Elis Regina - Ascendência portuguesa
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões
Elis Regina - Ascendência portuguesa
Caros Confrades,
Haverá alguém que se tivesse já debruçado sobre a ascendência de Elias Regina, designadamente pela sua linha portuguesa?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=347830
"Romeu Costa - brasileiro- filho de brasileiros- com cara de índio, caladão- empregado na Cia. Sulbrasileira de Vidros, casado com Ercy Carvalho - nascida no Rio Grande do Sul, 1931(?) - filha de imigrantes portugueses, cristãos-novos, donos de mercearia no extremo sul do Brasil"
http://blogdoaleitalia.blogspot.pt/2008/01/19-de-janeiro-ficha-genealgica.html
Cumprimentos,
Luís Projecto
Enlace directo:
RE: Elis Regina - Ascendência portuguesa
Elis Regina terá deixado o seguinte apontamento sobre a sua ascendência:
"Meu pai é uma pessoa muito esquisita. Se eu te disser até hoje que eu não sei exatamente quem é meu pai, você vai dizer que é mentira minha. Meu pai tem o cabelo preto, tem bigode, descende de índio, se chama Romeu de Oliveira Costa, o pai se chamava Francisco, a mãe, Idalina, e é o máximo que eu sei dele.
E eu sei que ele gosta muito de mim.
Eu não tenho muitas referências a respeito do meu pai por que ele é uma pessoa que praticamente não fala… Ele entra em casa, lê o jornal… Ele é uma pessoa que infelizmente não participou muito da vida da gente. A minha mãe é mais parecida comigo: minha mãe é alegre, minha mãe é extrovertida, minha mãe é risonha, minha mãe fala palavrão, faz tudo que toda mãe deveria fazer. Minha mãe é dedicadíssima com os filhos, é uma incrível cozinheira, costura muito bem, uma figura realmente incrível, uma mulher muito bonita. Foi uma mulher bonita e hoje em dia é uma senhora com o cabelo branco, uma pele muito clara, é realmente uma mulher muito bonita, e eu acho que deveriam inventar um complexo aí, porque de Electra não dá pé, quer dizer: realmente eu não tenho este. Precisava inventar um complexo de fixação da figura materna, um nome para esse complexo, pelo menos.
Entrevista a Aramis Millarch, final da década de 1970 (os depoimentos sobre a infância são dessas duas entrevistas, para Faro e Aramis):
A família de minha mãe (…) uma família portuguesa, de imigrantes: meu avô era dono de armazém, minha vó fazia exatamente a mesma coisa que minha mãe fazia: tomava conta de filho. (…) Eram onze. Então a balbúrdia era muito grande.(…) Em termos de recheio emocional, de aconchego, as grandes lembranças da minha vida são da casa de meu avô materno. Da bagunça, dele mesmo – que morreu quando eu tinha 10 anos e deixou uma lacuna que nunca mais foi preenchida. (…) Era gente que gostava muito de cantar – tinha hora de arte, aquelas coisas de subir em cima da mesa e todo mundo cantar (…), a presença atuante da Rádio Nacional. E tinha muito fado, muito vira, muito estalar de dedos… aquelas danças lá, das províncias (de Portugal)."
In, http://www.sul21.com.br/jornal/elis-parte-i/
Enlace directo:
Elis Regina - Ascendência portuguesa
Por curiosidade, qual será a origem portuguesa de Elis Regina? Que localidade de Portugal?
Pesquisando pela internet ou alguns livros, sabemos que Elis Regina de Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre em 1945, filha de Ercy De Carvalho Costa (1922-2014).
Os seus avós maternos eram emigrantes portugueses, de nome Gregório e Ana. As perguntas que se fazem são:
- De que zona ou local de Portugal são originários?
- Quando emigraram para o Brasil e para que região? Rio Grande do Sul? Porto Alegre?
- Casaram ainda em Portugal ou já no Brasil?
Sabe-se que Gregório faleceu por volta de 1955 e que teve com a esposa Ana, 11 filhos.
Quem souber mais pormenores ou informações que as coloque aqui, e Quem mora no Brasil, poderá aceder mais facilmente a esses dados.
Enlace directo:
Elis Regina - Ascendência portuguesa
Volto a reiterar o pedido.
Como tem ascendência portuguesa por parte dos avós maternos e como um dos apelidos é Carvalho, será (estou a supor) que poderá ter ligação aos Carvalhos de Basto???
Enlace directo:
Elis Regina - Ascendência portuguesa
Confrade Luis,
Acredito que o ideal seria entrar nos sites dos filhos de Elis,todos musicos,e,a informação seria precisa.Saiba que a filha Maria Rita,ao cantar,lembra muito a mãe.
Estou enviando alguma coisa que encontrei à respeito da nossa "Pimentinha",como era chamada Elis.
A máe,dona Ercy,faleceu em 2014 aos 92 anos.
