Viscondes de Sacavém | Informações |

This topic is classified in rooms:

Viscondes de Sacavém | Informações |

#354192 | Pedro SP | 28 ene 2015 00:19

Carissimos confrades,

Gostaria imenso de recolher informações sobre o 2º visconde de Sacavém e sua mulher D. Matilde. Sei que entre 1897 e 1900, o visconde José Sacavém mandou construir um palácio romântico tardio na Rua do Sacramento à Lapa.

Uma tia trisavó minha era dama de companhia da viscondessa D. Matilde, viveu com eles entre 1890 e 1896, sei que na Lapa mas não sei onde seria a anterior casa da família. Alguém me consegue ajudara entender melhor a história desta família?

Alguém sabe se tinham relações familiares ou de amizade com os condes de Fornos de Algodres?

Muito obrigado desde já,

Pedro

Respuesta

Enlace directo:

Viscondes de Sacavém | Informações |

#354204 | RCCORREIA | 28 ene 2015 12:28 | In reply to: #354192

Caro Pedro

Dos 3 Viscondes nenhum se chamava José. Será filho do 3º?

O 2º foi Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo Leitão e Carvalhosa (achará informação sobre este na Wikipedia e outros sites)

"
n: 18 de Novembro de 1791.
f: 17 de Janeiro de 1855.

Senhor de Pontével, Ereira e Lapa, alcaide-mor de Santarém, Golegã e Almeirim; senhor do morgado de Vaqueiros, oficial-mor da Casa Real, guarda-roupa de D. Maria I, comendador das ordens de S. Tiago e da Torre e Espada e grã-cruz da de Cristo; grã-cruz da de Carlos III, de Espanha, oficial do Cruzeiro do Brasil; ministro de Estado, guarda-mor da Torre do Tombo, sócio das Academias Reais das Ciências do Lisboa e de Berlim; do Instituto de França, das Sociedades de Geografia de Berlim, Franqueforte, Londres, Paris, e S. Petersburgo; do instituto Histórico e Geográfico do Brasil, etc.

N. em Lisboa a 18 de Novembro de 1791, fal. em Paris a 17 de Janeiro de 1855. Era filho do 1.º visconde do mesmo título, e da sua primeira mulher." in http://www.arqnet.pt/dicionario/santarem2v.html

Cumpts,
RCC

Respuesta

Enlace directo:

Viscondes de Sacavém | Informações |

#354214 | RCCORREIA | 28 ene 2015 18:25 | In reply to: #354204

Queiram pf. ignorar a minha mensagem anterior (confundi Santarém com Sacavém)
RCC

Respuesta

Enlace directo:

Viscondes de Sacavém | Informações |

#354215 | RCCORREIA | 28 ene 2015 18:28 | In reply to: #354214

A questão refere-se antes a José Joaquim Pinto da Silva cf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Joaquim_Pinto_da_Silva_Sacav%C3%A9m

RCC

Respuesta

Enlace directo:

Viscondes de Sacavém | Informações |

#354219 | Pedro SP | 28 ene 2015 21:04 | In reply to: #354215

Carissimos confrades,

Obrigado pelas vossas respostas. Já tinha visto essa informação de wikipédia, mas infelizmente não consegui até agora saber mais nada.

Se alguém tiver contacto com a família, que me possa ajudar a ligar algumas peças diga sff.

Muito obrigado,

Pedro

Respuesta

Enlace directo:

Viscondes de Sacavém | Informações |

#354220 | Benas | 28 ene 2015 21:49 | In reply to: #354192

A casa dos viscondes de Sacavém na R. do Sacramento à Lapa.

Um pouco à frente do prédio onde funciona/va o ISLA

O gosto é, no mínimo, duvidoso, mas, tendo em atenção que o Visconde era ceramista, pelo menos resulta a explicação para tão ornada fachada :-)

http://mariomarzagaoalfacinha.blogspot.pt/2012/11/a-casa-do-visconde-ceramista.html

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 jun 2024, 10:28.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen