Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354622 | rxavierflima | 11 feb 2015 11:53

Muito boa tarde,


Venho até vós numa tentativa de saber um pouco mais sobre a minha bisavó materna.
Eis os dados que tenho sobre ela:

- Nome: Maria José Pereira;

- Casou no Registo Civil de Moselos, Santa Maria da Feira em 28/11/1926 com Avelino Ferreira Tapadas, de quem teve 3 filhas, entre as quais, a minha avó.

- segundo esta minha avó, também já falecida, foi colocada na Roda (desconheço qual) e tinha raízes para os lados de Freixo de Espada à Cinta. Também não sei como é que ela poderia saber tal facto. Parece-me bastante esquisito que alguém colocado numa Roda em Trás-os-Montes seja recebido por uma ama ou família de acolhimento em Santa Maria da Feira. Parece-me mais razoável que ela tenha vindo da Roda do Porto. Até porque costumavam chamar-lhe "Maria do Porto".

- Viveu como costureira em Argoncilhe, Santa Maria da Feira, de onde a minha avó, a minha mãe e eu somos naturais.

- No seu túmulo está inscrita a data de nascimento 04/04/1894. Já pesquisei nos registos de baptismo da altura da paróquia de Argoncilhe e, como seria de esperar, não encontrei nada.


Ora, estando bloqueado nestes dados, pedia a algum de vós, mais experiente em genealogia e, em particular, em casos de crianças expostas na Roda, que me desse umas luzes sobre qual a direcção a tomar. Basicamente: o que acham que devo fazer para descobrir, pelo menos, de onde era a minha bisavó.


Com os melhores cumprimentos,

Xavier Lima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354623 | DSS | 11 feb 2015 13:28 | In reply to: #354622

Caro Xavier Lima,

Tem consigo os registos de casamento e óbito da sua bisavó? Por regra, nesses registos consta a informação de que o acto (casamento ou óbito) foi averbado no registo de nascimento/baptismo da pessoa em questão. Pode ser um começo.

Tanto quanto sei, existiu "Roda" na Feira, pois já encontrei registos de expostos na referida "Roda".

Com os melhores cumprimentos,
DS

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354641 | rxavierflima | 12 feb 2015 08:03 | In reply to: #354623

Caro(a) DS,

Infelizmente não tenho os registos de casamento e óbito da minha bisavó. Contudo, encontrei o registo de baptismo do meu bisavô, seu marido. Nesse documento estão averbados o casamento de ambos e o falecimento da minha bisavó.

O problema é que, tendo o casamento sido em 1926, não há registos paroquiais. Será possível obter uma certidão do casamento no registo civil que contenha informações básicas acerca dos casados como a naturalidade e nome dos pais?

Com os melhores cumprimentos,

Xavier Lima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354643 | RCCORREIA | 12 feb 2015 09:13 | In reply to: #354641

Caro Xavier

Tente a conservatória do registo civil que terá o registo do casamento. Peça uma fotocópia simples.

Não tem garantia alguma que a sua ascendente tenha lá referência aos pais (sendo exposta podem vir como desconhecidos) mas deverá ter o local e eventualmente data de nascimento.

RCC

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda

#354654 | saintclair | 12 feb 2015 11:39 | In reply to: #354643


Caro Xavier;
Por vezes acontecia que os enjeitados eram levados para bem longe do local de nascimento,
[por vários motivos].Com a sua bisavó por ter acontecido o mesmo.
Envio um link para sua análise.
http://geneall.net/pt/forum/164399/informacoes-sobre-anna-clementina-e-maria-clementina-tocha-cntanhede/#a328833
http://www.portugalio.com/conservatoria-do-registo-civil-de-santa-maria-da-feira/
Boa sorte
Saintclair

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354657 | rxavierflima | 12 feb 2015 12:06 | In reply to: #354643

Caro RCC,

Para dizer a verdade, é só essa informação que procuro: a terra de origem da minha bisavó. Tendo sido exposta, muito dificilmente alguma vez se terá sabido quem eram os seus pais. O registo do casamento foi feito no registo civil de Mozelos que actualmente não existe. Presumo que se encontre no de Santa maria da Feira.
Actualmente não vivo em Portugal, pelo que não me poderei lá deslocar. Pelo que sei é possível pedir uma certidão online mas é necessário os nomes dos pais da pessoa. Ora, se há coisa que não sei é o nome dos pais de uma bisavó que foi exposta... eheheh

Com os melhores cumprimentos,

Xavier Lima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354667 | PAIVAMANSO | 12 feb 2015 16:37 | In reply to: #354657

Caro Xavier Lima
Há poucos minutos, tive acesso a alguns dados que constam no registo de casamento da sua Avó Maria José Pereira com António Ferreira Tapado, em 28-11-1926.
O problema é que constam os nomes dos pais do noivo, que são António Ferreira Tapado e Margarida Alves Ribeiro, mas da noiva o pouco que consta, não bate certo com a notícia de que a sua bisavó teria sido exposta na roda. Seria filha de pai incógnito ? Vou tentar pesquisar nos livros de batismos da freguesia em que a sua bisavó terá nascido e ou sido batizada, partido do princípio de que, como você disse, na pedra tumular da campa dela, consta que nasceu em 04-04-1894.
Daqui a umas horas, se saberá, se esses livros estão online, ou não.
Cumprimentos
Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda

#354673 | saintclair | 12 feb 2015 19:21 | In reply to: #354667

-
https://tombo.pt/f/vfr01
https://tombo.pt/content/links-paroquiais
Saintclair

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354702 | rxavierflima | 13 feb 2015 08:06 | In reply to: #354667

Caro PAIVAMANSO,

Confirmo serem esses os nomes dos pais do meu bisavó. Quanto à minha Maria José Pereira, minha bisavó, só tenho as lembranças do pouco que a minha avó disse sobre a mãe: que tinha sido posta na Roda de uma terra de longe, referindo Freixo de espada à Cinta. Não sei se esta informação é correcta ou não. Parece-me plausível que fosse simplesmente filha de pai incognito, como diz.
Quanto à data de nascimento que se encontra no túmulo dela, há uma parte da família que diz que essa data não pode estar correcta pois acham que a senhora faleceu com sessenta e alguns anos e não com setenta e alguns anos. Pessoalmente, acharia bizarro haver um erro de 10 anos na data de nascimento. Enfim... muita informação contraditória. Assim é difícil.
Se me permite, como teve acesso ao registo de casamento?

Com os melhores cumprimentos e agradecendo-lhe o auxílio,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354703 | rxavierflima | 13 feb 2015 08:11 | In reply to: #354673

Obrigado saintclair mas já conheço os registos paroquiais do tombo.pt. É, aliás, a partir dos que vão estando disponíveis que estou a construir a minha genealogia.

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354704 | MCNN | 13 feb 2015 08:21 | In reply to: #354703

Cato Xavier Lima

Sabe por acaso a data de nascimento de Avelino Ferreira Tapadas ? E sabe onde é que ele nasceu ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354705 | rxavierflima | 13 feb 2015 09:36 | In reply to: #354704

Caro Mário,

Avelino Ferreira Tapadas nasceu em Argoncilhe (Santa Maria da Feira) a 10/04/1902 e foi baptizado a 13/04/1902 na mesma freguesia.

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354710 | PAIVAMANSO | 13 feb 2015 12:12 | In reply to: #354702

Caro Xavier Lima
Se é só a naturalidade da sua bisavó o que pretende saber, saiba que a sua avó estava certa. No casamento da sua bisavó, consta que ela era natural de Freixo de Espada á Cinta. Tive acesso a estes dados porque telefonei para a Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira. O casamento de Maria José Pereira com Avelino Ferreira Tapado em 28-11-1926 é o registo nº 270 do ano 1926 da Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira.Tentei entrar nos livros de batismos de Freixo de Espada á Cinta, tendo em conta que ela terá nascido em 04-04-1894 mas não consegui. Pedi ajuda ao meu grande amigo Jorge Resende, que me confirmou que esse livro ainda não está disponível á consulta online. Telefonei para o Arquivo Distrital de Bragança e vou pedir esse assento de batismo por email, na esperança de o encontrarem numa das 6 freguesias. Percebo pouco de investigação genealógica, mas reafirmo que não excluo a hipótese da sua bisavó ser filha de pai incógnito, porque no registo civil do casamento consta o nome da mãe dela, igual ao dela, Maria José Pereira. Das duas uma; Ou a sua bisavó foi exposta na roda e mais tarde teve conhecimento do nome da mãe dela, ou então era filha de pai incógnito e nesse caso, talvez mais tarde, o pai dela tenha assumido a paternidade e haja algum documento arquivado algures que comprove isso. Atenção que isto sou eu a pensar em voz alta e saiba que já tenho pouca saúde, memória, cabeça fria e discernimento. Espero receber o mais tardar na segunda feira a fotocópia do casamento da sua bisavó, para termos acessos a todos os dados que lá estão. Se for possível localizar no Arquivo Distrital de Bragança o batismo dela, talvez receba esse batismo daqui a 8 dias. É claro que a data do nascimento pode estar errada, mas não podemos ignorar essa pista inscrita no tumulo dela. Cumprimentos Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354712 | PAIVAMANSO | 13 feb 2015 12:54 | In reply to: #354710

Caro Xavier Lima
Esqueci-me de lhe pedir a data do falecimento da sua bisavó, que deve estar inscrita no túmulo dela.
Temos de ver se lá diz o nome da mãe e ou do pai e a idade com que faleceu.
Também poderá vir a ser útil as datas de nascimento das 3 filhas dela, inclusive da sua avó.
Nos registos dos nascimentos das filhas, poderá estar, (quem sabe?) o nome do avô materno.
Já pedi a fotocópia do casamento e espero que lá conste a data do falecimento e outros dados.
Tenho receio de estar a dizer asneiras. Sinto que já não tenho pedalada para isto.
Cumprimentos
Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354713 | rxavierflima | 13 feb 2015 13:26 | In reply to: #354710

Caro Jorge Santos,

Estou deveras impressionado! Confesso que gostava de saber o que é que o move a ajudar-me tão diligentemente. Parece-me que, ao contrário do que diz, tem toda a pedalada para isto :) Deu-me várias informações que não tinha e, por isso, estou-lhe muito grato.
A minha bisavó faleceu a 05/10/1968 em Argoncilhe. Em relação às filhas, a única data de nascimento que sei é a da minha avó: 14/07/1935.
Não querendo abusar da sua bondade, pedia-lhe um favor: quando tiver em sua posse a fotocopia do casamento, ser-lhe-ia possível digitaliza-la ou fotografa-la enviar-me por e-mail? Gostava de anexar esse documento à minha árvore.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354719 | PAIVAMANSO | 13 feb 2015 17:45 | In reply to: #354713

Caro Xavier Lima Não sei porquê, apeteceu-me tentar ajudar na sua pesquisa, talvez porque percebi que bastaria fazer um telefonema e já obteria alguns resultados positivos para lhe oferecer. Decidi adiar o email de pedido do assento de batismo da sua bisavó, pelas seguintes razões: Quando telefonei para a Conservatória de Santa Maria da Feira, não procurei tudo o que queria, (para não abusar) porque essas informações geralmente não são dadas por telefone. Tivemos sorte por a funcionária que me atendeu ser muito simpática, ter ido procurar o livro e dar -me os dados que lhe transmiti. Decidi aguardar pelo assento do casamento. Se necessário irei pedir o assento do óbito da sua bisavó e quem sabe o do nascimento da sua avó, á procura de alguns dos dados que nos faltam. Convém termos mais certezas nos dados sobre o Nascimento da sua bisavó. Neste momento sabemos que Maria José Pereira terá nascido numa das 6 freguesias de Freixo de Espada á Cinta, Distrito de Bragança, talvez em 04-04-1894 e seria filha de outra com o mesmo nome, sendo por enquanto por nós desconhecido, o nome do pai dela. Apenas com estes dados o mais certo é o Arquivo Distrital de Bragança exigir que a pesquisa seja paga, mas pior do que isso, havendo a suspeita que a data do nascimento esteja errada em cerca de 10 anos, creio ser preferível fazermos o nosso trabalho de casa mais profundo, na esperança de completarmos ou confirmarmos os dados que julgamos conhecer. Melhor dizendo, Se ao pedirmos o assento de batismo, soubermos qual a freguesia e tivermos mais certezas no ano do nascimento dela, isso permitirá uma muito menor perda de tempo de quem no Arquivo irá fazer o favor de procurar no livro de batismos do ano em causa. Imagine que pedíamos hoje com os poucos dados que temos. Caso não aparecesse o batismo na primeira pesquisa, na segunda vez que pedíssemos, provavelmente as pessoas não nos fariam nova pesquisa, tão incerta e demorada e muito menos gratuita. Já agora, informe o nome da sua avó, nascida a 14-07-1935 em Argoncilhe, Santa Maria da Feira. Sugiro que aguarde por segunda-feira. Claro que lhe enviarei por mail a digitalização do assento do casamento da sua bisavó. Sempre que ajudo alguém,nunca guardo esse tipo de documentos só para mim. Cumprimentos Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354725 | rxavierflima | 13 feb 2015 22:32 | In reply to: #354719

Caro Jorge Santos,

Também me parece mais acertado esperar pelas informações que estão no registo do casamento. Até porque, se lá estiver o nome da freguesia e o ano de nascimento correcto, terei todos os dados necessários para prosseguir a minha pesquisa em tombo.pt. Já fui verificar e, em relação às freguesias de Freixo de Espada à Cinta, a maior parte dos anos ainda não estão disponiveis. Mas é uma questão de tempo. Para já, fico muito satisfeito se souber o nome e freguesia da mãe da minha bisavó.
O nome da minha avó nascida a 14/07/1935 é Maria Armanda Ferreira Tapada. Estranhamente ou não, as três irmãs têm apelidos diferentes. A minha avó herdou apenas os apelidos do pai, a mais velha, só o da mãe e a do meio, um de cada.

Com os melhores cumprimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354734 | PAIVAMANSO | 14 feb 2015 01:08 | In reply to: #354725

Caro Xavier Lima
“ Esqueci-me de lhe pedir a data do falecimento da sua bisavó, que deve estar inscrita no túmulo dela. Temos de ver se lá diz o nome da mãe e ou do pai e a idade com que faleceu.” Peço desculpa, porque quando lhe escrevi isso há duas mensagens atrás, esqueci-me de dizer que era no assento do óbito, que esperava encontrar alguns desses dados. Também quero dizer que não quis armar-me em Chico esperto quando disse; “apeteceu-me tentar ajudar na sua pesquisa, talvez porque percebi que bastaria fazer um telefonema e já obteria alguns resultados positivos para lhe oferecer.” Esta última frase parece arrogância da minha parte ou até uma falta de educação para com todos os confrades que estão a ajudar neste seu tópico. Esclareço que não era essa a minha intenção e que além de os respeitar a todos, sei que são muito mais competentes do que eu. Apenas tenho uma vantagem em relação a eles: Já não estou preso a um horário de trabalho. Aposentado, tenho tempo de sobra para telefonar e fazer mails para as Conservatórias dos Registos Civis e os Arquivos Distritais, sempre que me apetece. Espero enviar-lhe o assento do casamento da sua bisavó na segunda feira. Cumprimentos Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda

#354740 | rfmc | 14 feb 2015 15:32 | In reply to: #354734


Caro Confrade;
A bisavó do Confrade Xavier faleceu em
05/10/1968 em Argoncilhe, conforme consta
na mensagª nº #354713.
Cumprimentos
Rfmc

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354751 | PAIVAMANSO | 14 feb 2015 22:30 | In reply to: #354740

Caro Confrade RFMC Agradeço a sua chamada de atenção. A minha falta de memória é frequente e embaraçante. Vim ajudar neste tópico para matar saudades, mas é evidente que já me falta a tal pedalada. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354755 | MCNN | 15 feb 2015 00:02 | In reply to: #354751

Caro amigo Jorge Santos

Suas intervenções nada têm de embaraçante, bem pelo contrário.

E acredite que tem muito mais pedalada que muitos de nós.

É um prazer enorme vê-lo de volta.

Bem haja

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354767 | PAIVAMANSO | 15 feb 2015 16:11 | In reply to: #354755

Caro amigo Mário Navarro Ainda ontem fiz mais um texto para colocar neste tópico a dar conta da sua presença e da admiração que tenho pelo senhor, que é um dos confrades que mais aprecio, por tantas e tão valiosas ajudas que já deu a tanta gente e a mim, aqui no fórum e também por email. Tal como nos dias anteriores, apaguei essas palavras, com receio de parecer presunçoso da minha parte. Essa sua muito generosa afirmação; “E acredite que tem muito mais pedalada que muitos de nós.” Vinda de alguém muito mais competente do que eu, é claramente uma mentira de amigo. Mas quando o senhor diz “É um prazer enorme vê-lo de volta.” Aí sim, sei que é 100% verdade, pois conheço o seu espírito de amizade e solidariedade. Ao receber o seu “Bem haja” sinto que isso não é só para mim, mas para todas as pessoas que se ajudam umas ás outras, cada uma á sua maneira, neste excelente fórum do Geneall, que nos permite semear amizade, tolerância e humildade, para todos colhermos muita paz e sorrisos. Agora que já sou sexagenário, ainda dou mais valor a tudo isso. Receba um grande abraço de agradecimento, deste seu humilde amigo, que muito lhe deve. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354785 | rxavierflima | 16 feb 2015 08:00 | In reply to: #354751

Caro Jorge Santos,

Não tinha por que haver chamada de atenção. O confrade rfmc não reparou nas suas aspas. O senhor estava somente a citar-se a si próprio e não a perguntar de novo pela data de falecimento.
Reitero o que disse há umas mensagens atrás e o que o confrade Mário Navarro confirmou: o senhor tem toda a pedalada e mais alguma para isto. Quem dera a todos que cá vêm pedir auxílio tivessem alguém a responder-lhes com a experiência e boa vontade do amigo Jorge. Continue assim.

Melhores cumprimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354806 | PAIVAMANSO | 16 feb 2015 20:27 | In reply to: #354785

Caro Xavier Lima É verdade que eu estava a citar-me a mim próprio e não a perguntar de novo, mas não é menos verdade que continuava á espera da sua resposta. Pois é, tinha-me mesmo esquecido da informação contida na sua mensagem nº 354713 apesar de a ter lido e relido no dia anterior. Por isso o alerta do nosso Confrade RFMC foi justificado e útil. Também só hoje reparei, que na minha primeira mensagem errei ao escrever “ Há poucos minutos tive acesso a alguns dados que constam no registo de casamento da sua Avó…” Quando deveria ter escrito, Bisavó. A velhice e falta de saúde não perdoam, mas o que mais interessa é avançar e ver o resultado final. Decidi maximizar a minha tentativa de ajuda e já tenho comigo o assento do Casamento da sua Bisavó, mais o Óbito Dela e o Nascimento da filha Dela, a sua Avó. Só mais logo poderei começar a ler os três assentos e talvez só amanhã lhe diga se lá vem algo que nos possa ajudar, ou não, nesta sua investigação, mas cuidado! Não tenha expetativas demasiado altas, pois o mais provável é não haver dados muito reveladores nestes documentos. Aguarde mais umas horas. Cumprimentos Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354859 | rxavierflima | 18 feb 2015 14:50 | In reply to: #354806

Caro Jorge,

A única expectativa que tenho é que em pelo menos um desses registos apareça o nome e a naturalidade da mãe da minha bisavó. Se for o caso, muito bem, se não for, paciência. Em qualquer um dos casos, agradeço muito a sua ajuda e empenho!

Com os melhores cumprimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda

#354860 | rfmc | 18 feb 2015 16:34 | In reply to: #354859

Caro Jorge Santos;
É sempre um prazer saber que está novamente
connosco.
Para recordar velhos tempos, deixo este video.
http://www.youtube.com/watch?v=mGbxJc4GiTs
Cumprimentos
Rfmc

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354862 | PAIVAMANSO | 18 feb 2015 17:33 | In reply to: #354859

Caro Xavier Lima Só hoje lhe dou mais notícias, porque ontem, tentei obter o assento do Nascimento da sua Bisavó, mas tal não recebi respostas. Hoje tentei de novo, tive de fazer mais uns telefonemas, mas afinal esse assento já não está na Conservatória, mas sim no Arquivo Distrital. Isso exige mais burocracia e mais tempo, pelo que só no final da próxima semana receberei esse documento. Com base nas fotocopias dos três assentos em meu poder, afirmo que a sua Bisavó era Filha de Pai incógnito e por isso surge a possibilidade de procurar a prova, da eventual posterior assunção de paternidade. Acresce que mais uma vez, a sua Avó tinha razão, ao dizer que a mãe Dela era chamada por Maria do Porto. Também os seus familiares estavam certos, quando disseram, que a data do Nascimento inscrita na pedra tumular da sua Bisavó, está errada em cerca de 10 anos. Estou á espera da resposta do Cepese, para poder copiar a imagem do registo do Passaporte que o seu Bisavô materno, Avelino Ferreira Tapadas, tirou em 1928 para ir tentar fazer fortuna no Brasil. Nesse documento deve estar a fotografia dele. Graças aos dados disponibilizados online pelo Cepese, sabemos que Ele tinha 26 anos, era pintor de profissão, e ia para o Rio de Janeiro. Informe o seu endereço de email, para eu lhe poder enviar as digitalizações dos assentos de Nascimento, Casamento e Óbito, mais o registo do Passaporte, com foto, que também espero ter acesso na próxima semana. Detetei agora mesmo, outro erro meu, pois na minha mensagem nº 354710 afirmei que a sua Bisavó era natural de Freixo de Espada Á Cinta. Asneira. Na realidade, comprovado pelos assentos acima referidos, a sua Bisavó é Natural do Porto e a Mãe Dela que também se chamava Maria José Pereira é Natural de Freixo de Espada á Cinta. Quando cometi esse erro, ainda não tinha os documentos em meu poder. Isso dá resposta positiva ás suas expetativas. Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354863 | rxavierflima | 18 feb 2015 21:32 | In reply to: #354862

Caríssimo Jorge,

A sua investigação, que agradeço mais uma vez, já nos permite encaixar o elemento Porto na história. O que é muito bom. Falta saber se a parte da Roda entra também na história ou não. Talvez tenha sido a mãe da minha bisavó e não ela própria a ter sido colocada na Roda de Freixo. Ou talvez não tenha havido Roda nenhuma e seja uma confusão com o facto de ser filha de pai incógnito. Já se sabe como é... quem conta um conto, acrescenta um ponto.
Em relação ao meu bisavô, Avelino Ferreira Tapadas, já tenho em minha posse o registo do seu passaporte para o Brasil, que pedi há umas semanas ao Cepese. Pode encontrá-lo aqui: http://goo.gl/Ef7R0X Depois de emigrar em 1928, voltou a Portugal alguns anos mais tarde, altura em que engravidou a minha bisavó da minha avó. Regressou pouco tempo depois ao Brasil para não mais voltar. Ao que consta voltou a casar com outra mulher por lá.
O meu e-mail é o seguinte: rxavierflima[@]gmail[.]com (sem os parêntesis, claro)

Com os melhores cumprimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354880 | PAIVAMANSO | 19 feb 2015 20:47 | In reply to: #354860

Cara/Caro RFMC, procurei o seu nome em várias mensagens suas, mas nada feito. Vejo que tem preferido o anonimato. Faço-lhe um desafio amigável, as suas mensagens merecem ser assinadas. Agradeço as suas simpáticas palavras, mas entrei no tópico do Xavier Lima só para poder vir matar saudades. Esse tópico da Foto antiga foi uma maratona que a Ana Simões liderou com sucesso. Cumprimentos Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354886 | PAIVAMANSO | 20 feb 2015 09:28 | In reply to: #354863

Caro Xavier Lima Já encontrámos as respostas certas de algumas perguntas que o Senhor desejava descobrir, mas obter o nome do Pai da sua Bisavó é que talvez venha a revelar-se impossível. Sabemos os vários tipos de relação que, com mais ou menos frequência, estavam na base destes casos de filhos de Pai incógnito. Repare que a sua Bisavó quando casou, sabia assinar o nome e naquele tempo não era vulgar uma menina ir á escola a menos que os pais tivessem algumas posses. Posso estar errado, mas acredito que o Pai incógnito, talvez um homem rico, tenha protegido á distância a sua filha ilegítima. Isso explicaria a ideia de que a sua Bisavó seria exposta da roda, para evitar a especulação de quem seria o Pai, caso constasse que era filha de pai incógnito. Não sei se percebe o que estou a explicar e se concorda, com esta minha linha de pensamento. Por outras palavras: Não creio nada na hipótese de ter havido “Confusão” involuntária entre a noção de exposta da roda ou filha de Pai incógnito, que são coisas completamente diferentes. Acredito que estamos perante um caso de encobrimento tácito (que resultou durante anos) de um Pai que não assumindo a Paternidade em público, tenha assumido e ajudado em privado. Por favor não me leve a mal, por ter o desplante de me pôr aqui a especular e a sonhar alto. Espero chegar-mos aos nomes dos pais desta sua Trisavò nascida em Freixo de Espada á Cinta. Foi por isso que pedi o assento de Nascimento da Filha Dela, a sua Bisavó Nascida no Porto. Ontem foi dado mais um passo, para que esse assento de Nascimento chegue às nossas mãos. Prevejo que na quarta-feira já esteja em meu poder. Na sexta-feira enviarei para o Senhor , por email, as digitalizações dos quatro assentos e darei esta tentativa de ajuda por terminada. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354887 | PAIVAMANSO | 20 feb 2015 09:51 | In reply to: #354886

Caro Xavier Lima Esqueci-me de chamar a sua atenção para o facto de que estes 4 assentos que estamos a falar, pertencem ao Registo Civil, pelo que talvez valha a pena ir depois pesquisar nos Assentos Paroquiais, á procura de alguma informação útil que nos possa estar a escapar. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354896 | rxavierflima | 20 feb 2015 20:06 | In reply to: #354886

Caro Jorge,

Claro que não levo a mal. Passado tanto tempo, só podemos mesmo especular e encontrar a hipótese mais provável. Está então completamente posta de parte a hipótese da Roda? Não seria possível uma conjugação das duas coisas: ser filha de pai incógnito e ter sido posta na Roda? A sua mãe poderia te-la deixado Roda e mais tarde ido buscá-la, não identificando o pai. A sua alfabetização poderia ter sido feita também nessa instituição. Ou estou enganado? Confesso que não conheço os procedimentos da altura. No entanto, se não há qualquer referência à Roda nos assentos que o Jorge teve a amabilidade de pedir, concordo com a sua linha de pensamento do encobrimento. Assim que me enviar as digitalizações, começarei a pesquisar nos assentos paroquiais que estiverem disponíveis em tombo.pt.

Ainda com menos uma centena de pessoas identificadas, é já o terceiro ascendente filho de pai incógnito com que me deparo. Gostava que me desse a sua opinião sobre outro caso. Trata-se de um indivíduo chamado Joaquim dos Santos Pedrosa cuja mãe se chama Joaquina dos Santos Pedrosa e o pai é dado como incógnito. No seu assento de baptismo diz que o seu padrinho é um padre: Agostinho Alves Tavares Pedrosa. Ora, os pais desta Joaquina não têm o apelido Pedrosa. Talvez com a sua experiência me consiga dar uma explicação para que uma mulher seja baptizada com o apelido de um padre e depois o faça padrinho do seu filho.

Com os melhores cumprimentos a agradecendo a sua preciosa ajuda,

XavierLima


ps: Por favor não me trate por senhor, o Senhor está no céu :)

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#354956 | PAIVAMANSO | 22 feb 2015 16:47 | In reply to: #354896

Caro Xavier Lima. Nem sequer me tinha ocorrido a hipótese da sua Bisavó poder ter sido entregue na roda e mais tarde ser procurada e criada pela mãe, como filha de Pai incógnito. Nos assentos de Casamento e do Óbito desta sua Bisavó, não há referência alguma á Roda dos Expostos mas está escrito que era Filha de Pai incógnito e por isso creio que no assento de Nascimento deverá constar o mesmo. Vamos aguardar uns dias e logo se verá. Relembro que estamos perante Assentos do Registo Civil e sugiro que se procurem os Assentos Paroquiais, especialmente o Assento de Batismo, desta sua Bisavó, para sabermos se consta como Exposta ou Filha Natural. Após ler essa sua hipótese da conjugação “ser filha de pai incógnito e ter sido posta na Roda” fiquei a pensar……. Será possível ter sido Batisada como Exposta em Freixo de Espada á Cinta e depois para esconder esse facto no Registo Civil do Porto, ser declarada como Filha de Pai incógnito? Esta minha pergunta pode ser uma tremenda asneira, mas quem não sabe é como quem não vê e eu não passo de um curioso com vontade de ajudar e aprender. Não sou muito experiente nem muito competente. Não sou, nem quero fingir que sou. Prefiro parecer o que sou; Simples, humilde, pouco informado e pouco culto mas livre e desamarrado da cultura oficial que ao longo da vida, desde criança até hoje, se esforçaram por me inculcar, desde os livros da escola primária e da catequese, até aos livros de história que não param de ser publicados cheios de mentiras e omissões. Voltando ao nosso assunto; Só vou enviar-lhe as digitalizações dos assentos do Registo Civil na próxima sexta-feira, para que o Xavier possa estudar todos os dados em conjunto, mas confesso que, antes disso, gostaria de tentar encontrar o Assento do Batismo, para “completar” parte do puzzle e desvendar o mistério.
Quanto ao seu pedido de explicação baseado na minha suposta experiência, diria: Embora os Pais de Joaquina não tivessem nos nomes o apelido Pedrosa, Ela recebeu esse apelido por parte do Padrinho ou Madrinha de Batismo. Quanto ao Padre, pode ter tido como Padrinho ou Madrinha de Batismo o mesmo ou mesma Pedrosa. Era usual um ricaço da terra, ser Padrinho de Batismo de várias crianças porque os Pais queriam que os seus Filhos tivessem Padrinhos ricos e influentes. Outra hipótese; Esse Padre seria Irmão de Joaquina. Outra hipótese ainda; Dependendo das idades, esse Padre em vez de ser Irmão, seria Tio Dela e Padrinho de Batismo tanto Dela, como do Filho Dela. Ainda outra hipótese; Apesar de terem apelidos iguais, o Padre e Joaquina não eram aparentados, mas Ele tinha sido o Pai incógnito do Filho Dela e deu a cara apenas na qualidade de Padrinho. Caro Xavier, não se deixe iludir pelas minhas imaginações, o mais certo é tudo isso estar errado. A solução é só uma: pesquisar nos Livros Paroquiais e fazer um estudo bem pensado e melhor executado, nas Freguesias e datas certas.
Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#355074 | PAIVAMANSO | 27 feb 2015 10:57 | In reply to: #354956

Caro Xavier Lima não recebi mais respostas suas, mas aqui vai a minha mensagem final.
Chegou ontem o assento de Batismo da sua Bisavó Maria José Pereira, que prova que Ela não foi exposta na roda. É Filha de Pai incógnito, nasceu a 04 de Abril de 1904 e foi Batizada 13 dias depois, no dia dezassete. Consta só como Maria José mas nos averbamentos está o Casamento com Avelino Ferreira Tapada em 28-11-1926. Importante: Filha ilegítima de Pai incógnito e de Maria José Pereira, solteira, serviçal, Natural da Vila e Concelho de Freixo de Espada á Cinta….. NETA MATERNA de ANTÓNIO PEREIRA e de MARIANA ROSA….. Agora o Xavier Lima pode ir procurar o Batismo da Mãe Dela, ou seja, da sua Trisavó Maria José Pereira, Filha de António Pereira e de Mariana Rosa, que terá Nascido e sido Batizada na Freguesia e Concelho de Freixo de Espada á Cinta, não sabemos em que ano, porque os documentos não indicam, mas não é difícil fazer as contas e encontrar as datas extremas prováveis. Também poderá ir procurar o Casamento dos seus Quartos Avós, António Pereira com Mariana Rosa, talvez em Freixo de Espada á Cinta. Só não o vou ajudar mais nessas pesquisas por falta de saúde e por cansaço. Quando puder, diga se recebeu os 4 assentos (3 do registo civil e um paroquial) que espero enviar ainda hoje, para o seu endereço de email.
Resumo de uma parte da Árvore de Costados da sua Avó, Maria Armanda Ferreira Tapada, Filha de Avelino Ferreira Tapada e de Maria José Pereira.
Avelino Ferreira Tapada era Filho de António Ferreira Tapada e de Margarida Alves Ribeiro
Maria José Pereira (sua Bisavó, que casou com Avelino Ferreira Tapada) era Filha de Pai incógnito e de Maria José Pereira. A sua Bisavó tinha o nome igual ao da Mãe dela.
A sua Trisavó, Maria José Pereira, era Natural da Freguesia e Concelho de Freixo de Espada á Cinta e Filha de António Pereira e de Mariana Rosa
Resumo muito incompleto dos 4 assentos. Apenas os dados que eu mais procurava;
Nascimento de Maria Armanda Ferreira Tapada em 16 Julho de 1935 no lugar de Serzedelo, Freguesia de Argoncilhe, concelho de Santa Maria da Feira; “Filha de Avelino….. e de Maria José Pereira, doméstica, casada, 31 anos de idade, Natural da Freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, Neta Materna de Avô incógnito e de Maria José Pereira.
Casamento de Avelino Ferreira Tapada com Maria José Pereira , em 28 de Novembro de 1926, na Freguesia de Mozelos, concelho de Santa Maria da Feira. Ele Filho de António Ferreira Tapado e de Margarida Alves Ribeiro e Ela, a Noiva, Maria José Pereira, Natural da Freguesia de Cedofeita, da Cidade do Porto, Filha ilegítima de Pai incógnito e de Maria José Pereira, já falecida, que era Natural da Freguesia e concelho de Freixo de Espada á Cinta.
Óbito da sua Bisavó, Maria José Pereira , em 05 Outubro de 1968. “ IDADE 64 ANOS, Natural da Freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, ultima residência habitual no lugar de Serzedelo, Freguesia de Argoncilhe, concelho da Feira, casada com Avelino…. Filha de Pai incógnito e de Maria José Pereira, já falecida, Natural da Freguesia e concelho de Freixo de Espada á Cinta. Averbamento; Registo de Casamento 270 do ano 1926 desta consevatória….. e Registo de NASCIMENTO 257 do Ano 1904 da 2ª Conservatória do Porto.
Pedi o Registo de Nascimento nº 257 á 2ª Conservatória do Porto que respondeu já estar esse documento no Arquivo Distrital do Porto e agora já em meu/nosso poder diz o seguinte; “Aos 17 de Abril de 1904, nesta Igreja Paroquial de S. Martinho de Cedofeita, da Cidade do Porto, Batizei solenemente ……” a quem dei o nome de Maria José, que Nasceu Nesta Freguesia no dia 4 (quatro, do mesmo mês e ano)……Filha ilegítima de Pai incógnito e de Maria José Pereira, solteira, Natural da Freguesia e concelho de Freixo de Espada á Cinta Neta Materna de António Pereira e de Mariana Rosa…” e nos averbamentos está o Casamento com Avelino….
Repito, os documentos não referem nem indiciam a idade da sua Trisavó, pelo que lhe resta fazer contas, baseadas no Nascimento da sua Bisavó, perceber as datas extremas prováveis e mergulhar apaixonadamente nos Livros Paroquiais, encontrar o Batismo Dela, o Casamento dos Pais Dela e por aí a cima, até que os Livros permitam.
Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#355093 | rxavierflima | 27 feb 2015 13:48 | In reply to: #355074

Caro Jorge Santos,

Não lhe respondi à sua última mensagem por esquecimento. Tenho andado entretido a explorar outro ramo da família, do lado do meu pai.
As informações que me dá não deixam dúvidas alguma, bate tudo certo!
Acha então que durante a infância da minha bisavó no Porto, ela foi protegida economicamente pelo pai incógnito? É certo que isso explicaria o facto de saber escrever. Se fosse numa qualquer província, eu concordaria consigo. Mas, tendo em conta a realidade numa cidade como o Porto, estou mais inclinado para pensar que o pai poderia ser qualquer homem (não obrigatoriamente rico) e que a sua mãe a colocou num orfanato ou qualquer coisa do género depois do baptismo. O que explicaria a confusão com a Roda.
Enfim, são pormenores que na realidade não interessam muito. Graças a si, tenho todos os dados para continuar a investigar o ramo materno da minha bisavó. Estou-lhe muito grato por isso espero algum dia poder retribuir o favor.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#355112 | PAIVAMANSO | 27 feb 2015 19:16 | In reply to: #355093

Caro Xavier Lima Estou com um problema qualquer no multi-funções, que me impossibilita de fazer as digitalizações dos assentos que lhe quero enviar. Terá que aguardar um dia ou dois.. Quanto aquela minha ideia que talvez a sua Bisavó tenha sido protegida economicamente pelo Pai incógnito, eu estava a escrever agora para o Xavier esquecer essas minhas fantasiosas especulações que nada valem, mas prefiro acrescentar duas curiosidades; A sua Bisavó (Filha de Pai incógnito) não só sabia escrever como deixou bens e repare bem, no nome completo desse Henrique que foi testemunha no registo de Nascimento da Filha Dela, a sua Avó Maria Armanda Ferreira Tapada. Entre na base de dados do Geneall ou na Wikipédia e pesquise pelo nome completo desse Henrique. Tenha atenção á Naturalidade, data de Nascimento e Profissão do Pai Dele. Releia o assento de Nascimento da sua Avó. Faça as contas á idade de Henrique, baseado na data de Nascimento de António, o Pai Dele. Evidentemente isto não prova nada, é pura especulação, mas até agora ainda nada encontrei que inviabilize a ideia de que talvez o Pai incógnito protegesse a Filha e até a Neta. Faça o favor de não divulgar os apelidos destes nomes aqui no fórum. Não é minha intenção levantar qualquer suspeita seja sobre quem for. Apenas verifiquei que a minha ideia pode não ser totalmente descabida, embora não seja apropriada para divulgar em público, expondo os nomes completos. Tal como o Xavier disse, estes pormenores ou especulações, não interessam muito, a menos que mais tarde apareça eventual confirmação de alguma parte destas minhas respeitosas, não maldosas, imaginações.
Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#355141 | rxavierflima | 28 feb 2015 15:36 | In reply to: #355112

Caro Jorge,

Agora deixou-me curioso em relação a esse tal Henrique... Farei o que me diz assim que puder enviar-me as digitalizações. Repito: assim que puder. Não há pressa!

Com os melhores cumprimentos,

XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#355228 | PAIVAMANSO | 02 mar 2015 21:40 | In reply to: #355141

Caro Xavier Lima
Já lhe enviei as digitalizações dos 4 assentos. Três do registo civil e um paroquial, mais uma página manuscrita com uma parte da árvore de costados da sua Avó, Maria Armanda Ferreira Tapada.
Quando puder, diga se recebeu tudo em boas condições. Cumprimentos. Jorge Santos

Respuesta

Enlace directo:

Bisavó exposta na Roda (mas qual?)

#355296 | rxavierflima | 04 mar 2015 07:36 | In reply to: #355228

Caro Jorge Santos,


Recebi o seu mail com as digitalizações em perfeitas condições.

Agradecendo uma vez mais a sua preciosa ajuda, despeço-me com os melhores cumprimentos


XavierLima

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 jun 2024, 11:50.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen