Pedido de opinião.

This topic is classified in rooms: Formação

Pedido de opinião.

#362489 | PP | 16 oct 2015 17:43

Caros confrades,

Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte:

Descobri uns ascendentes - Manuel Monteiro e Maria Marques, que viveram na freguesia de Duas Igrejas, Penafiel.

Manuel Monteiro é sempre dado como filho de António Marques e de Maria Garcia, do Lugar de Chelo, freguesia e concelho de Penafiel.

Maria Marques é sempre dada como filha de António Marques e de Maria André, do Lugar do Gajão, freguesia de Cristelo, Paredes.

Porém, nunca descobri o assento de casamento de Manuel Monteiro com Maria Marques.... nem em Cristelo, Paredes, nem em Duas Igrejas, Penafiel, até que me surgiu o seguinte:

Em 1717, na freguesia e concelho de Penafiel, surge um assento de casamento de Manuel Monteiro com Maria Marques. Contudo, ele é dado como filho natural do padre Cristóvão Pinto da Fonseca e de Luzia Monteiro, solteira, e consta ainda «que era assistente há vários anos na freguesia e concelho de Penafiel em casa de Maria Garcia(!), do Lugar de Chelo».

No dito assento consta ainda que Maria Marques é filha de António Marques e de Maria André, da freguesia de Cristelo, Paredes.

Posto isto, nota-se aqui uma grande coincidência...«Tudo» encaixa, à excepção dos pais de Manuel Monteiro.

Por que motivo é que nos assentos posteriores o dito Manuel Monteiro é sempre dado como filho de António Marques e de Maria Garcia?!

Estou em crer que este poderá ser o assento de casamento dos meus ascendentes... ou estarei a «forçar»?

Já alguém se deparou com algum caso semelhante?

Grato, PP.

Respuesta

Enlace directo:

Pedido de opinião.

#362491 | A. Luciano | 16 oct 2015 22:34 | In reply to: #362489

Parece ser. O apelido Monteiro, ficaria então explicado.

Poderá ter acontecido que o filho natural tenha sido entregue para criar à Maria Garcia que até o poderá depois perfilhado, dando então como pai o António Marques que com ela poderia viver ou ter casado.

O casamento na freguesia de Penafiel, de noivos de diferentes freguesias deve ter dado origem a um Sumário Matrimonial no Bispado. Se estes processos estão consultáveis - provavelmente ainda no Bispado - poderá talvez obter mais informações.

A. Luciano

Respuesta

Enlace directo:

Pedido de opinião.

#362492 | PP | 16 oct 2015 23:36 | In reply to: #362491

Caro confrade A. Luciano,

Muito obrigado pela sua atenção.

Estou muito interessado em desatar este nó, mas está difícil.

Entre a data de casamento (1717) e o nascimento do primeiro filho que conheço vão dez anos (1727)... o que não ajuda nada.

Desconhecia o sumário que indica.

Cordiais cumprimentos, PP.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 15:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen