Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343168 | 2570 | 03 mar 2014 11:30

Caros Confrades
Deparei com o nome de família "Freixa" num dos meus avoengos, no Vidigão-Vimieiro
Neste caso: Domingas Freixa (n.1704 Vidigão), filha de: António Calado e Mariana Freixa (n.1685 Vidigão) e Neta de: bento Rodrigues e Maria Freixa.
Encontrei o nome :Freixa, referido em dois processos de inquisição, referindo que as pessoas citadas (ambas mulheres), são cistão Novas, e naturais de Borba.
Será coincidência ou algo mais devido à proximidade Geográfica?
Algum confrade tem informações sobre esta família ou estuda o judaísmo no Alentejo?
Desde já agradecido
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343183 | Chantal | 03 mar 2014 17:37 | In reply to: #343168

Boa tarde,

Muito provavelmente já o fez, mas se pesquisar o apelido Freixa, surge, no Arquivo Distrital de Évora, o testamento de Maria Freixa datado de 1686. Pode ser que ajude. Não está é disponível online.
Queria igualmente perguntar-lhe se, na sua pesquisa, encontrou, no Vidigão, os apelidos Guerra ou Coelho.

Cumprimentos,
Chantal Florentino.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343191 | luisjrm | 03 mar 2014 18:36 | In reply to: #343168

Caro Confrade,
No meu estudo sobre indivíduos naturais de Arraiolos com Processos da Inquisição, não encontrei nenhum individuo de apelido “Freixo”, neste caso nenhuma Maria Freixa.
Convém ressalvar que não quer dizer que não exista!
No blogue Alengenea consta de facto uma Catarina Freixa ¼ xn:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/p/inquisicao-e-judaismo.html

Tenho notícia de alguns indivíduos do mesmo apelido Freixo (xv) na Freguesia da Igrejinha, que faz portanto extrema com o mencionado Vidigão:
- Manuel Bento, filho de Gregório Freixo e de Inocência Benta, natural de Santana do Campo, casou na Igrejinha a 20-1-1709 com Maria Chaveira, filha de Matias Dias e de Catarina Chaveira.
- Gregório Freixo natural de Pavia (Mora), filho de Sebastião Teles e de Isabel Freixo, casou na Freguesia de Santana do Campo em Setembro de 1670 (TIF 111, livro misto), com Inocência Benta, filha de André Luís e de Maria Benta e de Maria Benta.
Cumprimentos,
Luís Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343206 | girafa | 03 mar 2014 21:26 | In reply to: #343183

Caro Chantal,

tenho na minha ascendência vários "Coelhos" de Evoramonte e Vidagão.

Será que tem ligação a algum destes casais:

-Thiago José Coelho (natural S.Pedro Evoramonte) casa a 06-05-1835 no Vidigão com Ignacia Maria (natural do Vidigao).

-José Coelho Ramalho (natural St.Maria Evoramonte) casa a 26-10-1803 com Francisca Carmo (natural de S. Pedro - Evoramonte).

-Domingos Coelho (natural de S.Gregório) casa a 11-04-1737 em S. Greg. com Catarina Maria (S.Greg.).

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343224 | Chantal | 04 mar 2014 11:57 | In reply to: #343206

Cara Manuela,

Não encontro nenhuma ligação com os seus Coelhos. Deixo-lhe, no entanto, os meus, pode ser que reconheça algum nome:

- Narciso Coelho da Guerra (nasce a 10/3/1788 no Vidigão) casa com Mariana Angélica da Encarnação a 12/10/1812;
- João da Guerra Coelho (nasce a 18/11/1761, no Vidigão) casado Loureta Rosa e
- Francisco Coelho Barregosa (ou Barragosa, natural de Estremoz) casado com Luísa Rosa, natural do Vidigão.

Uns quilómetros mais adiante, tenho, no Vimeiro, o casal Gregório Coelho casado com Maria Espírito Santo (Bispado de Lamego), cujo filho Manuel Coelho casou com Natália Maria.

Espero que ajude,
Cumprimentos,
Chantal Florentino

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343298 | girafa | 05 mar 2014 18:56 | In reply to: #343224

Cara Chantal,

também não encontro nenhuma ligação com os meus Coelhos.
Tenho no entanto outros ramos familiares muito centrados em Evoramonte, Arraiolos, Estremoz, Vidigão, S. Bento do Mato...

Caso necessite podemos trocar informaçao.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343317 | 2570 | 06 mar 2014 08:51 | In reply to: #343191

Caro Confrade
Obrigado
Cumprimentos
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343374 | Chantal | 07 mar 2014 09:32 | In reply to: #343298

Bom dia cara Manuela,

Agradeço muito a sugestão.

Os meus antepassados estão centrados no Cano, Sousel e Fronteira. No entanto, a partir do séc. XVI surgem familiares de Avis, Pavia, Évora, Estremoz, Vimieiro, Casa Branca, Arraiolos e outros. Pontualmente, surgem alguns de Coimbra, Lamego e Guarda.

Os apelidos mais frequentes são Martins, Abelha, Coelho, Francisco, Medeiros, Narigão, Pires, Quintal, Ratão/Ratoa, Morais, Trindade, Migens, Guerra, Fortio, Fernandes, etc. Até tenho um Carrasco que ganhou o apelido do padrinho e não o nome como eu julgava ser a norma.

De Arraiolos tenho Mariana Angélica (Arraiolos) casada com Narciso Coelho (Casa Branca) em 1805; Inácio José (Évora) casado com Maurícia Angélica (Arraiolos) que faleceu em 1830 e João Inácio (Casa Branca) casado com Domingas do Rosário (Arraiolos) em 1852. Reconhece algum?

Cumprimentos,
Chantal Florentino

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343376 | MariaDavid | 07 mar 2014 10:24 | In reply to: #343374

Bom dia, Chantal

Na impossibilidade de o fazer agora por não ter acesso ao que pretendo, deixo-lhe aqui a informação que tenho alguns ancestrais de Sousel, Fronteira, Crato, Seda, Veiros. Na primeira oportunidade enviarei os meus apelidos e caso se tenha deparado com algum deles, agradecia o seu contacto. Quanto aos seus apelidos em pesquisa, apenas tenho Morais e Fernandes e não estou segura se algum deles também é alentejano. Talvez o Fernandes, mas só poderei confirmar mais tarde. O Morais é da Beira Alta.

Cumprimentos.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#343506 | Chantal | 09 mar 2014 10:27 | In reply to: #343376

Bom dia Maria,

Agradeço o seu contacto e, enquanto aguardo pelos seus apelidos, posso avançar que o Morais é António Oliveira Morais, filho de Francisco de Oliveira e Maria do Rosário. Nasceu em Sousel a 2/12/1808.

Os Fernandes estão concentrados no Cano. Posso referir, por exemplo, Simão Fernandes casado com Maria Marquesa a 16/2/1672; Sebastião Fernandes casado com Maria Martins a 8/10/1679; e António Fernandes e Catarina Alves (Cano).

Cumprimentos,
Chantal

Respuesta

Enlace directo:

Nome-Freixa do Vidigão (Vimieiro) - Possibilidade de Raizes Judaicas

#382635 | Arrabida | 08 jul 2017 19:57 | In reply to: #343168

Alguem com novidades sobre o nome "Freixa"?
Cumprimentos
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 17:42.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen