Açores/S. Miguel: ramo de Vila Franca do Campo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Pessoas

Açores/S. Miguel: ramo de Vila Franca do Campo

#352456 | pjestrela | 25 nov 2014 16:42

Boa Tarde,

Tenho vindo a desenvolver uma pesquisa sobre as ascendências da minha da minha família. Ora, correspondente a um dos ramos, verifico que parece ter havido um certo esquecimento por parte dos vários genealogistas, pelo menos aqueles que têm vindo a publicar, sobre a ascendência deste meu 4 avô. Falo de João José do Rego que foi pessoa proeminente na Povoação, no seu tempo, e administrador do pequeno vinculo instituído por seu trisavô Manuel de Almeida da Cruz (cujo vinculo se encontra na BPAPLD), que veio a extinguir, contra a vontade de seu filho primogênito, e herdeiro do vinculo, justificando a insignificância dos rendimentos dele decorrentes.
Casou primeira vez com Maria Rosa de Jesus, falecida aos 36 anos (cujos antepassados aparentavam ter estatuto) e segunda vez com D. Ana Rosa de Mendonça, filha do capitão António José Leite e de D. Maria de Melo Mendonça, moradores no Nordeste.
Era filho do alferes Eusébio Francisco Rodrigues de Melo e de, sua segunda esposa, D. Margarida Josefa Jácome Raposo do Rego, filha do Capitão Vicente do Rego Pereira de Mendonça (filho do alferes Manuel do Rego do Amaral e Vasconcelos - vereador em VFC de 1770-1776 – e de Mariana Francisca de Mendonça) e de Josefa Rosa do Amaral e Vasconcelos, filha do capitão Filipe do Amaral e Vasconcelos e de Margarida Jácome Raposo do Rego.
Por sua vez, o alferes Eusébio Francisco de Melo era filho do capitão João Rodrigues de Almeida e de Francisca Pacheco de S. João, do Porto Formoso, cuja ascendência é desenvolvida em Genealogias de S. Miguel e de Santa Maria e nas Genealogias de Carlos Machado. Ora, a minha pesquisa começou precisamente o capitão João Rodrigues de Almeida, pessoa muito e rica, com casa e criados, e com boa posição social, que deduzo pela massiva quantidade de batismos em que é padrinho, assim como o seu filho Eusébio (que aliás dá nome a muitas Crianças). De fato, ele é referido em várias obras, mas nunca a sua ascendência é estabelecida. Note-se ainda que D. Umbelina Vitória Rodrigues de Melo, esposa do capitão Sebastião Borges Neumão da Câmara, era sua filha.
De seguida, passo a expor o nome de seus ascendentes, para na expectativa de que alguém me possa me dar mais informações. Assim, João Rodrigues de Almeida é:

Filho de:
1- Estevão Rodrigues da Costa .
2- Antónia Manuel;

Neto de:
1.1 - Domingos Rodrigues – VFC – alguns dos seus filhos tiveram destinos bem conhecidos, ligando-se a importantes famílias da Povoação, por exemplo: alferes José Rodrigues da Costa que se casou com Rosa Maria Pacheco de Mendonça, filha do morgado Pedro Pacheco de Mendonça (III administrador do vínculo da Lomba do Alcaide); Josefa Soares de Melo que veio a casar com o morgado Francisco Pacheco de Mendonça (Iv administrador do dito vínculo).
1.2- Bárbara da Costa – VFC - note-se que no assento de casamento de Bárbara da Costa com Domingos Rodrigues, é inclusive realçado que foram padrinhos o Capitão António do Amaral e sua esposa D. Catarina e o Capitão António de Medeiros Araújo e sua esposa D. Luzia Quental. Julgo que não era algo de comum em 1700 ter padrinhos, pelo menos não na Povoação - embora haja alguns casos em VFC - muito menos ter 4 padrinhos.
1.3- Manuel de Almeida da Cruz – Povoação;
1.4 – Ana Manuel – Povoação;

Bisneto de:
1.1.1 - Francisco Rodrigues – São Miguel, VFC;
1.1.2 - Maria da Costa – São Miguel, VFC.
1.2.1 - Manuel Jordão - S. Pedro, VFC.
1.2.2 - Isabel da Costa - S. Pedro, VFC.
Trineto de:
1.2.1.1 - Gaspar Jordão – S. Pedro, VFC.
1.2.1.2 - Maria da Rosa - S. Pedro, VFC.
1.2.2.1 - Francisco da Costa – S. Pedro, VFC.
1.2.2.2 - Maria de Fontes - S. Pedro, VFC.

4 neto de:
1.2.1.1.1 - Miguel Pires;
1.2.1.1.2 - Margarida Pires;
1.2.1.2.1 - Pantaleão Nunes;
1.2.1.2.2 - Isabel Manuel;

Exposta todos os dados mais importantes que possuo sobre este ramo, venho por este meio pedir que partilhem informações, naturalmente, quem tenha dados coincidentes e, para que desta forma, possamos trocar impressões e outros dados, relativos a datadas, etc..

Respeitosos cumprimentos,

Paulo J. R. Estrela

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 22:59.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen