Armas usadas pelos Condes de Unhão
This topic is classified in rooms: Heráldica
Armas usadas pelos Condes de Unhão
Caros Confrades
Porventura algum de vós entendido na matéria podia dar-me uma explicação sobre as armas usadas pelos Condes de Unhão? Encontrei duas versões distintas no mesmo título. Qualquer informação será útil.
Meus cumprimentos,
José Loureiro
Enlace directo:
RE: Armas usadas pelos Condes de Unhão
Caro confrade josé Loureiro:
Sobre as armas dos Condes de Unhão apenas conheço a versão que julgo que todos nós conheceremos, que é a que podemos ver por exemplo no “Thesouro da Nobreza” de 1675, e que é a que Braamcamp Freire descreve nos “Brasões da Sala de Sintra”, Vol. I, p. 138:
“As armas dos Teles de Meneses da casa de Unhão são esquarteladas: o I e IV de prata, lião de púrpura, armado e linguado de vermelho (Silva); o II e III de oiro liso (Meneses). Timbre: o lião. Assim se encontram na igreja do convento de S. Marcos, na sepultura de Fernão Teles; e assim se vêem numa pedra hoje guardada no Museu de Santarêm e proveniente da capela de S. Bartolomeu da igreja do convento de S. Domingos, onde estava o túmulo de Rui Teles de Meneses, 4.° senhor de Unhão, e de sua mulher D. Guiomar de Noronha.
As armas dos Teles da Silva da casa de Alegrete têem os quartéis trocados...”
Serão estas últimas a que o confrade tambem se refere?
A origem das armas é simples: o dicto Fernão Telles de Meneses era filho de D. Beatriz de Meneses ― filha esta de D. Martinho de Meneses, 1. ° senhor de Cantanhede, e neta do Conde de Neiva ― e do grande Aires Gomes da Silva, o de Alfarrobeira, dos senhores de Vagos. As armas plenas dos Silvas foram mais tarde as dos Condes de Portalegre (1498) e Marqueses de Gouveia (1640):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Portalegre
De Fernão Telles de Meneses descendem, para alem dos Condes de Unhão, os Telles da Silva de que são primogenitos os Condes de Villar Mayor (1653), logo Marqueses de Alegrete (1687)
As armas dos condes de Unhão no “Thesouro da Nobreza”:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fl-_25_Thesouro_de_Nobreza,_Armas_dos_Condes_de_Portugal.jpg
Repare, nesta mesma pagina, nas armas dos Condes de Villar Mayor (Telles e Silva), que pouco mais tarde seriam esquarteladas, mas como refere Braamcamp Freire com os quartéis trocados em relação às armas dos Condes de Unhão.
Por fim, devo mencionar que Fernão telles de Meneses tinha ainda um irmão, João da Silva, cuja linha é a dos senhores de Vagos, condes de Aveiras (1640), e marqueses de Vagos (1802). As armas dos condes de Aveiras também podem ser vistas no “Thesouro de Nobreza”:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fl-_24_Thesouro_de_Nobreza,_Armas_dos_Condes_de_Portugal.jpg
Assim vemos como varios ramos descendentes de Aires Gomes da Silva e D. Beatriz de Meneses usaram as armas d’essas duas linhagens, em escudos partidos (Aveiras) ou esquartelados (Unhão e Alegrete).
Estas duas ultimas são de facto armas muito semelhantes , mas afinal de ramos e titulos distinctos. Eram estas a que se referia? Ou conhece talvez ainda alguma outra versão differente?
Espero ter ajudado. Cumprimentos,
Anachronico
Enlace directo:
RE: Armas usadas pelos Condes de Unhão
Caro Confrade
De facto foi uma ajuda substancial a que me deu.
Uma das referências que tinha para as armas dos Condes de Unhão eram estas que refere. Contudo, encontrei uma referência para outras armas usadas por estes titulares num livro do séc. XVIII e onde se encontram impressas. Continuam a ser esquarteladas, mas com quartéis diferenciados. As armas esquarteladas dos Teles de Menezes estão inseridas no 2.º quartel, estando no 1.º, 3.º e 4.º, as armas de outras famílias.
Vou tentar perceber o porquê da divulgação destas armas no séc. XVIII.
Com os meus cumprimentos
José Loureiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:51.