Família Sobral – Distrito de Viseu – qual a Freguesia?

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Sobral – Distrito de Viseu – qual a Freguesia?

#363399 | jhumbertorodrigues | 11 nov 2015 21:48

Preciso encontrar o local de nascimento de minha avó portuguesa ou, alternativamente o local de nascimento dos pais dela, pois vieram todos de Portugal, entrando pelo Porto de Santos

Philomena Sobral, nascida em 26 de Maio de 1905 no Distrito de Viseu
Filha de Augusto Sobral e Lucrecia Sobral.

Documento indicado aqui, na Geneall
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-T331

Solicitei a documentação completa ao Arquivo Nacional e pude constatar o seguinte

1- Declarou ter 3 anos quando chegou ao Brasil, no porto de Santos, com os pais.
a. Ano da chegada 1908 (como não se recordava nem o dia nem o mês, talvez a margem de segurança seja o ano de 1907 até 1909)

2- Na certidão de casamento de minha avó, com meu avô, também português, constatei.
a. Casamento em 24 de Maio de 1930
b. Philomena com 24 anos de idade (o que se justifica pois só completaria 25 anos daí há dois dias)
c. Augusto Sobral com 52 anos – Ano provável de nascimento: 1878
d. Lucrecia Sobral falecida há 18 anos.
e. Philomena passou a adotar o nome Philomena Sobral Rodrigues, em função do casamento com João Rodrigues

Importante: pesquisando pessoalmente no Arquivo Distrital de Viseu, pude verificar que no Concelho de Viseu não consta Philomena Sobral, mas restam diversas outras Freguesias e Concelhos. Algumas conservatórias me respondem que precisam da Freguesia exata, mas como esta é a informação que procuro, só tenho o nome, filiação e data de nascimento.

Pergunta:
1- Pela data de entrada no país é possível verificar a lista de imigrantes chegados em navio no porto de Santos e averiguar se o pai de Philomena, Augusto Sobral, registrou em algum documento a freguesia de origem? Por enquanto só tenho o Distrito e, dirigindo minhas pesquisas às Conservatórias , pois em algumas é que constam os registros e de outras já estão no Arquivo Distrital de Viseu .

2- Existe outra alternativa além das que estou tentando?

Desde já, agradeço a ajuda.

Respuesta

Enlace directo:

Família Sobral – Distrito de Viseu – qual a Freguesia?

#363411 | joserocha | 12 nov 2015 09:16 | In reply to: #363399

Sobral/Soveral. Deve haver aqui quem conheça melhor esta família. Eu conheço alguns provenientes de Sernancelhe na freguesia de Granjal. Mas deve haver muitos mais.

Respuesta

Enlace directo:

Família Sobral – Distrito de Viseu – qual a Freguesia?

#369662 | jhumbertorodrigues | 21 may 2016 23:56 | In reply to: #363411

A Conservatória não encontrou exatamente os nomes procurados mas algo muito próximo:

- FREGUESIA DE GRANJAL - SERNANCELHE ( Ass. Nasc. 4/1905)
Filomena de Jesus
filha de Augusto Ratão e Lucrécia de Jesus

- FREGUESIA DA CUNHA - SERNANCELHE (Ass. Nasc. 4/1905)
Filomena
filha de António Sobral e Maria do Carmo

Como posso aferir que , talvez, tenham mudado o sobrenome ao entrar no Brasil e seja exatamente um destes casos o de minha avó?

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 02:19.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen