Famílias do concelho Torre de Moncorvo

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#356816 | DAlmeida | 16 abr 2015 20:48

Peço ajuda para avançar nas pesquisas familiares.
Precisava saber a data de casamento anterior a 1944, de

. Manuel Joaquim Pinto, natural de Felgueiras - filho de Adriano Augusto Pinto e de Maria Beatriz
. Cristóvão.
com
.
. Júlia da Ressurreição Jorge , natural de Maçores - filha de João José Jorge e de Maria Florinda de
. Andrade
Desde já agradeço a quem me possa informar
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#356843 | AntonioGonçalves | 17 abr 2015 16:10 | In reply to: #356816

Prezada Dina de Almeida

A minha opinião é que esta informação é de foro pessoal! Isto é:

Tem que saber em que concelho casou o Manoel com a Julia.

Depois no registo civil desse concelho pedir um certidão de casamento de teor informativo.

Outra situação:

Não sabe em que concelho se casaram. Muito bem:

Pedir uma certidão de nascimento de algum dos seus filhos, se os há. Possivelmente, numa das margens do referido assento, terá imensa informação, entre ela a data e local do casamento.

Haverá outras vias, mas explore de momento estas duas, se já as usou, não ligue ao que aqui descrevi.

Melhor cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#357873 | ALDEANO | 22 may 2015 23:25 | In reply to: #356816

Cara Srª. D. Dina Almeida,
Estou a entrar neste tópico apenas para contactá-la sobre a famíla Fonseca Mimoso de Linhares da Beira.
Vi que tempos se interessou por essa família à qual, pelo que entendi, também pertence.
O meu caso é semelhante pois sou descendente directo de António da Fonseca Mimoso (tabelião em Linhares em 1792), de seu filho Caetano, de seu neto Francisco da Fonseca Mimoso e de sua bisneta Rita de Jesus
Como fiz um levantamento razoavelmente exaustivo sobre esta família, gostaria de poder trocar algumas impressões sobre esse tema, se houver interesse da sua parte.
Melhores cumprimentos.
Gabriel José Horta Mimoso

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#357884 | ALDEANO | 23 may 2015 15:21 | In reply to: #356816

Cara Srª. D. Dina Almeida,
Estou a entrar neste tópico apenas para contactá-la sobre a famíla Fonseca Mimoso de Linhares da Beira.
Vi que tempos se interessou por essa família à qual, pelo que entendi, também pertence.
O meu caso é semelhante pois sou descendente directo de António da Fonseca Mimoso (tabelião em Linhares em 1792), de seu filho Caetano, de seu neto Francisco da Fonseca Mimoso e de sua bisneta Rita de Jesus
Como fiz um levantamento razoavelmente exaustivo sobre esta família, gostaria de poder trocar algumas impressões sobre esse tema, se houver interesse da sua parte.
Melhores cumprimentos.
Gabriel José Horta Mimoso

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#357936 | DAlmeida | 25 may 2015 02:21 | In reply to: #356843

Caro Confrade António Gonçalves
O seu parecer é muito correcto; todavia, já anteriormente e tenho mesmo ainda em andamento , pesquisas com ajuda dosRegistos Centrais, que não conduziram a resultados.
Por consulta na net a passaportes de emigrantes, aparece uma pista que hoje me levou a contactar um/a participante no Forum de origem brasileira.

O meu pedido anterior, teria justamente a ver com ajuda de algum Confrade da região, com possibilidade de consultar directamente o Registo em Torre e Moncorvo , como por vezes acontece.
Agradeço e fico disponível para ajuda. Os meus cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358081 | DAlmeida | 29 may 2015 00:26 | In reply to: #356816

Senhor Gabriel Mimoso
Estou disponível para analisarmos a informação em conjunto, aqui no Forum - e também com outros confrades interessados. Diga então o que pretende.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358224 | DAlmeida | 02 jun 2015 18:25 | In reply to: #356816

2

Senhor Gabriel Mimoso
Estou disponível para analisarmos a informação em conjunto, aqui no Forum - e também com outros confrades interessados. Diga então o que pretende.
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358375 | ALDEANO | 06 jun 2015 20:03 | In reply to: #358224

Srª. D. Dina Almeida,
As minhas desculpas por só agora responder mas estive ausente no estrangeiro.
A minha intenção era confirmar algumas das conclusões a que cheguei uma vez que me pareceu documentada em relação a António da Fonseca Mimoso e Caetana Maria da Silva e Oliveira (meus 5ºs Avós).
Assim, António da Fonseca Mimoso nasceu em Linhares em 16.02-1750, filho de Cosme (José) da Fonseca Mimoso nascido em Moimenta da Serra e Praxedes Mimoso da Guerra, de Linhares (primos direitos).
Caetana Maria era filha do Prior de Linhares o Padre Francisco de Silva e Oliveira e Antónia Josefa da Costa Frois.
Por sua vez Cosme da Fonseca Mimoso era filho de Maria da Fonseca Mimoso, de Linhares e Pedro Craveiro Mendes este de Moimenta (Casamento em Linhares em 06.05.1706 - Mistos 2_m0237).
Maria da Fonseca Mimoso era filha de Manuel Cardoso da Guerra e Maria Afonseca de Siqueira (também chamada Maria Afonseca Mimosa) esta n.14.07.1653 (Mistos 1_m0255) e F.01.02.1731 (Mistos 2_m0375), em Linhares.
Esta Maria da Afonseca de Siqueira era filha de António da Fonseca (juiz dos órfãos em Linhares) e Mécia de Siqueira e, portanto, irmã de António da Fonseca (Mimoso) que casou em 08.06.1671 (Mistos 1_m0377) com Isabel Mimosa.
António da Fonseca era filho de Lourenço da Fonseca e Leonor de Siqueira conforme a escritura de doação e constituição de Capela constante dos Autos de Justificação de Nobreza de António José da Fonseca Mimoso de 1774, de que tenho cópia.
Aqui chegado, as minhas dúvidas residem em saber quem serão os pais de Lourenço da Fonseca.
Serão Catarina Furtada (filha de Manuel Mimoso e Maria Furtada que casaram em 03.08.1586 Mistos 1_m0097) e outro Lourenço da Fonseca ? Catarina Furtada casou com o dito Lourenço em 28.05.1617 (Mistos 1_m0169).
Tem alguma informação sobre este assunto ?
Eu fiz uma árvore em Excel bastante completa com todos estes interveniente e bastantes mais que incluem os Mimosos que foram para a Covilhã e os que ficaram em Linhares (ainda lá estive há poucas semanas e encontrei muitos primos afastados).
Se realmente este tema lhe desperta interesse e dispõe de informações adicionais ou retificativas sobre o mesmo, muito agradecia o seu contacto. Se lhe for útil a árvore acima referida, poderei enviar-lha se me indicar um endereço de e-mail para o efeito.
Melhores cumprimentos
Gabriel Mimoso

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358773 | ALDEANO | 22 jun 2015 13:35 | In reply to: #358224

Srª. D. Dina Almeida,
Verifiquei ontem que em tempos a Senhora tinha procurado neste forum elementos sobre os pais e avós do Padre Francisco da Silva e Oliveira (meu 6º avô). Provavelmente, já os terá obtido mas deixo-lhe os que, por agora, possuo:
Pais: João da Silva (sapateiro) e Maria de Oliveira, moradores na Rua da Fonte da Cárcova (actual dos Capelistas), Freguesia de S. João do Souto, Braga.
Neto paterno de: Baltazar da Silva (sapateiro) e Isabel da Silva, moradores na mesma rua acima (já defuntos em 1724, data da inquirição de genere);
Neto materno de: Domingos Barroso (sombreireiro) e Maria de Oliveira, moradores no Campo de Nossa Senhora a Branca, freguesia de São Vitor, Braga (já defuntos em 1724).

Quanto ao meu pedido sobre os Fonseca Mimoso tem alguma informação ?
Melhores cumprimentos.
Gabriel mimoso

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358788 | ALDEANO | 22 jun 2015 18:25 | In reply to: #358224

Srª. D. Dina Almeida,
Por lapso não referi na minha comunicação anterior que o Padre Francisco da Silva de Oliveira foi baptizado em Braga, freguesia da Sé, em 27-06-1699 (Registos de Baptismo da Sé - página 88).
Não é referida no assento a data do nascimento.
Melhores cumprimentos.
Gabriel Mimoso

Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358931 | DAlmeida | 27 jun 2015 12:19 | In reply to: #356816

Caro Sr.Gabriel Mimoso
.
> As minhas desculpas pela demora em responder-lhe.
> Entre outras razões, o facto de a minha pesquisa sobre "Mimoso" ter sido feita há alguns anos e estou a rever, quando há tempo disponível, os elementos recolhidos . Irei então colocar as minhas notas aqui, em mensagens , mas queria indicar algumas referências.
.
> 1 - Eu sou aqui apenas familiar , tenho relação directa com os Mimoso - fiz os registos para alguns dos meus netos porque para mim é uma ocupação interessante - trato esta árvore como se fosse minha.
> 2 - Como pode verificar, já consta aqui no Genea uma Árvore de Costados de um ramo idêntico. -
.......Assim , tentarei fazer a equivalência entre os elementos a citar nas mensagens e os dessa árvore.
> 3 - Se o elemento comum é Francisco da Fonseca Mimoso ao seu terceiro Avô, então o Confrade
....... Gabriel Mimoso, situa-se na geração dos meus filhos.
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
.
Têm sido enriquecedoras as intervenções de outros Confrades, em especial de Eduardo Osório e Carlos Machado.
- Cito alguns Tópicos em que se tratou dos Mimoso:
Origem dos Mimosos de Linhares - Ascendentes de Celorico da Beira - Antepassados de Muxagata ,Fornos de Algodres e arredores - Josefa da Cruz Botelha + Padre Francisco da Silva Oliveira - Ajuda na leitura de um assento.
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
.Agradeço também as informações que enviou sobre o Padre Francisco S.Oliveira.
Em tempo, consultei as Inquirições de Genere e os assentos paroquiais.
- Estamos de acordo, excepto (talvez por engano na cópia da sua mensagem), em que Angela é o nome da mãe do Padre Angela, como vem no assento.
- João da Silva e Angela de Oliveira, casaram em S.Vitor, Braga, em 5/9/1696 – Img.196 tombo. Mas ele era já viúvo de Eugenia Lopes e morador no Lugar Maximinos de S.Tiago da Sé.
Tenho ainda os batismos de irmãos do Padre Francisco da Silva e Oliveira:
........... S.João do Souto, Braga – 3/2/ 1706 - Bat. de Verissimo ,– filho de João da Silva sapateiro e sua mulher Angela de Oliveira, moradores na Fonte da Carcova e nasceu em o 1º do dito mês de Fevereiro era ut… foram Padrinhos Manoel Ferreira Pinto morad. da Rua do Souto e Pen…. … da Silva solteiro, filho de Domingos Gonçalves da Silva do mesmo lugar…
.......... S.João do Souto, Braga – 10/5/ 1702 – Img. 232 - Bat. de Gastão – Padrinho: Domingos Pinheiro, sapateiro, da mesma rua e Izabel da Roza, mulher de João da Roza, da rua dos Sapateiros.
.
Não sei quem seja o autor da Árvore de Costados exitente no Forum; seria interessante acrescentar os elementos de que dispomos sobre Mimoso.
. Os meus cumprimentos
Dina Almeida








Respuesta

Enlace directo:

Famílias do concelho Torre de Moncorvo

#358984 | DAlmeida | 29 jun 2015 03:16 | In reply to: #356816

Caro Confrade, em seguimento das mensagens que estão neste TÓPICO - Famílias do concelho Torre de Moncorvo,
Pareceu-me melhor colocar o tema proposto no Tópico Fonseca Mimoso, em que já vinha sendo tratada a nossa Família Mimoso . Assim, ali apresento o que tinha em dossier´, esperando que esteja compreensível, sobre
.………………………… MARROCA na Família Mimoso das Beiras
Os meus cumprimentos
Dina Almeida

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 09:12.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen