Águas em São Tome

This topic is classified in rooms: Famílias

Águas em São Tome

#349790 | hannahareias | 01 sep 2014 14:00

Boa tarde ,
Tenho feito uma longa pesquisa sobre a minha família. E descobri que descende dos Águas , de Tavarede , Figueira da Foz .
Reza a história que meu bisavô Joaquim Laidley Guedes Aguas ,partiu para São Tomé a procura de aventura, e entretanto apaixonou se por uma bela mulata. Enamorados começaram uma família, tiveram 5 rapazes e 1 menina. Nunca casaram. Um desses rapazes Jaime Guedes Águas, meu avô , pai de minha mãe.
Para completar esta historia de família necessito de mais informação sobre a família do meu bisavô que ficou em Portugal .
Ana Aguas Areias

Respuesta

Enlace directo:

Águas em São Tome

#349792 | roz | 01 sep 2014 14:41 | In reply to: #349790

Cara Ana

Acho que tera' interesse em ler o seguinte topico (se 'e que ainda nao o viu) : http://geneall.net/pt/forum/160016/fernando-laidley-aguas-guardado/

Cumprimentos.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

Águas em São Tome

#349944 | hannahareias | 05 sep 2014 14:58 | In reply to: #349792

Muito obrigada
Ainda nao tinha visto e ajudou imenso

Respuesta

Enlace directo:

Raízes figueirenses e tavaredenses dos Águas

#349972 | JFMenéndez | 05 sep 2014 23:29 | In reply to: #349790

Olá Ana, bem vinda ao Geneall.

Ainda somos parentes, pois o meu bisavô Adriano (1866 – 1916) era irmão do teu trisavô Joaquim Alves Fernandes Águas (1876 – 1957), pai do teu bisavô Joaquim Laidley Guedes Águas, ramos de uma frondosa árvore figueirense, cujas raízes se perdem no tempo e no espaço tavaredense de antanho.

Estou precisamente a escrever desde a Figueira da Foz, minha terra de adopção, embora tenha andado muito apartado dela nos últimos anos. Mas cá estou novamente com o meu filho, em férias. Mas mais só que dantes. Imensamente só, sem a minha mulher adorada, nesta mesma terra aonde a conheci há trinta e tal anos.

Mas voltando aos nossos Águas. Para lá do tópico indicado pela Rosário, aonde se cruzam conteúdos da Glória, outra das nossas primas, neta do irmão Carlos do teu bisavô Joaquim, deixo-te o endereço de outros dois tópicos lançados por mim. Um sobre os Águas:

http://geneall.net/pt/forum/154592/familia-aguas-de-tavarede/

e o outro sobre os seus antepassados tavaredenses Silva Miguéis e Ferreira Jácome:

http://geneall.net/pt/forum/157941/silva-migueis-e-ferreira-de-carvalho-tavarede/

Não sei se conseguirás ter acesso a esta outra vista, do álbum genealógico com algumas fotos de família:

http://geneall.net/pt/familia-album/2478/aguas-aguas/

À excepção de uma Catarina da Luz Águas, de um José Joaquim da Costa Águas e de D. Maria Amélia Guerreiro da Costa Águas (pertencentes aos designados Águas do Algarve), todos as outras fotos são de familiares nossos, colocadas por mim no Geneall. A Maria Adriana era a minha mãe, que tal como a minha mulher e o meu filho, aqui foram baptizados na igreja matriz de S. Julião da Figueira da Foz, embora nenhum dos três cá tenha nascido.

Aqui no Geneall só está parte do resultado das minhas pesquisas (e do nosso primo Pedro França, nosso parente pelos Silva Miguéis). Há muito mais gente lá para trás, entrando bem pelos séculos XVIII, XVII e até XVI.

Bem, já me alonguei demasiado e ando com outros trabalhos entre mãos, principalmente a edição do livro de homenagem a minha mulher. A edição especial, com 325 pág. foi lançada no dia 7 de junho passado, dia do colóquio de homenagem que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL lhe prestou. Agora estou a ultimar os conteúdos finais para a edição em formato livro e, pelo meio, tenho outros ensaios histórico-genealógicos para escrever.

Pois é…! Não o disse antes, mas é que sou genealogista e membro de umas tantas academias e associações para onde escrevo os meus ensaios e apresento as minhas comunicações.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Filipe

Respuesta

Enlace directo:

Águas em São Tome

#350098 | hannahareias | 10 sep 2014 16:16 | In reply to: #349790

Muito obrigada , essas informações foram de facto muito úteis .
Mas ainda há algo que falta , o meu bisavô nasceu em que dia e em que freguesia Tavarede ou São juliao?
Esta busca já se prolonga há uns anos, devido a minha curiosidade e gosto por história .
O interesse na origem da minha família despertou na minha adolescência , talvez como tentativa de me encontrar e descobrir quem era e para onde ia , questões de pré adultos que tentam encontrar o seu lugar na sociedade , e mesmo depois de saber um pouco não fiquei satisfeita , mesmo agora já adulta e como uma vida relativamente normal , acho que faz parte de mim esta curiosidade e necessito de saber todos os pormenores e historias caricatas , locais de nascimento e até mesmo personalidades.
Agradeço imenso a sua ajuda e acho bastante interessante descobrir tantos "primos" quando hoje a minha família resume se a basicamente oito pessoas .
Cpts . Ana Aguas Areias

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 04:23.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen