Nascidos em Viseu

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Nascidos em Viseu

#360551 | Diego Rodrigues | 18 ago 2015 16:46

Caros,

busco informações sobre Maria dos Prazeres Rodrigues, nascida em 7 Abril 1920, Arminda de Jesus Diogo, nascida em 15 Julho 1928 e José Rodrigues Diogo, nascido em 06 Janeiro de 1931, todos nascidos em Viseu.
Todos são filhos de António Rodrigues e Ana Diogo.
Pretendo obter informações mais precisas sobre Ana Diogo através do registro de algum dos seus filhos.
Caso alguém possua alguma informação, por gentileza, peço sua ajuda.

Desde já, muito obrigado.

Cumprimentos,
Diego Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360552 | Diego Rodrigues | 18 ago 2015 16:52 | In reply to: #360551

Aproveitando, possuo uma dúvida quando à obtenção de nacionalidade.

Meu bisavô ficou viúvo em Portugal e casou-se novamente no Brasil.
Sou originário desse segundo casamento, realizado com minha bisavó Eulália Rodrigues.
Preciso dos dados e documentos da primeira esposa, de quem ele ficou viúvo em Portugal, ou somente os de minha bisavó, do casamento realizado no Brasil?

Obrigado.

Cumprimentos,
Diego Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360671 | Diego Rodrigues | 22 ago 2015 05:13 | In reply to: #360551

Boa noite, caros amigos.

Por gentileza, alguma ajuda?

Desde já, obrigado.

Abraços.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360673 | mila1001 | 22 ago 2015 12:25 | In reply to: #360551

Diego,
Vi que já iniciou carios tópicos em poucos dias,porem,o essencial seria reunir todas informações num só.

Aqui estão os cartões de imigração dos filhos de Antonio Rodrigues e Ana Diego,que residiam em S.Gonçalo/RJ.
Poderá solicitar o processo de registro do imigrante ao Arquivo Nacional,através de e-mail para ;
consultas@arquivonacional.gov.br
Em poucos dias receberá resposta,e,se localizarem os processos,enviarão GRU para pagamento.O serviço constitui na fotocópia de todos documentos que constam no processo,poderá saber onde cada um nasceu,ou,quem sabe até copia de passaporte,pois,forneciam todos os dados para emissão da carteira de estrangeiro.Para cada pessoa forneça todas as informações do cartao:nascimento,filiação,até mesmo o numero que constar na ficha.

No cartão consta Arminha e não Arminda!!!!!!
Arminha de Jesus Diogo e naoo Arminda ,residência rua pio Borges,474 em São Goncalo
Cartão de imigração RJ

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KC6B-PDT

cartão de Jose Rodrigues Diogo
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:KC6B-PDZ
cartão de Maria dos prazeres Rodrigues
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:K69V-65Y

https://familysearch.org/search/collection/results?count=20&query=%2Bfather_givenname%3Aantonio~%20%2Bfather_surname%3Arodrigues~%20%2Bmother_givenname%3Aana~%20%2Bmother_surname%3Adiogo~&collection_id=1932363



Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360679 | Diego Rodrigues | 22 ago 2015 15:48 | In reply to: #360673

Olá, Mila.

Você tem toda razão.
Concentrarei tudo nesse tópico, apenas.
Obrigado pela instrução de como obter mais informações a partir dos cartões.
Eu já tinha localizado esses cartões, foram os primeiros, posteriormente, a certidão de batismo de meu bisavô António.

Com relação a Arminda, segundo informações da família, houve erro de digitação, inclusive no nome da mãe, que não é Ana Diego, mas sim, Ana Diogo.

Sobre o processo de nacionalidade, sabe informar se preciso dos documentos da Ana Diogo, e o porque?
Pergunto isso, pois sou originário do casamento posterior, realizado no Brasil com Eulália Rodrigues.
Imaginei que precisaria apenas dos documentos da Eulália Rodrigues.

Obrigado.

Diego Rodrigues

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360682 | mila1001 | 22 ago 2015 17:06 | In reply to: #360551

Diego,

Caso peça os documentos do cartão de Arminda,lembre-se de que ela está como Arminha,informe Arminha ou Arminda,ok?

O documento de Antonio é o batismo?Quando e onde foi?Não há nada averbado como o casamento e a dissolução por morte da esposa?

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360683 | Diego Rodrigues | 22 ago 2015 17:29 | In reply to: #360551

Certo, Mila.
Tomarei cuidado com essa observação.

O documento do Antonio é esse:

http://cloud.archeevo.com/viewer?id=21942 na página 10.

03 de outubro de 1893 em Pera Velha.

Infelizmente ainda não consegui encontrar nada sobre a Ana Diogo, seu óbito ou a dissolução do casamento.

Fiz também a solicitação da certidão de nascimento em inteiro teor de minha avó, Hilda Rodrigues, brasileira, na qual, possivelmente consta o Antonio como declarante, o que pularia as etapas de casamento para o reconhecimento da nacionalidade de minha avó.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360686 | mila1001 | 22 ago 2015 18:02 | In reply to: #360551

Diego,

Como não há nada averbado,o casamento deve ter sido na freguesia onde a primeira esposa residia.

O ideal seria investigar pelo segundo casamento com Eulália Rodrigues(sabe qual o nome de solteira?)
Sabe quando e onde foi o casamento?Caso não saiba,veja qual o filho mais velho desse casamento,quando e onde nasceu.
Procure saber se houve casamento religioso,poderá encontrar o certificado de batismo e dados sobre quando ficou viuvo,tudo isso anotado na igreja,pois,se ele não apresentou óbito da esposa,deve ter informado quando e onde ela faleceu,bem como,ter apresentado testemunhas.
O religioso sempre acontecia na igreja proxima da residencia da noiva,e,o endereço poderá encontrar no casamento civil.
O cartório tambem deve ter informações sobre a viuvez de Antonio.

Já solicitou os documentos ao Arquivo Nacional?

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360689 | Diego Rodrigues | 22 ago 2015 20:07 | In reply to: #360686


O nome da Eulália já era Rodrigues antes do casamento com o Antonio.
Apesar de ser brasileira, ela tinha pais portugueses.

O casamento entre Antonio e Eulália ocorreu em São Gonçalo, no civil e religioso , mas minha avó Hilda não sabe o local exato. Acredito que o casamento tenha ocorrido entre 1935 e 1943.
Estou aguardando resposta de possíveis igrejas e cartórios com quem entrei em contato.
Como tudo isso ocorreu no Rio de Janeiro e, moro atualmente em São Paulo, o contato principal tem sido via e-mail e telefone.

Graças a sua indicação, já fiz a solicitação ao Arquivo Nacional e estou aguardando resposta.

Sobre o casamento com Ana Diogo, a filha, Maria dos Prazeres, acredita que tenha sido em Alhais, mas sem certeza. Apesar de muito idosa, a Maria dos Prazeres ainda é viva.

Diego

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360692 | mila1001 | 22 ago 2015 23:01 | In reply to: #360551

Diego,

Quanto a freguesia de Alhais,teria que solicitar à Conservatória sobre o primeiro casamento de Antonio.
Se Maria dos Prazeres ainda vive,o que é uma benção,sabe se ela nasceu em Alhais?

Casamento em Pera Velha de Salvador Rodrigues e Bibiana de Almeida ,ambos com 21 anos
Imagem 4 em 12/1/1876
http://cloud.archeevo.com/viewer?id=21979
Bibiana natural de Leomil

Localizei no indice de casamentos em São Gonçalo um Antonio Rodrigues,mas,não encontrei o livro do casamento.
Entre em contato com o Cartório de S. Gonçalo,e,procure saber se é o casamento que procura
Livro 35 folha 191 termo 2508 ( está no livro indice de março de 1937 a novembro 1940)


Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360695 | Diego Rodrigues | 23 ago 2015 00:40 | In reply to: #360692

Mila,

Incrível, obrigado pelo grande trabalho.
Mais um documento de muito valor de minha família.
Tenho feito extensas pesquisas, inclusive nesse repositório da Diocese de Lamego.

Em contato recente com o Sr. Wilson Teixeira, lá do Arquivo - Museu Diocesano de Lamego, fui informado por ele que, de antemão, eles não possuem registros de casamento do Antonio e Anna Diogo, além dos respectivos filhos.

Há cerca de 1 hora, tentei contato para obter o local certo de nascimento da Maria dos Prazeres, mas ela só estará disponível para me passar essa informação na segunda feira próxima. Apesar de muito lucida, devido a idade avançada, dependo da avó Hilda para fazer essa ponte de comunicação entre a irmã dela e eu. Essa questão de Alhais, é algo que preciso esclarecer, pois, não ficou claro se ela, Maria dos Prazeres nasceu lá, a mãe Ana(Anna) ou o casamento entre seus pais
.
Já entrei em contato com o Cartório de S. Gonçalo via e-mail, mas também farei contato telefônico na Segunda Feira.

Tem uma série de arquivos relacionados ao Distrito de Viseu no Family Search, mas infelizmente, com visualização indisponível ou limitada.

Mais uma vez, muito obrigado Mila.

Diego

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360703 | mila1001 | 23 ago 2015 11:28 | In reply to: #360551

Diogo,

Achei o casamento civil de Antonio Rodrigues e Eulalia Rodrigues,leia com atenção,diz que Antonio apresentou documento de viuvez,portanto,o cartório deve ter tudo isso anotado nos proclamas.Insista,pois,nem sempre dizem que possuem esses dados.Vi que é mencionado que anna faleceu no corrente ano(1937).

Aqui está o casamento,poderá imprimir as folhas.

casamento realizado em 5/7/1938 termo 2038 pagina 112

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12825-3520-41?cc=1582573&wc=9GBK-829:113332301,115678401,116712901


Vou ver se descubro o religioso,mas, só mais tarde...

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360704 | mila1001 | 23 ago 2015 11:31 | In reply to: #360551



corrigindo...
casamento realizado em 5/julho/1937 !!!

desculpe,ok?

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360706 | mila1001 | 23 ago 2015 13:12 | In reply to: #360551

Diego,

O casamento deve ter acontecido na Paroquia de São Gonçalo de Amarante,mas,os livros para consulta só estão até o ano 1923.
Como já sabe quando foi o civil,poderá entrar em contato com a igreja,e,ver onde estão as habilitações do casamento,penso que poderá solicitar julho/1937.
A igreja pertence á Diocese de Niteroi,que tambem poderá estar com os arquivos.

\mils

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360718 | Diego Rodrigues | 23 ago 2015 18:39 | In reply to: #360706

Olá, Mila, boa tarde!

Confesso que tive até um pouco de euforia, tamanha felicidade e gratidão.

Já imprimi e anexei aos documentos reunidos.

Realmente é muito provável que esteja na Paroquia de São Gonçalo do Amarante, pois, naquela época, a cidade ainda era pequena e, acredito que essa era a paroquia principal, dando nome a cidade, inclusive, além de ser próxima a região do Pita, local de nascimento da Hilda.

A partir de amanhã, começando a semana útil aqui, o cartório e a Paróquia estarão abertos ao atendimento.
Graças a riqueza de informações que você me passou e, com a insistência correta, certamente a junção de todos esse documentos vai ficando cada vez mais clara.

A exposição desses documentos de São Gonçalo foi uma grata surpresa, pois, achei que haveria uma maior dificuldade organizacional, tamanha turbulência política e popular que a cidade sofreu no decorrer de todos esses anos. Doce engano de minha parte.

Conforme obtenha novos dados, vou lhe informando, mils, se me permite.

Caso a comunidade precise de algum tipo de ajuda, reafirmo que estou à disposição para toda colaboração.

Muito obrigado, mesmo.

Ainda mais em se tratando de estar trabalhando em pleno domingo. rs

Abraços,

Diego.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360721 | mila1001 | 23 ago 2015 20:59 | In reply to: #360551

Diego,
Desculpa,mas,vi que havia lhe chamado Diogo...

Todos esses documentos são importantes para que depois possa pedi-los em inteiro teor nos cartórios,mas,deixe para fazer isso quando reunir tudo,pois,depois,terá que legalizar todos eles no Itamaraty -RJ e no consulado RJ.
Terá que ter os óbitos de Antonio e Eulália,bem como o casamento dele com Anna e o óbito dela,pois,no batismo não há nada averbado,por isso,vá reunindo o que localiza.

Não vi se mencionou quando Antonio,Eulália faleceram,pois,dependendo de onde foi,é possivel ter livro para consulta,mas,caso não saiba,e,tenha sido no Rio,pode-se localizar no family,ou,na Santa casa do RJ,que administra os cemitérios.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360726 | Diego Rodrigues | 24 ago 2015 02:19 | In reply to: #360721

Não há problema algum, Mila, imagine.
É até normal essa confusão, ainda mais quando sou um Diego procurando por pessoas com Diogo no nome.

Eu já possuo o óbito do Antonio em mãos. Ele faleceu em 27 de dezembro 1983 em Brasília. Estou aproveitando o link do casamento que me passou para procurar o nascimento e óbito da Eulália, visto que ela sempre permaneceu em São Gonçalo e ali naquele link existem nascimentos e óbitos da região.

Parece-me que a parte mais complicada, serão os documentos da Anna.
Mas vamos em frente.

Diego

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#360801 | Diego Rodrigues | 26 ago 2015 21:09 | In reply to: #360721

Olá, Mila.

Surgiram alguns problemas pessoais e, por hora, pausei um pouco a pesquisa.
Assim que tiver novidades, lhe falo.

Obrigado.

Abraços,

Diego

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#364919 | Diego Rodrigues | 08 ene 2016 15:02 | In reply to: #360551

Olá, cara Mila.

Como vai? Espero que bem.

Estou retomando as buscas pelos documentos de meus familiares, mas deparei-me com um impedimento no Family.
Visto que a Anna Diogo faleceu no corrente ano de 1937, tentei procurar nos arquivos correspondes.
Ocorre que o family não deixa visualizar, informando que só membros de apoio podem ver.
Tentei procurar na região de Viseu, considerando que lá nasceram seus 3 filhos do casamento com o António. Por ter o ano do óbito, acredito que seja o melhor caminho para chegar até o nascimento da Anna Diogo.
Por gentileza, sabe o que seria esse impeditivo quanto ao family?

Obrigado.

Abraços.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#364922 | mila1000 | 08 ene 2016 15:34 | In reply to: #360551

Diego,

se procura algum arquivo de Viseu no family,não vai conseguir,pois,não temos acesso.Só vai conseguir acesso num Centro Historia da Familia da Igreja LDS ,dos Mormons.Eles possuem a senha,e,pode consultar à vontade,pois,são muito receptivos e agradáveis.

Até abril/1911,pode pesquisar no http://tombo.pt ,mas,saiba que alguns Distritos não possuem todos os livros digitalizados,mas,vale a pensa dar uma olhada.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#364931 | Diego Rodrigues | 08 ene 2016 18:27 | In reply to: #360551

Mila,

como não tenho informações mais claras sobre a Anna Diogo e nem pessoas mais próximas da família dela em Portugal, estou chutando possíveis locais. Como nos cartões dos filhos existe a indicação de nascimento deles em Viseu, penso ser um dos pontos de procura. Os outros pontos, são relacionados ao próprio Antonio.
Há ainda a possibilidade de que ela e sua família sejam de Alhais.
Já consegui localizar um CHF em qua posso pesquisar. Obrigado pela dica.

Com relação a Eulalia Rodrigues, estou tomando como base as informações da certidão de casamento. Nela, consta que a Eulalia nasceu em 26 dezembro 1911 no quarto distrito de Neves, São Gonçalo. Não consegui confirmar essas informações no family. Mas também já fiz contato com o cartório de lá.

Abraços.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#364933 | Diego Rodrigues | 08 ene 2016 18:29 | In reply to: #360551

Já pesquisei em http://tombo.pt também, inclusive desde o começo, mas não encontrei informações.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#365020 | Diego Rodrigues | 11 ene 2016 16:31 | In reply to: #364922

Boa tarde, Mila!

Gostaria de compartilhar que consegui o atestado de óbito da Eulalia.

Nesse link:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QDS-G7Y?mode=g&i=143&wc=9GRJ-4WL%3A113332301%2C115678401%2C118659201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573

Obrigado.

Abraços.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#365021 | mila1000 | 11 ene 2016 16:57 | In reply to: #360551

Diego,
Mais um documento...mais uma etapa vencida.

Tente o site www.arquivonacional.gov.br ,na parte superior vã clicando,e,achará Base de dados,entre,e,vai parar em pesquisar.
São 2 tipos: Pesquisa e pesquisa por assunto ,preencha com o nome da pessoa e busque,pode´r encontrar alguma coisa.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#365049 | Diego Rodrigues | 12 ene 2016 18:59 | In reply to: #365021

Obrigado pela dica , Mila.

Procurei por lá, mas não consegui nada.

Agora só preciso encontrar a certidão de nascimento da Eulalia e, nascimento e óbito da Anna Diogo.

Vamos em frente!

Abraços.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#365259 | Diego Rodrigues | 20 ene 2016 15:42 | In reply to: #365021

Olá, Mila.

Consegui o batismo da Eulália.
Falta pouco.
Consegui também, os prontuários do Antonio e seus filhos portugueses. Prontuários esses que geraram suas carteiras de identidade.

Pelos documentos, acredito a Anna Diogo realmente teve sua origem em Alhais, Vila Nova de Paiva, Vizeu. Ambos os filhos nasceram lá.

Só faltam agora os documentos dela.

Abraços.

Respuesta

Enlace directo:

Nascidos em Viseu

#365260 | Diego Rodrigues | 20 ene 2016 15:51 | In reply to: #365259

Viseu*

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 09:01.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen