Origem da familia Jales
This topic is classified in rooms: Famílias | Genética | Heráldica | Regiões
Origem da familia Jales
Olá, eu não tenho tido sorte nos tópicos iniciados por mim mesmo, pois não tenho conseguido respostas nem ajuda satisfatórias. Entretanto estou a tentar, mais uma vez, conseguir informações verdadeiras ancestrais: Eu gostaria de que alguém, com conhecimento da familia Jales, me concedesseinformações que me esclarecessem a origem da familia Jales. Quem seria o primeiro Jales a vir para o Brasil? Onde e quando se originou a familia Jales? Alguém da familia Jales fez teste de dna, entre os confrades? Esta familia é um mistério para mim.
Qualquer ajuda, seria bem vinda.
Meus cumprimentos,
Ubirajara Jales de Lira.
Enlace directo:
Origem da familia Jales
Olá, vice conseguiu alguma informação da família Jales? Gratidão
RespuestaEnlace directo:
Origem da familia Jales
Caro confrade,
O apelido tem uma origem toponímica.
O antigo concelho de Jales já existia na Idade Média. No século XVI a sede era na recém criada paróquia de Alfarela de Jales. Abrangia algumas paróquias para além da vila de Alfarela: Vreia de Jales, Carva, Três Minas e Fiolhoso. E não sei se Jou e Vilares. Elas constituíam as terras de JALES.
Terra planáltica, confinava a Poente com o concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde se veio a integrar a sede (e algumas das freguesias) com a reorganização administrativa de meados do século XIX.
Como em muitos outros casos (Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, ...) naturais dela, idos para fora, terão acrescentado ao seu nome o nome da sua terra.
Excepcionalmente, o apelido encontra-se desde meados do século XVIII numa família com algum destaque social que, sendo originária do concelho, lá permaneceu. É a excepção que confirma a regra.
Quer isto dizer que poderá não haver um tronco genealógico comum entre todos os Jales, mas há, certamente, um berço comum: a terra que viu nascer um seu antepassado.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
Origem da familia Jales
Olá, eu vivo no Brasil e por pura curiosidade, gostaria de descobrir a história da minha tataravó que veio para o Brasil viúva por volta de 1900 com cinco filhos. Seu nome era Isabel Jales de Carvalho. Sabemos que ela era transmontana, casou-se com Antonio José Carvalho, um comerciante de Coimbra. Seus filhos eram Maria, Umbelina, José, Augusto Jales de Carvalho. O quinto filho eu não sei o nome. Será que poderia me ajudar?
RespuestaEnlace directo:
Origem da familia Jales
Olá, Geilsa! Sim, depois de vários anos, consegui encontrar o meu ancestral Jales que chegou no Brasil no início dos anos 1800s. Seu nome era Raimundo Fernandes Jalles, nascido em Mondim de Basto, Vila Real, Portugal. Ele era meu pentavô. Seus descendentes se fixaram na região de Pombal, Catolé do Rocha, Sousa, Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz, na Paraíba; Messias Targino, no estado do Rio Grande do Norte; No estado do Ceará, etc. Se quiser me contatar, aqui está meu e-mail: ntnjales@gmail.com.
RespuestaEnlace directo:
Origem da familia Jales
Caro confrade,
Agradecimentos por sua resposta! Acabei de expor uma mensagem sobre meu antepassado português cujos descendentes se fixaram no Nordeste do Brasil.
Cumprimentos,
Ubirajara Jales de Lira
Enlace directo:
Origem da familia Jales
Algumas correções:
O Raimundo Fernandes Jalles teria nascido na Alemanha e não em Portugal. Ele teria migrado para Mondim de Basto, Vila Real, Portugal, e teria vindo vindo para o Nordeste do Brasil por volta dos anos 1800s e não no início dos anos 1800s. Contudo, não disponho de provas documentais para confirmar.
Sinceramente,
Ubirajara Jales de Lira
Enlace directo:
Origem da familia Jales
Seria então o Raimundo o antecessor dos Jalles em Portugal? Será?
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 16:55.