Um contributo para a origem dos Rochas de Viana do Lima

This topic is classified in rooms:

Um contributo para a origem dos Rochas de Viana do Lima

#367099 | Cellanova | 17 mar 2016 00:11

Boa noite,

Caros confrades, quem era o cavaleiro Monsieur de la Roche que passou a Portugal na era de D. Afonso 3? Esta questão prendeu a minha atenção, à já algum tempo, até hoje.

O que sabemos sobre o dito cavaleiro é referido no Felgueiras Gaio, quando o mesmo refere que era "fº 2 da Caza de Quinzale em Irlanda o qual passando a terra santa se achara no Algarve na tomada de Silves no tempo do Rey D. Aff.º 3º ou D. João 1.º", ou então, aquilo que é referido por Alão de Morais no seu livro a Pedatura Lusitânia, "procedem os que hoje há em Portugal, de Monsieur de la Rocha, fidalgo irlandês, f.º 2.º da casa de Quinzale, que veio a este Reino, em tempo de el-Rei D. Afonso 3.º, a ajudá-lo nas guerras do Algarve; suposto que outros dizem veio no reinado de el-Rey D. João, o 1.º [...] mas cono achamos, em tempo deste Rei, a Martim da Rocha, que era bisneto do dito Monsieur de la Rocha, nos persuadimos a que a primeira opinião é certa."

Sé é dado por certo, que veio na era de D. Afonso 3º, então quem era o dito cavaleiro da casa de Quinzale?

Além do desconhecimento do nome do cavaleiro, as datas também apresentam problemas cronologicos, ora vejamos:

1. Gaspar da Rocha Peixoto, faleceu em Viana do Castelo em 1597, e subtrair pelo menos 85 anos, terá nascido por volta de 1512, tendo em consideração que o mesmo já era senhor da Nau de são João no ano de 1566;
2. Rodrigo da Rocha Villarinho, terá nascido por volta de 1477, se tivermos em conta que nasceu pelo menos 35 anos antes do seu filho Gaspar. Rodrigo já era Almocharife de Viana do Lima no ano de 1531;
3. D. Inês da Rocha, terá nascido por volta de 1442, tendo identicamente em consideração, pelo menos 35 anos de diferença do filho;
4. D. Afonso da Rocha, terá nascido por volta de 1407;
5. D. Afonso da Rocha, terá nascido por volta de 1372;
6. D. Gomes da Rocha, terá sido por volta de 1337 e,
7. Monsieur de la Roche, terá sido pelo menos por volta1302.

As datas em si não apresentam uma concordância com os acontecimentos apresentados pelos genealogistas, tendo em conta que o cavaleiro passou a Portugal nos anos de D. Afonso 3, assim sendo, falta pelo menos uma geração, se tivermos em consideração os 35 anos.

Sem mais dados alguns, a análise ficava por aqui, todavia, numa leitura que fiz do livro do Visconde Sanches Baena, deparei-me com algo novo e interessante sobre o assunto. Na carta de armas nº 475, de um descendente dos Rochas Villarinhos - Caetano de Oliveira da Matta - concedida no ano de 1754. É apresentada a genealogia dos Rochas provenientes do Monsieur de la Roche, o fidalgo irlandês da casa de Quinzale, que no passo a citar apenas a ascendência de D. Inês da Rocha:

"Rodrigo Álvares Villarinho, que os nobiliários dizem ser um dos bons cavalleiros da sua linhagem, que viveu com grande nobreza, e de sua mulher D. Ignez da Rocha; [...] e pela parte materna de D. Affonso da Rocha, senhor do Ameixedo, filho de D. João da Rocha, commendatário de S. Salvador da Torre, e bisneto do cavalheiro Martins da Rocha, que serviu n'este reino ao senhor D. Affonso III, [...] e este cavalheiro de quem se procedem todos os Rochas de Portugal, era irlandez, e descendente dos antigos condes de Kinsalhe"

Esta carta veio trazer uma nova luz sobre a possível identidade do Monsieur e apresentar mais uma geração a esta linhagem, que Felgueiras Gaio e outros não identificam.

Quem são os condes de Quinzale ou Kinselhe? Em primeiro lugar, trata-se de uma má tradução do título de conde de Kildare, cujo primeiro titular foi John Fizthomas Fitzgerald, barão de Offaley, que faleceu em 1316 e fora casado com a senhora Blanche de la Roche, filha do barão de Fermoy, o senhor John de la Roche. O casal teve 4 filhos, Gerald, Thomas, Joan e Elizabeth, segundo os nobiliários irlandeses, Gerald faleceu no ano de 1303 em local desconhecido, não herdando a casa, mas sim. o seu irmão Thomas, filho 2º do casal acima enumerado. Segundos os nobiliários portugueses, monsieur de la Roche é descendente desta casa irlandesa, e terá passado por Portugal a caminho de Jerusalém na época de D. Afonso 3, sendo mesmo o 2º filho do conde, como cronológicamente liga-se aos filhos de John Fitzgerald, muito certamente não será Thomas, pois este herdou a casa e teve geração na Irlanda, o que apenas sobra o Gerald, falecido em parte desconhecida no ano de 1303. Muito certamente este Gerald será o monsieur de la Roche, filho 1.º do conde John, porém existe um problema cronológico, pois as datas não encaixam, conforme se pode acima verificar.

É neste ponto que entra a carta de armas de Caetano. Esta carta é fundamental, porque apresenta uma nova geração, ou seja, invés de D. Afonso da Rocha filho de outro D. Afonso da Rocha, apresenta D. Afonso da Rocha, filho de D. João da Rocha, filho de D. Afonso da Rocha, neto de D. Gomes da Rocha e bisneto de monsieur de la Roche (muito certamente Gerald Fitzgerald). Se tivermos esta nova composição genealógica, ficamos com a seguinte linha:

1. Gaspar da Rocha Peixoto, faleceu em Viana do Castelo em 1597, e terá nascido por volta de 1512;
2. Rodrigo da Rocha Villarinho, terá nascido por volta de 1477;
3. D. Inês da Rocha, terá nascido por volta de 1442;
4. D. Afonso da Rocha, terá nascido por volta de 1407;
5. D. João da Rocha, terá nascido por vola de 1372
5. D. Afonso da Rocha, terá nascido por volta de 1337;
6. D. Gomes da Rocha, terá sido por volta de 1302 e,
7. Gerald Fitzgerald, monsieur de la Roche.
8. John Fitzgerald, 1º conde de Kildare e c.c. Blance de la Roche.

Mas como Gerald faleceu em 1303, isto significa que Gomes da Rocha nasceu pelo menos até 5/6 anos antes do seu falecimento.

Cumps.

Respuesta

Enlace directo:

Um contributo para a origem dos Rochas de Viana do Lima

#367107 | Conde | 17 mar 2016 10:17 | In reply to: #367099

Caro Amigo:
Parabéns pois acho que resolveu bem um puzzle antigo e até agora inexplorado. Agradeço-lhe além do mais pois sou descendente do Dom Gomes da Rocha cuja mulher ou amante se chamou Maria Dias ou Inês de Menezes ou teve as duas. Muito bem.Abraço.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 02:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen