Uso de apelidos na Casa de Bragança
This topic is classified in rooms: Famílias
Uso de apelidos na Casa de Bragança
Não obstante ser indiscutivelmente conhecida por Casa de Bragança, mesmo antes de aceder ao trono, tanto quanto julgo saber nenhum membro da família ducal nem da família real, até praticamente ao final da dinastia realmente adoptou "de Bragança" como apelido.
Há quem refira que foi D.João VI que atribuiu aos filhos o apelido "de Bragança e de Bourbon", por influência espanhola, se bem que nunca tenha visto qualquer documento em que qualquer dos Infantes fosse assim tratado.
Até então, as crianças reais eram N. infante/ta de Portugal, principe/princesa de Portugal.
No entanto, as 2 Infantas da Casa de Bragança que casaram no estrangeiro usaram/ou passaram à história com o apelido "de Bragança" - e não de Portugal : D.Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra ou D.Maria Bárbara de Bragança, Rainha de Espanha.
Na "Nobreza de Portugal e do Brasil" não constam apelidos para qualquer membro da FR até D.Manuel II. nem na descendência de el-Rei D.Miguel I.
Já na "Descendência de D.João VI", de Perry Vidal, o próprio D.João VI aparece como "de Bragança e Bourbon" o que parece inconsequente dado que ambos os Pais eram Braganças.
Todos os filhos de D.João VI surgem como "de Bragança e Bourbon" o que seria aceitável dado o apelido materno.
Os filhos de D.Pedro IV surgem como "de Bragança e Áustria", designação que nunca encontrei, designadamente nem em D.Maria II nem no Imperador D.Pedro II.
A partir de D.Maria II, a dinastia começou a ser designada por "de Bragança-Saxe-Coburgo-Gotha",. nome indicado para D.Pedro V, D.Luis e demais irmãos.
D.Carlos (e D.Afonso Henriques) - "de Bragança- Saxe-Coburgo-Gotha e Sabóia".
D.Luis Felipe e D.Manuel II - "de Bragança- Saxe-Coburgo-Gotha e Orléans".
Curiosamente, nessa mesma obra, na linha miguelista, D.Miguel I não aparece sequer como "de Bragança e Bourbon", o que não seria descabido, dada a proximidade de D.Miguel com a Mãe Carlota Joaquina de Bourbon.
Nenhum dos descendentes de D.Miguel usou "de Bragança e Loewenstein-Wertheim-Rosenberg", "de Bragança e Thurn-und-Taxis" ou "de Bragança e Orléans-Bragança".
Aparentemente só actualmente os membros da FR usam apelido - D.Duarte de Bragança ( eos duques de Viseu e de Coimbra ) ou D.Afonso de Herédia de Bragança e seus irmãos.
Ao certo, quando é que os membros da Família Real começaram a usar apelido e qual, exactamente ? Só "de Bragança" ou combinado com o apelido materno - Sabóia, Orléans ?
.
Há quem refira inclusivamente que até D.Manuel II o apelido de Bourbon permaneceu no nome civil dos Reis de Portugal (admitindo que os mesmos estavam registados civilmente)
Agradeço as resposta
Bernardo
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 06:08.