Anacleto de Magalhães e Menezes Abreu Pitta, quinta da Sobreira - Troviscoso, Monção
This topic is classified in rooms:
Anacleto de Magalhães e Menezes Abreu Pitta, quinta da Sobreira - Troviscoso, Monção
Caros confrades,
Nas minhas pesquisas por Troviscoso, encalhei na certidão de baptismo de Maria Luísa de Magalhães e Menezes Abreu Pitta, da quinta da Sobreira, nascida em 1780.
É filha de António de Magalhães e Menezes Abreu Pitta e de Ana Ribeiro e Castro, neta paterna de Anacleto de Magalhães e Menezes Abreu Pitta e Dona Antónia Telles de Menezes, do Rio de Janeiro, e pela parte materna neta de Manuel José Ribeiro e Castro e de Maria Joana Fonseca Chaves.
O meu objectivo é entroncar com os senhores do morgado e quinta da Sobreira cuja sucessão penso que seja a seguinte:
1- Brás Rodrigues Pita c.c. Isabel Mendes
2- Inês Pita, c.c. Leonel de Abreu e Lima
3- Joana de Abreu Lima, c.c. António de Magalhães e Menezes
4- Jacinto de Magalhães e Menezes, sucedeu na casa por seu irmão mais velho Leonel não ter tido sucessão legítima. Mais tarde o irmão Leonel veio a legitimar o filho António de Abreu Magalhães e Menezes, que terá recuperado parte da casa de seu pai (incluindo o Morgado da Sobreira).
4- Leonel de Abreu e Lima que teve de Ana de Valadares Vieira
5- António de Abreu Magalhães e Menezes c.c. Francisca de Magalhães Cabral
6- Leonel de Abreu e Lima.
6- Bento António de Menezes Abreu (Abade de São Martinho da Parada).
Ora estes dois filhos (Leonel e Bento) terão nascido por volta de 1710, data em que calculo que terá nascido também o dito Anacleto, pelo que imagino que possam ser irmãos.
Algum confrade que me possa dar informações que me possam ajudar a esclarecer esta dúvida?
Com os melhores cumprimentos,
LPA
Enlace directo:
Anacleto de Magalhães e Menezes Abreu Pitta, quinta da Sobreira - Troviscoso, Monção
Prezado LPAmorim
Sugiro que leia as mensagens do tópico- Penso e Paderne, Melgaço - Padre Feliciano da Costa- #343930 | ED | 18 Mar 2014 08:53 | Em resposta a: #343921
#361386 | ED | 13 Set 2015 21:36 | Em resposta a: #361232
ANA (JOAQUINA)RIBEIRO DE CASTRO nasceu no lugar da Sobreira, freguesia de Troviscoso, Monção, e aí baptizada, na igreja de S. Mamede, a 26 de Abril de 1757, sendo padrinhos, o Padre Manuel Borges de Sousa Pinto de Medeiros e D.ª Ana Guiomar de Sousa Pinto Medeiros, moradores na Qt.ª do Bom Retiro na freguesia de St.ª Cruz do Douro, Baião.Mar 2014 08:53
Atenciosamente
MEmília Osório
Enlace directo:
Anacleto de Magalhães e Menezes Abreu Pitta, quinta da Sobreira - Troviscoso, Monção
Cara MEmília Osório,
Muito obrigado pela sua resposta. De facto já tinha visto esse tópico. Com esse ramos tive a preciosa ajuda do confrade Eduardo Domingues.
A minha questão prende-se com o ramo dos Magalhães e Menezes Abreu, do Morgado da Sobreira e da Casa de Regalados e mais especificamente com o referido Anacleto que terá casado no Brasil (em Bahia, Casa da Misericordia a 02.02.1739) com Dona Antónia Telles de Menezes.
Deste casamento nasceu António de Magalhães e Menezes Abreu Pita, cuja filha Luísa terá recuperado a sucessão do Morgado da Sobreira, que havia ido parar às mãos dos Condes de São Martinho, por serem os herdeiros legítimos até à data da legitimação do António de Abreu Magalhães e Menezes filho de Leonel de Abreu Lima Magalhães, irmão de Jacinto de Magalhães e Menezes.
Agradeço muito as suas informações.
Com os melhores cumprimentos,
LPA
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 13:42.