Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362702 | feulo | 23 oct 2015 02:50

Olá a todos,

estou a procura do assento de nascimento do meu bisavô Antonio do Espirito Santo, ele também se casou e teve óbito aqui no brasil e nesses documentos, assim como no RG dele consta que sua Naturalidade é Beira Alta - Portugal.

Entrei com o pedido pelo Consulado Português de São Paulo, que pediu busca no AD de Viseu porém a certidão não foi encontrada. Gostaria de saber se existem mais lugares onde eu possa buscar essa informação, pois falta somente esta certidão para que o processo de cidadania posso ser concluído.

Os dados do Meu bisavô são:

Antonio do Espirito Santo
nascimento: 28/07/1896
Pai: José do Espirito Santo Junior
Mãe: Thereza de Jesus

Casou-se no 20º Cartório de São Paulo (Jd América) em 31/12/1931
Teve 4 Filhos todos registrados na cidade de São Paulo
e Teve Óbito também em São Paulo registrado no mesmo cartório do Casamento em 27/04/1950

Já realizei buscas:
- No cartório do casamento
- No Cartório do Óbito
- No Consulado Português de SP (que não possui registro nenhum de meu bisavô)
- No Museu do Imigrante

Estou realizando buscas:
- No cartório de Nascimento dos Filhos dele
- No Cartório de Imóveis onde onde esta o registro do imóvel que ele possuía
- Na Igreja do Casamento Religioso
- Na seção de Estrangeiro do Arquivo Nacional
- No Instituto de Identificação da Policia de SP

Desde já agradeço qualquer ajuda,
Guilherme

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362707 | mila1001 | 23 oct 2015 10:20 | In reply to: #362702

Guilherme,

Vi que colocou a data do casamento,mas,não disse o nome da esposa.Não sei se há casamentos de 1931 digitalizados,mas,vou verificar.

Procure saber se eles se casaram na igreja,mas,terá que saber em qual foi,pois,poderá encontrar a Dispensa matrimonial na igreja ou arquivada na Curia da Sé.Nesse documento consta a igreja onde ocorreu o batismo de cada nubente,mas,se estiver na Curia,a consulta deverá ser feita pessoalmente,não atendem por telefone nem por e-mail.

Sabe dizer se ele veio só ou com os pais para o Brasil?

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362711 | mila1001 | 23 oct 2015 16:10 | In reply to: #362702

Guilherme,

Fica dificil quando a pessoa não responde...

Não sei se é a mesma pessoa,poderá ser homonimo.Encontrei uns dados,que somente o familiar poderá saber se é quem busca;
1-
Correio de são Paulo-12/11/1932
Guarda civil nr 516 da quarta divisão -Antonio do Espírito Santo

2-

Vida católica cúria SP Antonio do Espírito Santo e Deolinda das Merces 8/11/1935,favor da capella do cemitério de Itapecerica
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_08&pesq=antonio%20do%20espirito%20santo&pasta=ano%20193

3-

Convite para regularizar papeis de naturalização Antonio do espírito Santo
Comparecer na secretaria de justiça de segurança publica-2º secção-palacio da justiça rua onze de agosto
Jornal diário nacional,domingo 10/1/1932 edicao 01357 pagina2
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=213829&pesq=antonio%20do%20espirito%20santo&pasta=ano%20193

4-

eleitor da segunda secção de Santo Amaro / para eleição 1/3/1930

5-

Faleceu ontem nesta capital o sr Antonio do Espirito Santo,aos 57 anos de idade,casado com Deolinda das Mercês do Espírito Santo.Deixa os filhos Iracema,Carlos,Nelson e Terezinha do Espírito Santo.O enterro deu-se ontem para o cemitério são Paulo
Jornal estado de SP dia 29/04/1950 pagina 7

Já pesquisou na secretária do cemitério?Costumam ter os dados do falecido no livro.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362727 | feulo | 24 oct 2015 04:25 | In reply to: #362702

Olá Mila,

Primeiramente, muito, mas muito obrigado mesmo! Em segundo, desculpa pela demora, não estou recebendo notificações de resposta no meu email e por isso só vejo que houve resposta quando entro no forum.

Não sei dizer se o Antonio veio com os Pais, infelizmente não tenho informação nenhuma quanto a chegada dele no brasil.

Quanto as infos do segundo post, parecem estar todas corretas, só não tenho certeza sove o guarda municipal mas vou averiguar.De resto parece tudo correto. devo ir na igreja do casamento e na seção eleitoral atras das infos do batizado e dessa possivel naturalização.

gostaria de mais uma vez agradecer de coração pela ajuda. ja faz algum tempo que estou correndo com isso mas não consegui informaçãoes tão precisas quanto as que você me forneceu. Então mais uma vez muito, mas muito obirgado!

se eu tiver sucesso volto a postar aqui para agrecer mais!!

abraços,
Guilherme

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362728 | feulo | 24 oct 2015 04:30 | In reply to: #362702

o link do item 2 (casamento religioso) é do item 4 (seção eleitoral), né?

A igreja do csamento foi a capela do cemitério de itapecirica?

Novamente meu muito obrigado

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362734 | mila1001 | 24 oct 2015 14:30 | In reply to: #362702

Não,
o item 4 foi encontrado no jornal de SP,onde há relação de eleitores,e,sua zona eleitoral.Consta o nome como eleitor em Santo amaro.

o item 2,aparece no jornal o que escrevi.Foi publicado pela curia,pode ser casamento ,como também pode ser alguma filantropia.Somente na Curia é que poderia saber a que se refere "a vida religiosa".

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362735 | feulo | 24 oct 2015 15:06 | In reply to: #362702

Sim sim, eh q o link q esta embaixo do casamento é o q mostra a publicação da seçao eleitoral. Mas de qualquer jeito devo ir na curia para procurar o casamento religioso acho q a maior chance de encontrar esta la. Voce acha que vale mais a pena a curia da sé ou do ipiranga? Ouvi dize q esses registros ficam no ipiranga

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362736 | mila1001 | 24 oct 2015 15:55 | In reply to: #362702

Guilherme,

Sempre pesquisei na curia da Sé,mas,não custa dar uma ligada antes.Já descobriu a igreja em que eles casaram?Há livros de algumas digitalizados para pesquisa.Geralmente,o casamento acontecia na igreja do bairro onde a noiva morava.

O falecimento que encontrei é o do seu antepassado?O cemitério SP não tem o ano digitalizado para consulta,mas, se for sepultura perpétua,saiba,que eles possuem registros de todos que foram sepultados,e,como sabe a data do óbito,é mais fácil a busca.

Há alguns Esp. Santo no museu da imigração,mas,sem saber a data certa da chegada.teria que consultar os livros da hospedaria pelo family search.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362753 | feulo | 25 oct 2015 10:14 | In reply to: #362702

Bom dia Mila,

Vou na cúria da sé dar uma olhada, eu trabalho na região da luz então é tranquilo dar um pulinho lá. Quanto a igreja do casamento, eles moravam na rua Agisse ( atrás do metro vila madalena) eu não sei qual é a igreja mais próxima mas na Sé eles devem saber me informar, aproveito para checar essa info que vc passo da capela do cemiterio de itapecirica.

O óbito é esse mesmo, a idade dele está errada nas minhas contas ele tinha 53 anos ( 1896 - 1950), mas o nome dos filhos esta correto, segunda devo dar um pulinho bo cemitério e no cartório do casamento para consultar o microfilme do casamento mais uma vez.

Mais uma vez Muito Obrigado!!!

Guilherme

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362755 | mila1001 | 25 oct 2015 11:44 | In reply to: #362702

Guilherme,

vou ver se descubro a igreja,mas,acho que deve ter sido na igreja perto da casa da noiva.

nem sempre as datas de nascimento estão corretas,já vi casos em que eram totalmente diferentes das que constavam nos documentos.

na cúria,alem da dispensa matrimonial,há o certificado de batismo dos noivos,não se esqueça.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362757 | feulo | 25 oct 2015 14:23 | In reply to: #362755

Sim sim, vou lembrar!

Respuesta

Enlace directo:

Assento de Nacimento/Batismo Região de Beira Alta

#362954 | feulo | 31 oct 2015 12:26 | In reply to: #362702

Olá Mila,

Boas Noticias! fui ao arquivo da Cúria no Ipiranga, e no processo de casamento consta o batismo do meu bisavô em trancoso, pedi uma busca ao arquivo, pois no distrito de guarda não tem o ano do nascimento do meu avo no tombo.pt, assim que me derem uma resposta volto aqui pra falar se deu certo.

Mas desde já agradeço a ajuda, sem sua dica da cúria não teria encontrado a informação! MUito obirgado mesmo!
abraços,
Guilherme

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 sep 2024, 22:25.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen