696, filho de Joseph Francisco e Senhorinha Gonçalves, cam, P. Domingos Martins, solteiro, assento igreja e Maria da Silva, solteira, s.pantalião, Balança, Padre Inácio da Silva Leite, cura
3) Manoel, b. 28.4.1697, filho de Joseph Francisco e Senhorinha Gonçalves, P. António, filho de Braz Lourenço e Maria, filha de Sebastião Machado, todos aldeia, Padre Inácio da Silva Leite, cura
[Manoel Francisco Coutinho, filho de Joseph Francisco e Senhorinha Gonçalves, falecida (casou, em 18.7.1738, por ordem do juiz dos casamentos Manoel Pimenta de Carvalho, com Costodia Dias, filha de Maria Dias, solteira, T. Manoel Marques, paços, António Joseph, assento, Padre Manoel Domingos de Sousa, cura)]
[António Coutinho, solteiro, filho de Miguel Francisco Coutinho e Ana Lourenço, falecidos, aldeia – f. 10.1.1745, por noticia vinda de Lisboa, no hospital a 27.12.1744 – h. sobrinho Manoel Francisco Coutinho, assistia convento Trindade, Lisboa]
4) João, b. 11.5.1698, cam, P. Salvador Martins, rio lopes e Isabel Rodrigues, solteira, s. pantalião, Balança, Padre Inácio da Silva Leite, cura
[João, filho de Joseph Coutinho, aldeia – começo reza anual a 26.3.1748 – ausente muitos anos]
5) Marinha, n. 12, b. 18.7.1700, cam, P. António da Costa, solteiro, fonte e Maria, filha de Diogo Martins, fonte, Padre Inácio da Silva Leite, cura
6) Joseph, n. 15, b. 20.8.1702, cam, P. licenciado Domingos Dias Cracel, casal e Domingas Martins, mulher de Domingos Dias, pretos, celebrou Padre beneficiado Manoel Pereira da Silva
[Joseph, solteiro, filho de Joseph Francisco, aldeia – f. 5.4.1719]
7) Maria, n. 20, b. 24.6.1706, cam, P. Francisco Afonso, Santa Martha de Bouro e Ângela, filha de António Rodrigues, S. Miguel de Paredes Secas, Padre Inácio da Silva Leite, cura
8) Manoel, n. 17, b. 25.12.1708, cam, P. Manoel de Almeida Lobo, natural de Caíres, Amares e Gracia Dias, aldeia, Padre Joseph Mimoso Pacheco, abade
Os melhores cumprimentos
Enlace directo:
RE: Licenciado António da Silva Portilho, Séc. 18
Caro António Gonçalves
Agradeço a informação.
Aproveito para partilhar a nota seguinte:
No ano de 1746 o Licenciado António da Silva Portilho era morador em Lisboa e estava casado com D. Teodósia Jacinta da Rosa. Fonte: Assento de Baptismo, de 8.5.1746, de Teodora ou Teodósia ? Maria, filha de João Alvares e de sm Maria Rosa da Silva, de que foi padrinho António Correia, solteiro, filho de Filipa Maria da Silva, e madrinha D. Teodósia Jacinta da Rosa, mulher do Licenciado António da Silva Portilho, representada pelo Padre Francisco Rodrigues Dias, do lugar de Maus ? desta freguesia. (Terras de Bouro, Chorense, Santa Marinha, Livro(s) de baptismos 1716-1778, fotogramas 111 e 112, FamlySerach)
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 12:48.