As capelas privadas podiam ter livro de registos próprio?

This topic is classified in rooms: Arquivos

As capelas privadas podiam ter livro de registos próprio?

#352278 | Paula C.H.Mota Calad | 19 nov 2014 17:15

Boa tarde.
Pesquisando a minha família, deparei-me com um lapso de tempo (cerca de 30 anos) durante o qual não consigo, de forma nenhuma, encontrar os registos dos nascimentos e casamentos que tenho a certeza de terem ocorrido.
Sei que a família não mudou de freguesia e sei que habitava uma herdade no alentejo, que ainda hoje existe e que tem capela. Sempre pensei que quando o padre se deslocava à capela, transportava consigo o livro da paróquia, uma vez que já encontrei registos nesses moldes a respeito de outras pessoas.
Neste caso, tal não acontece pois já procurei e nada. Hoje em dia, a herdade/ capela pertence a outra família.
A minha questão é a seguinte: é possível que a capela tivesse um livro de registos próprio? Em caso afirmativo e caso ainda exista, qual poderá ser a sua localização (arquivo municipal, distrital, ...)?

Respuesta

Enlace directo:

As capelas privadas podiam ter livro de registos próprio?

#352279 | Paula C.H.Mota Calad | 19 nov 2014 17:17 | In reply to: #352278

Agradeço antecipadamente a eventual ajuda.
PFevereiro

Respuesta

Enlace directo:

As capelas privadas podiam ter livro de registos próprio?

#352303 | RCCORREIA | 20 nov 2014 10:03 | In reply to: #352278

Certas cerimónias além da eucaristia (autorizada na sua consagração enquanto espaço sagrado) não podiam ser realizadas nas capelas privadas sem licença especial e no livro da paróquia respectiva era registado o acto. Deve haver também um registo no bispado respectivo da correspondente licença.

Era registado qualquer coisa como "celebrado no oratório particular de fulano com licença especial do ..."

Se havia um livro próprio não sei, mas mesmo supondo que houvesse possivelmente seria pertença da família/capela-oratório e pode nunca estar num lugar público.

RCC

Respuesta

Enlace directo:

As capelas privadas podiam ter livro de registos próprio?

#352337 | A. Luciano | 20 nov 2014 23:19 | In reply to: #352279

Como é evidente, isto são apenas palpites.
SE a casa com capela NÃO se situa numa zona urbana e ...
... SE se situa perto do limite da freguesia, ...
... então sugiro que procure na(s) freguesia(s) mais próxima(s).
Embora sejam casos raros, por vezes os limites das freguesias alteravam-se seguindo os mapas eleitorais (séc. XIX). Também raro mas talvez menos, havia um conflito com o pároco e a família optava por assistir noutra freguesia e, tendo alguma influência - a casa com capela sugere que sim - não seria difícil obter a concordância do bispo.
Outra possibilidade que vejo para a sua investigação depende de ter havido um casamento com algum dos nubentes de outra freguesia. Se nessa outra subsistirem os registos das proclamas - no cartório da Igreja paroquial ou no bispado - é provável que digam em que freguesia se irá consumar o casamento.

Boa sorte.
A. Luciano

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jun 2024, 11:16.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen