Profissão do séc. XIX?

This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas

Profissão do séc. XIX?

#358927 | hldrcst548 | 27 jun 2015 00:35

Colegas,
No assento de baptismo de um antepassado meu, datada de 1892, de São Pedro de Rates-Póvoa de Varzim, encontrei o seguinte:

"(..) Jozé, que nasceu nesta freguezia (...) dia dez do mez de Setembro do anno mil oitocentos
noventa e dois filho legitimo de Jozé da Silva Carvalho, múzico, natural d'esta, e de Roza Maria da Silva, costureira (...)"

Tendo em conta a época deste assento (1892-séc. xix) e o local (Rates, uma pequena vila em Póvoa de Varzim), o que era em concreto a profissão "múzico"? Tinha o mesmo sentido que atribuímos hoje?

Obrigado desde já,
Helder

Respuesta

Enlace directo:

Profissão do séc. XIX?

#358944 | AntonioGonçalves | 27 jun 2015 18:35 | In reply to: #358927

Prezado Helder

No meu entender, não há duvidas, exercia as funções de músico, em que condições são sei, poderia ser profissional ou amador, só vendo outra documentação que melhor possa descrever em que moldes exercia.

Como exemplo e pegando em casos mais antigos, demonstro o quanto já era importante a classe de músicos, bem como o seu estatuto social: aí vão quatro 'casos' demonstrativos, numa abordagem breve -

- Antonio da Costa, cidadão, escrivão dante Vigario, fregues de Santiago da Cividade – f. 14.8.1624 – enterrado no mosteiro dos Remedios, teve 10 musicos
- Manoel Esteves, meu amigo, grande musico e tangedor dos orgãos – f. 8.2.1628 – enterrado no mosteiro de Salvador - Padre Gaspar de Araujo, abade
- Isabel, b. 15.5.1594, filha de Pedro Gomes, mestre de charamelas e Catherina Donis, rua de S. Marcos, P. Sebastião Dalfaro, secretario do Snor Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus e mulher do licenciado Pedro de Barros, Isabel Aranha, Padre Gaspar de Araujo, abade
- Luzia, b. 17.12.1601, filha de Tome Veloso, violeiro e Marta Andre, rua do anjo, P. Pedro Gomes, mestre de charamelas ‘instrumento musical, flauta delgada’ e Pedro Fernandes, natural Dume, Padre Gaspar de Araujo, abade

Melhores cumprimentos e bom fim de semana


Respuesta

Enlace directo:

Profissão do séc. XIX?

#358981 | hldrcst548 | 29 jun 2015 01:54 | In reply to: #358944

Muito obrigado pela sua resposta.
Helder

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 12:08.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen