Ajuda na leitura de um assento de óbito
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias
Caros confrades,
Tenho algumas dificuldades na leitura do seguinte assento de óbito de Maria Cardoza, que faleceu em Argoncilhe (imagem 151, página da direita, último assento)
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/Controls/vault/?id=DISSEMINATION/B8D041C96B344FCD80E4E57CDA7F2754&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg
Obrigado de avanço,
Jonas de Azevedo Lencastre
Enlace directo:
Caro Jonas, o que consigo ler é o seguinte:
Aos dezassete dias do mês de Abril do ano de mil setecentos e cinquenta, faleceu da vida presente, Maria Cardosa, viúva de Manuel Pereira o Cego, das Vendas do Grijó, desta freguesia de São Martinho de Argoncilhe; na ocasião de seu falecimento, foi confessada e sacramental (?), recebeu sacro viatico (?) e também a santa unção. Esta defunta tinha de idade para cima de setenta anos, não fez testamento, foi amortalhada em lençol e foi sepultada dentro da Igreja de São Martinho de Argoncilhe, onde era freguesa. Era de bastante estatura e não muito branca; sua filha Maria, solteira, faz por sua alma três ofícios, cada um com seis padres, com acompanhamento à sepultura. (..)
Cumprimentos,
CL
Enlace directo:
Caro confrade,
Muitíssimo obrigado pela sua leitura ; ajudou-me muito.
Eu leio "dezoito" e não "dezessete" por causa do pontinho a cima da palavra numeral.
A leitura correta é "confessada sacramental[mente]", o sufixo adverbial tendo sido omisso.
Mais uma vez obrigado,
Jonas
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 14:48.