Certidão de Nascimento. Bisavô.

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Pessoas

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351139 | victorchaves | 13 oct 2014 02:37

Senhores, boa noite

Estou em processo de atribuição de cidadania para a minha avó, cujo pai era português e do qual possuo alguns documentos, mas gostaria de mais algumas informações e dados que poderiam me ajudar ou acelerar este processo.

Ademais, fiquei demasiadamente interessado em toda essa questão da genealogia da família e, se tiverem e puderem, gostaria de maiores informações sobre os antecedentes dele.

Os dados que possuo sobre meu bisavô são:
Nome: João de Almeida
Natural de Viseu
Nascido em 26 de Maio de 1910
Filiação Amandio de Almeida e Eva da Conceição

Demonstro antecipadamente minha gratidão pela ajuda que vierem a prestar e gostaria de congratular o trabalho que é feito neste site e pela proposta a que se põe.

Atenciosamente,
Victor Chaves

Respuesta

Enlace directo:

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351142 | MCNN | 13 oct 2014 07:57 | In reply to: #351139

Caro Victor Chaves

Aparentemente o seu bisavô era natural da paróquia de Ucanha, concelho de Tarouca, e terá viajado para o Brasil (Rio de Janeiro) com 18 anos de idade.

Assim sendo, e como os livros de Ucanha de 1910 ainda não estão à guarda do Arquivo Distrital de Viseu, deverá solicitar directamente à Conservatória do Registo Civil de Tarouca que procure o assento de baptismo do seu bisavô.

Já agora, o pai dele era sapateiro e terá também feito diversas viagens até ao Brasil, quer para o Rio de Janeiro quer para Santos.

Se eu entretanto obtiver mais alguma informação eu colocá-la-ei aqui.

Boa sorte

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351152 | victorchaves | 13 oct 2014 11:55 | In reply to: #351139

Caro Mário César Navarro,

Antecipadamente muito lhe agradeço pela presteza e pela ajuda.

Irei seguir seu conselho e procurar a Conservatória indicada.

Em procura a mais alguns documentos, encontrei uma certidão de meu bisavô, de que me parece, de registros criminais que faz referência a Ucanha, mas à comarca de Lamego.

O que acha que pode ter ocorrido àquela época? Uma antiga divisão?

Em relação ao pai dele, acha que posso conseguir maiores informações no mesmo local?

Mais uma vez obrigado,

Victor Chaves

Respuesta

Enlace directo:

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351191 | victorchaves | 14 oct 2014 03:04 | In reply to: #351139

Prezado Mário César,

Peço desculpas em lhe importunar mais uma vez.

Recebi resposta do Portal do Cidadão indicando o Arquivo Distrital de Viseu para tentar conseguir tal documento. Encaminhei, de qualquer forma, um email para lá.

Mas não consegui confirmar email de contato da Conservatória de Tarouca.

Pode me ajudar?

Obrigado desde já.


Victor Chaves

Respuesta

Enlace directo:

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351192 | Ymsantos | 14 oct 2014 04:18 | In reply to: #351139

Victor,

conforme o Mário César havia dito os livros de batismo da freguesia de Ucanha para o ano do seu bisavô ainda não estão no Arquivo Distrital de Viseu. Veja no link abaixo:
http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1064544

Link com as conservatórias:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf?nocache=1410788625.39

Também é possível pedir no Portal do Cidadão - certidões online, no preenchimento do formulário coloque o ano de nascimento 1915 (não aceita com mais de 100 anos) e no campo de observações informe a data correta.

Sidney Moreira

Respuesta

Enlace directo:

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351195 | victorchaves | 14 oct 2014 12:33 | In reply to: #351139

Sidney Moreira,

Fico muito contente e agradecido pela sua resposta e informação em relação à dica no Portal do Cidadão, e, ainda, pelos links postados.

Sem querer lhe causar maiores transtornos, teria alguma dica de como poderia conseguir ver registros do pai do meu bisavô, conforme o Mário César havia feito?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado.

Victor Chaves

Respuesta

Enlace directo:

Certidão de Nascimento. Bisavô.

#351220 | MCNN | 14 oct 2014 22:57 | In reply to: #351139

Boa noite Victor

Respondendo à sua pergunta, se se confirmar que o seu bisavô era de Ucanha, e caso os pais dele também sejam de Ucanha, então esses registos deverão estar à guarda do Arquivo Distrital de Viseu.

Eu quando disse que tinha encontrado referência a pedidos de passaporte do pai do seu bisavô precipitei-me um pouco. O que eu encontrei foi referência a pedidos de passaporte de um Amândio de Almeida que era também natural de Ucanha. Como é um nome igual ao do pai do seu bisavô, e atendendo a que Amândio não é um nome muito comum, são fortes as probabilidades de que se trate da mesma pessoa.

De qualquer forma, quando receber o assento de baptismo de seu bisavô ficaremos a saber se este Amândio é ou não o pai do seu bisavô. Assim, o Amândio de Almeida cujas referências a pedidos de passaporte eu encontrei era filho de um Manuel de Almeida e de uma Francisca de Jesus.

Se esses nomes corresponderem aos avós paternos que constarem no assento de baptismo do seu bisavô, então são a mesma pessoa.

Mas, de qualquer forma, se os pais do seu bisavô forem de Ucanha, então os seus assentos de baptismo estarão nos livros paroquiais de Ucanha que estão no Arquivo Distrital de Viseu.

E poderá, se assim o pretender, continuar a busca dos seus ascendentes.

Cumprimentos

Mário César Navarro



Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 21 sep 2024, 19:07.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen