Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

#362498 | ricardopereira | 17 oct 2015 01:55

Caros amigos de Portugal!
estamos indo com nosso pai conhecer a região onde nasceu sua avó, Maria Alves Pereira, Trás os Montes em Portugal. Ela veio com sua irmã Guilhermina Alves Pereira e aqui fizeram suas vidas, dando continuidade à nossa família, que agora irá conhecer este local de nascimento da família. Minha bisavó não mais retornou a Portugal , vindo a falecer no ano de 1956 no Brasil.
Acontece que na pesquisa realizada junto à Conservatória de Ribeira de Pena, fomos informados de que o arquivo do ano de 1873, no qual Maria Alves Pereira nasceu, em Ribeira de Pena, se incendiou por uma fatalidade.
Mas ainda temos esperanças de encontrar seu registro de nascimento em alguma paróquia local. Sabemos que trabalhou na Quinta dos Muros e na internet achei um local com este nome no Vale do Pinhão, Freguesia dos Favaios.
Como estamos muito longe e passaremos apenas alguns dias em Portugal, ( seguimos dia 23/10 para Lisboa e em seguida visitaremos a região) peço a gentileza, caso alguém esteja nesta região de nos dar algumas pistas possíveis, por favor.
Entramos em contato com a paróquia de Cerva e ali nos informaram mesmo sobre o incêndio, mas nos encorajaram a perseguir na busca pela certidão de nascimento de Maria Alves Pereira.
Agradeço a atenção de todos,
espero poder retribuir!
Atenciosamente,
Ricardo Rodrigues Pereira

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362499 | miro | 17 oct 2015 04:26 | In reply to: #362498

boa noite,
tenho registo de uma família alves pereira da casa do muro de cerva. não tenho registo da sua antepassada mas tenho de um padre de nome firmino josé alves mais dois irmãos de nome ermelinda e joaquim. os pais eram manuel maria alves pereira e angelina alves rocha.
penso que consegue encontrar uma fotografia da casa do muro no meu blog www.travassos1.blogspot.com
cump
miro

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362503 | mila1001 | 17 oct 2015 11:33 | In reply to: #362498

Ricardo,

A Guilhermina,irmã de Maria,seria essa?Há foto no Cartão de Imigração RJ,e,todo processo do registro de imigrante encontra-se no Arquivo Nacional.Pode ser que encontre o de Maria também.

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V13D-L9T

imagens 103 e 104 -passaporte 14734/56 de 16/11/56 Porto -navio Alcantara
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-21399-21525-79?cc=1932363&wc=QSDP-DPF:1019547901,1021460901

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362525 | ricardopereira | 18 oct 2015 01:50 | In reply to: #362499

Boa noite Miro!
que alegria encontrar alguma informação ,sim, os pais de Marias Alves Pereira eram Manuel Maria Alves Pereira e Angelina Alves da Rocha! Sabíamos que um dos irmãos era padre e estávamos procurando no Brasil pelo seu nome e sua informação é maravilhosa! Muito obrigado pela sua gentileza!
Sabe se por este caminho temos condição de achar algum registro de nascimento de Maria Alves Pereira?
Aguardo,
um grande abraço,
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362526 | ricardopereira | 18 oct 2015 01:59 | In reply to: #362503

Olá Mila!
que emoção ao ver a foto de Tia Guilhermina! Eu sempre ouvi falar tanto e nunca havia visto uma foto sequer! Sim, tia Guilhermina é irmã de Maria Alves Pereira e creio que através de sua generosidade encontraremos os dados sobre minha bisavó ( Maria Alves Pereira)
Acreditamos que junto da documentação de tia Guilhermina haja referências ou mesmo documentos de Maria Alves Pereira, pois Guilhermina veio para se encontrar com a irmã e ficar em sua casa no Brasil!
Mila, qual o caminho sugere para encontrar os dados de Maria Alves Pereira?
Com as informações que obtivemos, creio que tudo fica bem mais claro e possível em Portugal, para onde vamos no dia 25 deste mês.
Um grabde abraço de gratidão!
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362527 | ricardopereira | 18 oct 2015 02:26 | In reply to: #362498

As últimas informações facilitam a pesquisa, pois sabendo que a irmã de minha bisavó Maria Alves Pereira, que se chamava Guilhermina Alves Pereira nasceu em Ribeira de Pena, creio que na paróquia da região deve haver o registro de batismo de minha bisavó. Resta saber se procurei na paróquia correta ( falei com Monsenhor Albertino da Costa da paróquia de Cerva que confirmou ter havido incêndio e por isto alguns documentos se perderam) Mas pode ser que a certidão esteja em outra paróquia ou que haja nos arquivos no Brasil, que também estamos pesquisando.
De qualquer maneira , estamos atentos e agradecemos caso alguém tenha alguma sugestão para a continuidade da busca.
Atenciosamente,
Ricardo Bittencourt Rodrigues Pereira

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362530 | miro | 18 oct 2015 03:20 | In reply to: #362525

boa noite,
não há maneira de encontrar o registo da maria, os livros dessas datas não existem. não há duvidas que ela é natural da casa do muro em cerva.
posso facultar os nomes de alguns antepassados da maria se tiver interesse, temos antepassados em comum através do manuel maria.
cump
mir

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362534 | mila1001 | 18 oct 2015 12:54 | In reply to: #362498

Ricardo,
Não sabe como fico feliz em saber que localizei a Guilhermina,irmã de Maria.

Como ela tem cartão de imigração,significa que fez o Registro de Imigrante junto a policia federal,sendo assim,o processo com os documentos que ela apresentou encontram-se digitalizados no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Não sei onde reside,mas,se for no Rio,vá até o Arquivo Nacional,e,peça o processo de registro de imigrante da Guilhermina.Em poucos dias terá a cópia,o serviço é muito barato,mas,se residir fora,terá que enviar e-mail para consultas@arquivonacional.gov.br ,porém,demora mais de 30 dias a obtençao dos documentos.Informe todos os dados que constam no cartao de imigração,inclusive o nome do navio em que ela chegou.Peça separadamente o de maria,pois,poderá encontrar o processo,pois,não se sabe como está o nome de solteira ou casada.

Pesquise também a lista de passageiros do navio Alcantara(se não estou enganada),pode ser que as duas irmãs tenham vindo juntas.

Parece que no cartão há numero de passaporte,tente saber se existe o processo no Arquivo Distrital (não me lembro o nome que consta no cartão).Quem sabe Maria veio como acompanhante,ou,possua um passaporte também.



Outra possibilidade,é procurar saber se a Maria casou na igreja,e,em qual igreja,pois,deve ter informado ao padre onde ocorreu seu batismo,e,há um documento chamado certificado de batismo,cujo arquivo fica na igreja,ou,pode estar na Curia,pois,já é antigo.

Já procurou no cartório onde Maria se casou a habilitação para casamento?Eles costumam ter os dados dos nubentes arquivados,mas,a primeira coisa é dizer que não possuem...
Se souber a circunscrição do casamento,faça o pedido de habilitação para casamento de Maria no arquivo nacional,mas,terá que saber os dados,e,se possivel a data ou ano do casamento,bem como,o nome do marido.

Pesquise o batismo de Maria na freguesia onde nasceu Guilhermina,pode ser que encontre.É uma possibilidade ,lembre-se de que não é certeza...

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362535 | mila1001 | 18 oct 2015 12:58 | In reply to: #362498

Ricardo,

se souber,informe a data de casamento de Maria,nome do marido,e,em que bairro ela residia.
Fale com seus familiares,quem sabe algum deles saiba.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362540 | ricardopereira | 18 oct 2015 16:28 | In reply to: #362534

Olá Mila!
muito obrigado pela sua generosidade, acabo de mostrar a foto de tia Guilhermina para meu pai e meus familiares que estão muito felizes com este reencontro com nossa história!
Amanhã mesmo vou pedir a um amigo que vá até o arquivo nacional no Rio de Janeiro pois estou em São Paulo. Desta maneira ele poderá adiantar o processo para que possamos ter alguma resposta antes da viagem à Portugal no dia 25 de outubro.
Vou fazer esta pesquisa relacionada ao casamento de Maria Alves Pereira que acreditamos ter acontecido no Rio de Janeiro em meados de 1893. Casou-se com Francisco Rodrigues Pereira.
Vou aceitar todas as suas excelentes sugestões e espero poder agradecer ao vivo. Qual a sua cidade de residência?
Um grande abraço e um excelente final de semana!
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362541 | ricardopereira | 18 oct 2015 16:38 | In reply to: #362530

Boa tarde Miro,

sim por favor, tenho o maior interesse em facultar os nomes dos antepassados pois desejamos fazer a reforma do assento de nascimento de Maria Alves Pereira e seu auxílio será essencial.
Estamos pesquisando no arquivo nacional do Brasil, mas por enquanto conseguimos através deste Forum o documento de imigração de sua irmã, Guilhermina Alves Pereira e agora prosseguimos com a consulta.
Temos planejada nossa viagem à Portugal no dia 25/10 e permaneceremos por 10 dias, será uma alegria poder refazer a história familiar!
E parabéns pelo seu excelente blog, ontem pesquisei tantas coisas interessantes da região, ficamos interessados em um dia conhecer!
Um abraço,
muito obrigado!
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362543 | miro | 18 oct 2015 18:54 | In reply to: #362541

boa tarde,
tem aqui o link para a inquirição de genere - https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-45303-12529-70?cc=2125025&wc=SSVV-MJC:363117901,363483601,363494401,1304461773 - do padre Firmino, irmão da maria. aqui tem acesso aos antepassados mais próximos desta família.
cump
miro

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362544 | ricardopereira | 18 oct 2015 19:59 | In reply to: #362543

Obrigado Miro!

um documento precioso, consegui abrir somente a primeira página, se puder fazer a gentileza de reenviar os links das peaginas seguintes, agradeço. Assim poderei acessar os nomes do familiares em questão.
Atenciosamente,
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362546 | mila1001 | 18 oct 2015 20:35 | In reply to: #362498

Ricardo,

uma preciosidade este documento!Na pagina 12 consta o batismo de Firmino em 1870,e,para ver as demais páfinas,clique na seta ao lado do numero 1( à direita).
Poderá baixar este documento para seus arquivos,e,depois,imprimi-lo,pois,com certeza seus familiares irão querer ver.

Já baixou o cartão de imigração da Guilhermina?É mais um documento,e,com o que o sr Miro mandou,já avançou umas gerações...
Sua viagem já esta definida...

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em CERVA PORTUGAL / Maria Alves Pereira

#362547 | ricardopereira | 18 oct 2015 21:33 | In reply to: #362543

Caro Miro,

boa tarde,

estaremos em Portugal por alguns dias a partir do dia 25 deste mês e pode ser que tenhamos que ir à Cerva. Será um prazer conhecê-lo caso esteja na região.

Desde já agradecemos por sua gentileza em nos auxiliar no processo de busca por nossos familiares em especial Maria Alves Pereira, e suas informações tem sido de extrema valia.
Um abraço cordial!

Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

#362560 | miro | 19 oct 2015 03:33 | In reply to: #362547

boa noite,
não vivo em cerva, vivo no estoril perto de lisboa que fica a mais de 400 km de cerva.
no futuro se tiver interesse posso fornecer mais algumas gerações, ainda somos familiares através do manuel maria.
cump
miro

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

#362600 | ricardopereira | 19 oct 2015 23:05 | In reply to: #362546

Muito Obrigado Miro, muito obrigado Mila,

chegaremos em Lisboa no dia 26 e marcamos nossa visita à Cerva no dia 28/10.
Temos sim interesse em saber mais sobre nossos familiares e quando dispuser de tempo, por favor, vamos ficar muito felizes por obter mais informações.
Agora consegui visualizar , obrigado Mila, não havia visto que todos os documentos estavam ali junto desta preciosidade enviada pelo Miro! Um documento repleto de história e especialmente para mim, que também escrevo peças teatrais e roteiros, tem um valor sem limites, e sou eternamente grato aos dois pela disposição em colaborar. O cartão de embarque de tia Guilhermina também está devidamente copiado, excelente pesquisa Mila!
Nossa família está radiante com este reencontro com a nossa história!
De qualquer maneira estaremos em Lisboa até dia 6/11 e saibam que vocês abriram caminhos para que nossa viagem seja muito mais proveitosa, interessante e inesquecível!
Um grande abraço a vocês e até um próximo encontro!
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

#362607 | ricardopereira | 20 oct 2015 01:09 | In reply to: #362560

Fico muito feliz em saber que somos familiares através de Manuel Maria!

Seja bem vindo para um café se puderes algum dia, em Lisboa estamos no Valverde Hotel ( até 6/11)

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pela sua generosidade!

Ricardo Pereira

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

#362608 | ricardopereira | 20 oct 2015 01:11 | In reply to: #362607

Caro Miro,
Se por acaso estiver em Lisboa, o contato no Hotel Valverde é Carlos Rodrigues Pereira, que é meu pai.
Bem vindo para um café conosco, será um prazer.
Abraço,
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

Procuro certidão de nascimento de nossa avó em Cerva, Portugal / Maria Alves Pereira

#380787 | alexpereira | 09 may 2017 02:24 | In reply to: #362608

Boa Noite Ricardo e a todos.
Meu bisavô era Augusto Alves Pereira, filho de Angelina Alves da Rocha e Manoel Maria Alves Pereira.
somos parentes próximos e perdidos. haha
de onde vc é cá no Brasil?
sou de Belo Horizonte, e tbm tive os mesmos problemas que teve em relação a certidão.
Minha mãe vive em Portugal e vou lá com frequência.
caso tenha visto essa msg entre em contato.
alex.alvespereira@hotmail.com

Abraços!

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 06:49.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen