Assento de nascimento

This topic is classified in rooms: Pessoas

Assento de nascimento

#362137 | Janoca | 06 oct 2015 13:07

Gostaria de saber o local correto de nascimento de minha avó Angelina Gomes Ferreira lima
Nome do pai é Antônio Gomes Ferreira lima e mãe Francisca Ferreira lima. Aqui no Brasil tem um registro de estrangeiri dizendo que nasceu em 12/10/1903 em Lisboa

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362142 | mila1001 | 06 oct 2015 15:55 | In reply to: #362137

Janoca,

Se há o registro de estrangeiro,significa que há um processo com documentos que ela apresentou,sendo assim,poderá escrever para consultas@arquivonacional.gov.pt ,e,solicitar cópia desse processo.
Coloque todos os dados dela e desse registro (data,local e órgao emissor-estado).
Se residir no Rio,poderá fazer essa solicitação pessoalmente no Arquivo Nacional,e.é muito mais rápida a emissão .

No http://tombo.pt há livros de Lisboa,mas,teria que consultar todas as freguesias.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362144 | Janoca | 06 oct 2015 17:36 | In reply to: #362137

Olá, muito obrigada pela resposta mas já fui no arquivo nacional do RJ e me disseram que sem saber onde ou qual o navio que veio não tem como. Já dei até a data declarada por ela de quando veio 1904 mas me disseram que teria de ver todas as microfilmagens de todos os navios. Em todos os seus documentos que tenho ( certidão de casamento e de óbito ) consta que é natural de Portugal. A única informação nova que consegui no arquivo nacional foi que era de Lisboa. Não sei mais o que fazer.

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362149 | mila1001 | 06 oct 2015 21:09 | In reply to: #362137

Janoca,

Não é para procurar chegada de navio,o que lhe escrevi à respeito de registro de imigrante,foi porque disse que tem um registro,mas,é dificil entender o que diz,pois,se tem essa informação,tem que colocar os dados,onde conseguiu.
Tem o documento de casamento ,mas,não informou nada,portanto,fica dificil.
Se quer ajuda dos confrades do Geneall,tem que colocar todas as informações que possui,pois,só assim poderá localizar alguma coisa,de saber onde procurar.
Por exemplo,os dados do casamento,os confrades já poderiam ter pesquisado,pois,às vezes o documento que possui não é a de inteiro teor,que é um documento mais completo.Pode ser que no papel conste que é de Portugal,e,no livro digitalizado tenha a freguesia.
Já procurou saber no cartório se existe a habilitação para casamento?Costumam ter,e,os nubentes podem ter apresentado o documento que tinham na época(passaporte),e,mencionar onde nasceram.
Procure saber se houve casamento religioso,pois,caso tenha acontecido,poderá encontrar o certificado de batismo dos noivos,mas,terá que saber a igreja,e,caso a igreja não tenha o arquivo deste documento,poderá estar arquivado na Curia ,por exemplo,se foi no Rio,com todos os dados,poderá ter esse documento.Todo noivo tinha que informar ao padre em que igreja aconteceu seu batismo.
Outro documento importante é o óbito,no RJ a Santa Casa faz pesquisa nos cemitérios da cidade,e,poderá saber e localizar o cartório em que foi lavrado o documento.

Entende o quão importante são as suas informações?
Os confrades auxiliam,mas,necessitam dos dados para a busca.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362152 | Janoca | 06 oct 2015 21:58 | In reply to: #362137

O que tenho em mãos e a certidão de casamento: livro n 53 de registro de casamento a folhas sob N 248 consta o casamento de Henri Luquin Filho (meu avô) com Angelina Gomes Ferreira Lima natural de Portugal nascida em 12 de outubro de 1903 residente a Rua Clovis Bevilacqua 49 filha de Antônio Gomes Ferreira Lima e Francisca Martins Lima. Casaram-se no dia 9 de Dez de 1948 no RJ. E a certidão de óbito que só diz que ela é natural de Portugal. Fui no Arquivo Nacional com todos esses documentos e encontraram um papel de Registro de estrangeiros sob número 140502 com seu nome de casada Angelina Luquin Filho natural de Lisboa nascida em 1903 de nacionalidade portuguesa dizendo que a declarante não sabe o N do passaporte, o nome da embarcação, o porto de desembarque foi o RJ e foi no ano de 1904. E que a declarante não tem provas dessas declarações. Isto e eu acho que não apresentou documento algum?! Estou confusa mesmo. Desculpa pela ignorância mas já até tentei pela torre do Tombo mas sem saber freguesia e distrito fica difícil.

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362154 | Janoca | 06 oct 2015 22:02 | In reply to: #362137

Ela casou no Dr Marcelino Rodrigues Machado da 8 circunscrições do Engenho Velho, 4 zona na capital da República dos Estados Unosos do Brasil.

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362158 | mila1001 | 07 oct 2015 00:31 | In reply to: #362137

Janoca,

Vamos por parte...

Angelina nasceu em 1903,e,disse que veio para o Brasil em 1904,portanto,deve ter vindo com os pais.Sabe alguma coisa sobre isso?

O tal documento registro de imigrante significa que ela se apresentou,portanto,mesmo sendo casada,deve existir o processo de registro de imigrante,ela deve ter feito RNE (registro nacional estrangeiro),ou seja,sua carteira de identidade.Não peça informações sobre isso,diga que quer cópia dos documentos do processo,forneça o numero do registro,a data,o nome dela de solteira e de casada,data de nascimento,nome dos pais.O Arquivo deve ter esses documentos

Procure saber se ela se casou na igreja,pois,se isso aconteceu,ela deve ter preenchido um documento Certificado de Batismo dizendo quando e em que igreja ocorreu o batismo.Tinha que dar essa informação,e,se os pais vieram também para cá,devem ter dito onde isso ocorreu.O documento está na Curia ou na igreja.

Vá no cartório onde aconteceu o casamento,e,peça a Habilitação de casamento.Vão dizer que não possuem,insista.
Nessas buscas vai encontrar respostas negativas,não desista,insista.

Procure saber sobre os pais de Angelina,pois,se ela veio em 1904,não veio sózinha...Pode ser até que encontre os óbitos deles,ou,quem sabe ela tenha algum irmão brasileiro.Já pesquisou isso?

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362159 | mila1001 | 07 oct 2015 00:34 | In reply to: #362137

esqueci de mencionar,sabe algo a respeito desse processo?

Proc.125280-62.1989.8.19.0001
(1989.001.131595-5) HENRI LUQUIN FILHO X ANGELINA LUQUIN FILHO Sentenca:O presente processo encontra-se no arquivo provisorio ha mais de tres anos, o que evidencia a falta de interesse processual superveniente das partes.Face ao exposto, com fulcro no art. 267, VI, do CPC, JULGO EXTINTO O PROCESSO SEM RESOLUCAO DO MERITO.Custas "ex lege".
Diário RJ - Just.Est. - III - Judicial - 1ª Instância (Cap)
Publicado em 04/08/2010

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362160 | mila1001 | 07 oct 2015 00:58 | In reply to: #362137

Passaportes de 1904 - Lisboa- começa na imagem 156.tif
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5782970

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362163 | Janoca | 07 oct 2015 02:31 | In reply to: #362159

Muito obrigada! Você me deu uma luz! Vou tentar fazer isto é ver se consigo alguma informação! Se Deus quiser vou conseguir! Muitíssimo obrigada!

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362166 | mila1001 | 07 oct 2015 11:29 | In reply to: #362137

Janoca,

Quando a busca está dificil,vale a pena voltar a falar com os familiares,principalmente os mais idosos,e,perguntar tudo novamente.Quem sabe apareça um dado novo.

Vamos por Angelina:
-veio com os pais ou com outro parente
-se veio com os pais,onde residiam,quando faleceram
-tinha mais irmãos/portugueses/brasileiros (nomes)
-sabe se casaram/conhecem algum descendente
e,pergunte tudo que lembrar,mesmo que já tenha perguntado.

Se a busca por Angelina está complicada,quem sabe buscando um irmão ou pelos pais,seja mais produtivo.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de nascimento

#362175 | Janoca | 07 oct 2015 15:54 | In reply to: #362166

Infelizmente a família toda e falecida. Só restou eu. Sei que tinha uma irmã que ficou lá em Portugal seu nome e Elza Gomes Ferreira Lima (nome de solteira) não sei se casou de onde é e se possuo patentes vivos lá. Mesmo assim vou continuar procurando. Obrigada.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 06:47.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen