Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
Francisco Ferreira Drummond era pai de Manuel Machado, avô de Bárbara Gato, bisavô de Catarina da Ascensão Ormonde e trisavô da minha primeira avó carioca, Rosa Bernarda, nascida no Rio de Janeiro a 07.07.1748.
Francisco Ferreira Drummond é o progenitor dos inúmeros ramos de Drummond, Ormonde e Armonde que ainda hoje persistem nos Açores e Brasil. Se a descendência de Francisco Ferreira Drummond na Ilha Terceira e Brasil, está bem documentada, já a sua ascendência permanece obscura.
Parece haver unanimidade quanto a ter nascido na ilha da Madeira na segunda metade do século XVI (cerca de 1580) e a maioria dos autores assim o refere mencionando como seus pais, os que lhe são atribuídos pelo seu descendente e homónimo, Francisco Ferreira Drummond (1796-1858), historiador açoriano, na sua obra "Annaes da ilha Terceira" (livro 1, pg 457).
" Francisco Ferreira Drummond era natural da ilha da Madeira, e dos nobres della, porque filho de Francisco de Figueiroa e D. Violante d’Utra, da ilha do Fayal. Foi um dos zelosos cidadãos da dita villa da Praia, e prestou grandes serviços no tempo da sua reparação pelo terremoto de 1614 ; tambem foi um dos capitães no tempo da guerra do castello. Casou primeira vez com D. Barbara Gato, na Ribeira Seca, e segunda vez com D. Maria de Lemos e d’ambas tem vasta descendência."
Não sabemos quais as bases documentais que levaram o autor à atribuição de tal progenitura, a qual parece ainda menos credível quando se investiga a família Figueiroa da Madeira e se tenta estabelecer a relação com a família Drummond. Contudo há alguns dados que nos parecem importantes para se formularem outras hipóteses:
• Francisco Ferreira Drummond nasceu na Madeira
• Filho de Francisco de Figueiroa e de D. Violante
A presença de Francisco Ferreira Drummond está documentada na Ilha Terceira, pelo menos a partir de 1612, data do assento de baptismo de seu filho João. Nesta data já teriam nascido outros filhos do casal Francisco Ferreira Drummond e de sua primeira mulher, D. Bárbara Gato, pelo que o seu casamento terá ocorrido na primeira década do século XVII. Está também documentado com juíz ordinário da Vila da Praia, pela primeira vez em 1616. Com base nestes dados podemos estimar a sua data de nascimento entre 1570 e 1580.
Henrique Henriques de Noronha (HHN) – 1667/1730, genealogista e historiador madeirense, no título “Figueirós”, na sua obra "Nobiliário da Ilha da Madeira", fala de um Francisco Figueiroa, natural da ilha da Madeira, filho de Pedro de Figueiroa, natural da Ilha do Faial e que passou à Madeira pelos anos de 1500, onde casou com Guiomar Antunes. Ainda segundo o referido autor, Francisco de Figueiroa teria nascido na Madeira a “22 de dezembro de 1540”. Esta data faz com que, cronologicamente seja pouco provável que Francisco de Figueiroa seja filho de um casal que terá casado na primeira década do século XVI, sendo mais provavelmente neto. HHN menciona ainda um outro filho do casal Pedro de Figueiroa/Guiomar Antunes, de seu nome, Manuel de Figueiroa, que casou na Madeira com Violante Dutra de quem teve pelo menos três filhos, Barnabé Dutra (nascido c. 1540, c.g.), Manuel de Figueiroa Dutra (c.g) e Violante Dutra (que faleceu solteira). Cronologicamente parece-nos mais provável que Francisco de Figueiroa referido por HHN seja antes filho de Manuel de Figueiroa e de sua mulher D. Violante Dutra, e assim sendo, neto de Pedro de Figueiroa.
Francisco de Figueiroa casou na Madeira com D. Violante Vaz. HHN não lhes atribui descendência, contudo nos registos paroquiais da Sé, no Funchal, encontramos a 27 de novembro de 1581 um registo de casamento (Arquivo Regional da Madeira – RPRQ – Funchal; Sé, Lv51/f147) de Matias Gonçalves, filho de Belchior Gonçalves e de Violante Afonso, já falecidos em 1581, com Guiomar de Figueiró (Figueiroa), filha de Francisco de Figueiró, já falecido e de Violante Vaz. Com base na data de casamento da sua filha Guiomar, podemos estimar que Francisco de Figueiroa e D. Violante Vaz, teriam casado cerca de 1560. Assim sendo, cronologicamente, este casal pode muito bem ser o referido por HHN e teria tido descendência, contrariando a informação do genealogista.
Francisco Ferreira Drummond que passa à ilha Terceira no final do século XVI, poderia muito bem ser filho deste casal, Francisco de Figueiroa (cujo avô teria passado da ilha do Faial à Madeira no início do século XVI) e de sua mulher D. Violante e neto paterno de D. Violante Dutra. A chave do apelido Ferreira Drummond estaria assim na ascendência de sua mãe, D. Violante Vaz.
Deixo à discussão neste fórum esta hipótese na esperança que outros possam acrescentar mais informações que esclareçam a origem do apelido “Drummond” de Francisco Ferreira Drummond da ilha terceira no século XVII.
Enlace directo:
Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
Caro Impv
Sob total reserva de exactidão, talvez aqui uma ajuda ou uma outra pista de investigação para o que procura.
O apelido Drummond em Portugal tem raízes confirmadas na Escócia (The Clans and Tartans of Scotland por Robert Bain ed. Collins 1960) e em Inglaterra, desde o lugar de Drymen no Stirlingshire) [1]
Tenho nos meus colaterais ascendentes um Gaspar Godins Malafaya cc. Inêz Ferreira de Frias falecida em 1608 descendente de uma família das Astúrias, que pelos apelidos« Frias» e «Ferreira Drummond» usados por seus filhos e netos se admite ser «descendente de Gonçalo Aires Ferreira e Joanna Baldaia de Frias, dos «Ferreira Drummond» da Ilha da Madeira que aí terão vivido por volta de 1500 oriundos de terras das Astúrias, descendentes de uma família de origem escocesa que aí se fixou em meados do século XV com Sir John Drummond, natural da Escócia e Senhor de Escobar, descendente dos principais senhores de Escóssia da nobre casa dos Drummond, Conde de Stobhall e Cargill, cc. Elizabeth Sinclair»
[1](ANP_1985 882) e (Nobreza da Ilha da Madeira, de Henrique Henriques de Noronha).
Confirma-o outra pista mais remota:
«Diogo Pires de Drumond, morador na Ilha da Madeira, filho de Andreza Gonçalves de Drumond, neto de Joanna Escorcia de Drumond, bisneto de João de Escorcio de Drumond, trisneto de John Drumond, Senhor de Escobar em Escóssia, que foi irmão de Anna Bela, Raínha de Escóssia, o qual descendia dos principais senhores de Escóssia da nobre casa dos Drummond» [2]
[2](Arquivo. Heráldico-Genealógico de Sanches de Baena, N°576)
Cumprimentos,
Victor Malafaia Pinheiro
Enlace directo:
Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
Caro Imvp
Sempre sob reserva, esqueci de mencionar que, segundo Alão de Morais, um dos netos do casal dos meus ancestrais que referi, António Ferreira Drummond, «terá emigrado para o Brasil no início dos anos 1600».
Cumprimentos
Victor M. Pinheiro
Enlace directo:
Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
Prezados,
Tenho um ascendente no Brasil de nome Francisco Ferreira "Dormundo" casado com Jerônima da Câmara, do qual desconheço sua origem. Ele teve um filho, o Ajudante Inácio Ferreira Dormundo nascido em Saquarema RJ, casado 1a vez com Tereza da Conceição e 2a vez em 23/08/1723 no Rio de Janeiro, com Maria de Jesus da Silva, filha de Antonio Pinto da Silva e Antonia de Oliveira. Destes, um filho de nome Antonio Ferreira Dormundo casado em 1751 com Genoveva de Almeida Lamego filha do Alferes João de Almeida Lamego (de Lamego) e Ana Maria de Jesus. As filhas deste casal aparecem com o sobrenome Drummond.
Se tiverem algum dado sobre este, ou alguma bibliografia a me aconselhar, agradeço antecipado
Carlos Oliveira
Enlace directo:
Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
Boa noite. Descobri que sou descendente deste mesmo Francisco. Fui pesquisar sobre essa suposição, e pelo que vi, Violante Vaz Ferreira Pimentel (12/03/1495-?), filha de Pedro Rodrigues Pimentel e Isabel Ferreira Drumond, casou com um holandês chamado Wilhelm Van Der Bruyn em 13/101520 na Ilha da Madeira.
RespuestaEnlace directo:
Ascendência polémica de Francisco Ferreira Drummond- Madeira/Ilha Terceira - século XVI
Prezados,
Tratando da minha postagem, consegui avançar um pouco (para os interessados).
Francisco Ferreira "Dormundo" é irmão de Violante Ferreira (sentenciada pelo Santo Ofício) filhos de outro de mesmo nome e Bárbara de Madureira (filha de António de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos).
Francisco (casado com Bárbara) é filho de João Ferreira Dormundo, nascido por volta de 1606 (Brasil?) e de Francisca da Costa.
Nos relatos de Violante Ferreira, seu avô João Ferreira Dormundo casou 2a vez com Bárbara da Fonseca, tendo ao menos 2 filhos: José Francisco (*24/03/1688, Rio de Janeiro) e Inês.
Procuro agora quem seriam os pais de João Ferreira "Dormundo" mencionado em Carlos Rheingantz 2, pag. 99.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 11 ene 2025, 22:17.