Emigração para o Brasil - Pará
This topic is classified in rooms:
Emigração para o Brasil - Pará
Caros confrades,
Tenho um tetravô e um pentavô que emigraram para o Brasil e ambos tinham como destino o Pará, presumo que Belém, tendo em conta os registos dos seus passaportes. São ambos de Sever do Vouga, distrito de Aveiro.
Alguém me sabe dizer como se processaria a viagem? De que porto partiriam para ir para o Pará? onde desembarcariam? Haverá registos de entrada no Pará?
Desde já obrigado pela ajuda.
Paulo Martins
Enlace directo:
Emigração para o Brasil - Pará
Consegui investigar um pouco mais este tema e descobri que houve uma campanha de emigração promovida pelo Governo local, envolvendo emigrantes de Portugal, Espanha e Itália. Estes emigrantes viriam para as explorações de borracha e ficariam instalados na Ilha do Outeiro, mais precisamente na Hospedaria de imigrantes Ilha do Outeiro.
Alguém aqui terá acesso aos registos dessa Hospedaria? E do Porto de Belém?
Enlace directo:
Emigração para o Brasil - Pará
-
... Para análise.
http://geneall.net/pt/forum/166294/meu-tio-avo-consul-de-portugal-em-manaus/#a350344
Saintclair
Enlace directo:
Emigração para o Brasil - Pará
Obrigado, confrade saintclair, pelo link e ajuda.
Ao que consegui apurar há imensos trabalhos de doutoramento em relação à imigração do final do séc. XIX.
Após consulta a um interessante trabalho sobre a Hospedaria:
file:///C:/Users/fosgass/Downloads/[Tralha]/A%20Hospedaria%20de%20Imigrantes%20do%20Outeiro%20em%20Bel%C3%A9m%20do%20Par%C3%A1%20um%20mosaico%20em%20constru%C3%A7%C3%A3o.pdf
Pelas informações recolhidas, deduzo que o meu antepassado "José Maria Fernandes" (nº 20 no sistema Sosa-Stradonitz) não terá passado por lá, uma vez que o passaporte dele foi emitido em 24/09/1887 (Passaporte nº 981, Arquivo Distrital de Aveiro) e o registo de Batismo do seu filho "João Maria Fernandes" (meu bisavô, nº 10 no sistema Sosa-Stradonitz), em 02/02/1888 informa que ele é morador no Brasil à data, o que significa que ele emigrou para o Pará em finais de 1887 e a hospedaria só iniciou funções em 1897, 10 anos depois... logo, voltei à estaca zero em relação a este antepassado.
Tendo em conta que a lei de iniciativa federal para a emigração em massa só surgiu em 1890 - Decreto 528, de 28 de Junho, fico com a sensação que o meu trisavô já teria uma ligação - talvez familiar - a alguém que já teria emigrado para o Pará.
O que é certo é que o seu filho acima indicado (e meu bisavô) também emigrou para o Brasil, presumivelmente nos anos 20 do séc.XX, embora não tenha muita informação sobre ele - o seu destino, passaporte, etc - pelo que deixa antever, talvez, a tal ligação familiar (talvez o pai do meu trisavô tenha também emigrado para o Brasil??)
Ao que parece, existe um fundo no Grêmio Literário e Recreativo Português, de nome "Habilitações Consulares", mas que parece cobrir o período posterior a 1890-1914.
Um dos meus outros Trisavôs - António José Parada (Passaporte 2575, Arquivo Distrital de Aveiro, emitido a 05/05/1895) (nº 18 no sistema Sosa-Stradonitz), também emigrou para o Pará, mas em 1895, pelo que poderá haver registos dele nesse fundo. Talvez um dos confrades possa ajudar?
PCM
Enlace directo:
Emigração para o Brasil - Pará
Paulo,
Seu antepassado talvez não tenha ido diretamente para Belém,já vi casos em que o imigrante descia em salvador,Vitória ,Rio e até mesmo em santos,depois,ia para seu destino.
No passaporte não encontrou nenhuma referência quanto ao porto de destino ou está simplesmente Brasil?
Para saber dos registros,tente falar com Biblioteca Publica Arthur Viana ou Arquivo Publico do Pará,há tambem o Centro de memoria da Amazonia (www.ufpa.br/cma).
Mila
Enlace directo:
Emigração para o Brasil - Pará
O destino, aquando da emissão do passaporte, em ambos os casos, menciona "Pará" e "Brasil".
Obrigado pelas dicas.
Enlace directo:
Emigração para o Brasil - Pará
Paulo,
O Livro Habilitações Consulares de Portugueses é do acervo do Gremio Literário Recreativo Portugues ,em
Belém/Pará,o endereço é este:
http://www.gremioportugues.com.br/contato
ou
secretaria@gremioportugues.com.br ( Srta Ana Melo)
Encontrei um trabalho da mestranda Andreia,não tenho certeza ,mas,ela parece ser da Universidade Federal do Pará (ufpa),é um trabalho sobre a imigração no Pará.Li e,gostei.
Anndrea Caroliny da Costa Tavares http://abep.info/files/trabalhos/trabalho_completo/TC-4-9-445-462.pdf
A MORTE COMO TESTEMUNHO: IMIGRAÇÃO PORTUGUESA
NOS INVENTÁRIOS POST MORTEM (BELÉM, 1850-1920)
Mila
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 22 ene 2025, 10:36.