http://seuhistory.com/hoje-na-historia/morre-cantora-elis-regina
http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/biografia-diz-que-elis-regina-perseguia-cantoras-como-alaide-costa-e-nana-caymmi-de-maneira-implacavel-31817/
http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/03/18/confira-frases-ardidas-que-fizeram-elis-ganhar-o-apelido-de-pimentinha.htm
http://www.tvgazeta.com.br/series/elis/
http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/morre-elis-regina/
Elis:faleceu em 1982
filhos de Elis:
1-João Marcelo Boscolli,pai de Arthur,filho que teve com apresentadora do SBT Eliana
http://gente.ig.com.br/2013-08-04/eliana-sobre-elis-regina-e-uma-heranca-linda-meu-filho-vai-ter-muito-orgulho.html
2-Maria Rita (filha de Cesar Camargo Mariano)
3-Pedro Camargo Mariano(filho de Cesar Camargo Mariano)
Falecimento de Ercy carvalho costa 05/12/2014
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2014/12/morre-mae-de-belis-reginab-aos-92-anos-em-sao-paulo.html
http://www.dgabc.com.br/Noticia/1090288/mae-de-elis-regina-morre-aos-92-anos
Romeu faleceu em dezembro/ 1984
Homenagem a Elis
http://colunas.revistaepoca.globo.com/menteaberta/2011/09/30/mae-de-elis-regina-se-emociona-com-homenagem-para-filha/
http://veja.abril.com.br/idade/estacao/elis_regina/reportagem.html#
http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/joao-marcello-boscoli-ex-de-eliana-gostaria-de-ver-a-vovo-elis-regina-tocar-o-neto-03052014
http://www.terra.com.br/istoegente/05/reportagens/rep_musica.htm
http://www.mensagenscomamor.com/biografia-elis-regina
http://pedromarianoavoz.blogspot.com.br/2014/04/biografia-comentada-e-nao-autorizada.html
https://portalmariarita.wordpress.com/bio/turnes/viva-elis/
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,pedro-mariano-conta-que-descobriu-o-tamanho-de-elis-regina-apos-sua-morte-imp-,822609
http://www.carijinhofm.com.br/default.php?pagina=noticias&id=472
http://www.pitoco.com.br/leiamais_detalhes.php?id=97
bar de dona ercy
http://www1.folha.uol.com.br/revista/rf0208200915.htm
Cachorro-quente preparado por Elzileine Rocha Coelho, proprietários do ex-bar da mãe de Elis Regina
Bw bar e lanches 011 5055 1435 planalto paulista CEP 04065 001
O "hot dog" da mãe de Elis 02/02009
por Sílvio Lancellotti
Durante pouco mais de 13 anos, entre setembro de 1977 e outubro de 1990, uma certa senhora, de nome Ercy Carvalho Costa, cuidou de um bar de esquina, na avenida Ceci, 868, no Planalto Paulista, zona sul. Nada extraordinário numa megalometrópole com "zilhões e zilhões" de estabelecimentos do gênero, não fosse dona Ercy a mãe da superestrela Elis Regina (1945-1982). Naquele setembro, ela e o marido, Romeu, compraram o ponto de um ibérico, Antonio Patiño Abelenda.
Frequentadores antigos ainda se recordam de que Romeu administrava o caixa enquanto a mulher comandava a cozinha e tocava o atendimento do balcão. Uma cozinha simples: dois pratos, um picadinho e o clássico bife com arroz e feijão. Além de vários sanduíches. Mas pratos capazes de produzir muito prazer.
Bravamente se destacava, no cardápio elementar, o cachorro-quente de dona Ercy, com suas salsichas graúdas e ensopadas num molho denso de cebolas e tomates.
Com a morte de Romeu, dona Ercy vendeu o bar a João Batista da Costa, um funcionário da padaria em que adquiria os pães. No trajeto, Batista, piauiense de Campo Maior, e a mulher, Elzileine, maranhense de Axixá, reformaram a esquina várias vezes e ampliaram o menu. Mas não tiraram a preciosidade da relação das iguarias. Quando alguém pede um pedante "hot dog", Elzileine, bem-humorada, replica: "Só temos cachorro-quente".
O casal também descartou o café de bule de dona Ercy. Hoje, o bar ostenta uma máquina moderna e eficiente. E o menu se ampliou, para a alegria da clientela, que pode saborear costela com quiabo, dobradinha, baião de dois com queijo coalho, carneiro ensopado e, nas quartas e nos sábados, uma concorridíssima feijoada.
Se dona Ercy comprava, por dia, duas dúzias de pãezinhos, hoje Batista vence o limite dos 200. E o cachorro-quente que a mãe de Elis introduziu segue impávido e colossal, com as suas salsichas robustas, campeoníssimo nos pedidos. São preparados uns 30, 40 por dia. "Agora, acho que teremos de triplicar o número", brinca Batista.
revista@grupofolha.com.br
http://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com.br/2013/01/elis-regina-quem-ve-estatua-nao-ve.html
sobre estatua de Elis Regina amiga de Elis Mariza ramos amiga infância reportagem de 17012013
ontato
Entre em contato conosco enviando:
- e-mail para: gomesfab@gmail.com
- mensagem através da nossa página no Facebook
- tuitando para @GomesFabio
http://blogdavalce.blogspot.com.br/2012/01/elis-e-sempre-vai-ser-maior-cantora.html
https://www.google.com.br/search?q=%22ercy+carvalho+costa%22&biw=1280&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjn7cyXk93LAhWFjpAKHXwIBEcQsAQIIw&dpr=1#imgrc=Avy98hF_E1i8KM%3A
http://www.terra.com.br/istoegente/218/reportagens/capa_maria_rita_02.htm
Mila
Enlace directo:
Elis Regina - Ascendência portuguesa
Volto a solicitar apoio neste assunto.
Se possível alguém que more no Brasil e possa ajudar a fazer esta pesquisa.
Que encontre o registo de batismo da mãe da Elis Regina (D.Ercy) e alguma eventual informação sobre os avós também, que eram portugueses (de nome Gregório e Ana)
Enlace directo:
Elis Regina - Ascendência portuguesa
Confrade,
Não sei se sua busca é a serviço dos filhos de Elis,caso não seja,ninguem melhor do que a cantora Maria Rita,filha de nossa saudosa Elis.
http://www.maria-rita.com/blog/index.php/contato/
Mila
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 11 ene 2025, 16:39.