São Julião da Costa - Couto de Moure

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Regiões

São Julião da Costa - Couto de Moure

#348181 | 2570 | 12 jul 2014 21:12

Caros confrades
Um dos meus antepassados "JOÃO SOARES DE ARUJO" freguesia de Requião (V.N. Famalicão), é por sua vez descendente de um casal de: São Julião da Costa, couto de Moure (como consta na certidão de casamento-1681).
Peço aso confrades ajuda na localização desta freguesia
Desde já agradecido
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

São Julião da Costa - Couto de Moure

#348186 | AntonioGonçalves | 12 jul 2014 23:15 | In reply to: #348181

Prezado Joaquim Martins


A minha pequena ajuda é esta:

Existe um S. Julião da Lage/Laje, que na referida época pertencia ao couto de Moure, actualmente ambas pertencentes ao concelho de Vila Verde, Braga.

Se mencionar o nome dos pais do referido, tenta-se verificar se é ou não desta dita freguesia.

Melhores cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

São Julião da Costa - Couto de Moure

#348201 | 2570 | 13 jul 2014 10:02 | In reply to: #348181

Caro confrade
Obrigado pelo contributo.
O nome do casal de Moure é: João Soares de Araujo e Justa...........
Obrigado
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

São Julião da Costa - Couto de Moure

#348264 | AntonioGonçalves | 14 jul 2014 19:44 | In reply to: #348181

Prezado Joaquim Martins

Dos poucos elementos que me enviou, penso que pode ser este o casal que procura e que residiu na freguesia de S. Julião da Lage, actualmente do concelho de Vila Verde:


- João, b. ?.10.1649, filho de João Soares e Justa Pereira, lage, P. Martim Francisco, febros e mulher de Bento Martins, tendeiro, Moure, Padre João Santarém Ferreira, abade
[João Soares, lage – f. 25.3.1708]
[Numa IG de 1.9.1699, diz que João Soares, vive duas fazendas, natural de Turiz, vive na Lage ha 40 anos e tem 60 anos de idade]
[Justa Pereira, viúva, lage – f. 18.10.1717]
2) João, b. 13.11.1650, filho de João Soares e sua mulher, lage, P. Mathias, filho de Francisco Gonçalves e Gracia, filha de Bento Gonçalves, lage, Padre Cristóvão Rebelo, cura
3) Maria, b. 7.12.1653, filha de João Soares e Justa Pereira, lage, P. Cristóvão Rebelo, cura e Margarida Gonçalves, igreja, Padre João Santarém Ferreira, abade
[João Velho Barreto, viuvo de Ângela, Moure (casou, em 17.7.1696, com Maria Soares, filha de João Soares, lage)]
4) Bento, b. 20.6.1660, filho de João Soares e Justa Pereira, lage, P. Bento Gonçalves e Maria Pereira, Padre Estevão Cerqueira, cura. Passada certidão seus irmãos assistentes no Brasil, em 3.9.1763
5) Domingas, b. 25.2.1663, mãe Justa Pereira, lage, P. Francisco de Araújo, solteiro, filho de Gonçalo Gil, Turiz e João Tinoco sigano, Padre Estevão Cerqueira, cura
[Joseph de Barros, filho de ‘espaço em branco para os nomes’, S. Marinha de Arcozelo (casou, em 24.5.1691, com Domingas Soares, filha de João Soares e Justa Pereira, desta)]
6) Francisco, b. 10.9.1664, mãe Justa Pereira, lage, P. Francisco Dias, bouços e Domingas Francisca, mulher de Sebastião Dias, Padre Estevão Cerqueira, cura
7) Domingos, b. 5.6.1667, lage, P. Padre António Gonçalves, cura Turiz e Ana Alvares, assento, Padre João Ribeiro, cura
8) Julião, b. 24.10.1668, lage, P. Julião Alvares, sobreiro e Maria, filha de Domingos Ferreira, arrabalde de Braga, Padre António Gonçalves, cura
9) Ana, b. 15.10.1673, lage, P. Domingos Soares, solteiro e Natália Dias, mulher de Sebastião de Arantes, lage, Padre António Gonçalves, cura
[Ana Soares, solteira, filha de João Soares, lage – f. 8.2.1741 – h. cunhada Thereza de Araújo, Braga]

Analise ...

Melhores cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

São Julião da Costa - Couto de Moure

#348268 | 2570 | 14 jul 2014 22:07 | In reply to: #348181

Caro confrade
Obrigado pela ajuda fornecida. Creio que os seus elementos estão correctos pois na certidão de casamento do João, o nome da mãe que eu não conseguia entender, é mesmo pereira (Justa Pereira).
Mais uma vez os meus agradecimentos
Cumprimentos
Joaquim Martins

Respuesta

Enlace directo:

São Julião da Costa - Couto de Moure

#364579 | Márcia Helena Souza | 25 dic 2015 04:59 | In reply to: #348181

Acabei de descobrir que João Soares de Araújo (meu 9º avô paterno) é filho de outro João Soares de Araújo e de sua mulher Justa Pereira.
Encontrei o casamento dos pais (Imagem 13 - http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019754), porém tive a mesma dúvida com relação ao local de origem de João, e por isso acabei chegando nesta página.

Sendo assim, agradeço muito as informações aqui postadas em Jul/2014, pois são muito úteis.

Caso deseje entrar em contato comigo para troca de informações, estou no Facebook com meu nome completo "Márcia Helena Miranda Souza".

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 11:34.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen