Encontrei os seguintes assentos de óbito, referentes a pai e filho oriundos de Almaceda (Castelo Branco) e que vieram a falecer em Ciudad Rodrigo, Espanha. O pai é meu antepassado directo:
"Aos vinte e oito de Janeiro [de 1706] fis meio officio por alma de Hyacintho Gonçalves deste lugar que faleceo em Cidade Rodrigo no Reyno de Espanha e por verdade fis este que apsigney fia era ut supra.
O P.e Cura M.el Vaz" - (ADL, M1, 46f de Registos Paroquiais de Almaceda).
"Aos seis de Fevereiro da era de mil e septe centos e septe fis meyo officio pella alma de Amaro filho de Hyacintho Gonçalves ja defunto e de sua molher Maria Gonçalves deste lugar soldado pago que falesceo no Reyno de Espanha e por verdade fis este que apsigney dia era ut supra.
O P.e Cura Manoel Vaz" - (ADL, M1, 50f de Registos Paroquiais de Almaceda).
1º) Que razões históricas ocorreram neste período para haverem portugueses em Ciudad Rodrigo? O que significava na altura ser-se "soldado pago"?
2º) Gostaria de obter os registos de óbito pelo menos de Hyacintho (= Jacinto), nos paroquiais de Ciudad Rodrigo. Sei que estão no Family Search online, mas ainda não encontrei qualquer deles. Se porventura alguém se deparar com os mesmo por favor queira fazer o favor de mos indicar.
Óbito de portugueses em Ciudad Rodrigo entre 1705 e 1707
#354337 |
jpm2353 |
01 feb 2015 22:42 | In reply to: #354309
Caro confrade,
As razões prendem-se com a Guerra da Sucessão Espanhola, que levou à tomada de Madrid em 1706 pelo exército português.
Ser-se soldado pago, significava isso mesmo, receber um pagamento pelo desempenho militar.