Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380658 | Maxwell1979 | 04 may 2017 19:34

Olá, estou numa missão em conhecer o passado dos meus familiares e vejo que este é o local perfeito para esta pesquisa, ficarei muito grato com qualquer colaboração que possa dar início a esta empreitada.
Meus bisavós do lado materno.
Consegui dois documentos com um parente e com isso gostaria de buscar a história dos meus bisavós que vieram de Portugal e aqui casaram-se e fizeram uma grande família. Não tive o prazer de conhece-los mas sinto-me na obrigação de buscar a história deles para que os parentes nunca os esqueçam, pois deixaram sua terra Natal seus entes queridos que com certeza foram visto pela última vez no embarque para o Brasil.
As informações abaixo consta na Certidão de Casamento.

Bisavô Domingos Gomes nascido (não consta o dia) mês de Janeiro de 1878, filho de João Gomes e Catharina Mathilde, natural de Distrito da Guarda em Portugal.

Bisavó Gracinda de Jesus nascida em 27 de Setembro de 1899, filha de Antonio Costa Rebello e Piedade de Jesus, natural de Conselho da Guarda em Portugal.

O outro documento é um Registro Geral nº 685.012 ou 0/2 pois esta ilegível.
Caso alguém possa me ajudar com qualquer informação dos pais deles ou qualquer outra fonte de documentos ficarei muito grato.
Meus cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380661 | silvestre | 04 may 2017 20:53 | In reply to: #380658

http://tombo.pt/m/grd

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380662 | Jorge Resende | 04 may 2017 21:15 | In reply to: #380658

Como pode verificar pela resposta de Silvestre, os concelhos do distrito da Guarda são imensos, quanto às freguesias o mesmo. Tente mais informação junto de antigos familiares, pois Guarda, como disse, não chega mesmo.
Domingos e Gracinda casaram no Brasil quando e onde? Foram para o Brasil quando, sós ou acompanhados? Se conseguirem datas de chegadas deles, talvez pelas requisições de passaportes seja possível saber dos locais de nascimentos.

Jorge Resende

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380663 | Maxwell1979 | 04 may 2017 21:28 | In reply to: #380662

Caro Jorge Resende,
Agradeço pela informação, sei que eles casaram sob, Nº187 do Livro 18, folha 57 no dia 1º de Maio de 1920 no 16º Subdistrito da Capital de São Paulo, Mooca.
Imagino que devem ter apresentado os documentos de imigração e outros para o processo de habilitação de casamento.
Já me deste uma luz para começar a pesquisa.
Fico muito grato pela sua boa vontade.
Meus cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380664 | Maxwell1979 | 04 may 2017 21:29 | In reply to: #380661

Agradeço pela informação e vou iniciar a pesquisa.

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380668 | silvestre | 04 may 2017 22:31 | In reply to: #380662

Jorge,
Estas freguesias são apenas do Concelho da Guarda, pois as pessoas referidas são do concelho, segundo Maxwell. Talvez deve começar pelas duas freguesias da cidade.

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380674 | Jorge Resende | 05 may 2017 12:27 | In reply to: #380663

Caro Max, é um ponto de partida válido. No processo elaborado para o casamento de Domingos de certeza que ali se encontram os assentos de batismo dos noivos, na época, o único documento de identificação que existia era apenas o assento de batismo. Se puder encontrar esse processo, tudo ok.

Cpts
Jorge Resende

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380695 | Maxwell1979 | 05 may 2017 23:28 | In reply to: #380674

Já fiz o pedido para o cartório agora é só eu aguardar.
Se puderes me explicar qual a diferença entre Conselho da Guarda e Distrito da Guarda.

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380696 | Jorge Resende | 05 may 2017 23:50 | In reply to: #380695

Portugal está dividido em 18 distritos
Lista dos atuais distritos administrativos[editar | editar código-fonte]
AVR.pngDistrito de Aveiro
BJA.pngDistrito de Beja
BRG.pngDistrito de Braga
BGC.pngDistrito de Bragança
CTB.pngDistrito de Castelo Branco
CBR.pngDistrito de Coimbra
COA of Évora municipality (Portugal).pngDistrito de Évora
FAR.pngDistrito de Faro
GRD.pngDistrito da Guarda
LRA.pngDistrito de Leiria
LSB.pngDistrito de Lisboa
PTG.pngDistrito de Portalegre
PRT.pngDistrito do Porto
STR.pngDistrito de Santarém
STB.pngDistrito de Setúbal
VCT.pngDistrito de Viana do Castelo
VRL.pngDistrito de Vila Real
Distrito de Viseu


Cada distrito tem diversos Concelhos, e estes, diversas freguesias.

Oxalá tenha sucesso no seu pedido.

Cpts
Resende

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#380697 | Maxwell1979 | 06 may 2017 00:18 | In reply to: #380696

Então é mais difícil do que eu imaginava kkkkkkk, isso me anima pois gosto de desafios, conto com a experiências dos senhores para me orientar nesta empreitada.
Assim que eu receber a resposta do cartório volto para publicar o resultado.
Meus cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

Como localizar documentos no Distrito da Guarda e Concelho da Guarda apenas com as datas de nascimen

#381170 | Maxwell1979 | 19 may 2017 04:31 | In reply to: #380695

Caro Jorge Resende.
Fiz uma busca no cartório e consegui algumas informações que talvez possa dar continuidade a pesquisa.
Descobri que o pai de Domingos Gomes o sr João Gomes tinha 75 anos na data do casamento isso em 1920.
E Catharina Matilde era falecida a 20 anos. E eram natural de Brotoares, Distrito da Guarda.
Domingos Gomes era viúvo de Cândida do Nascimento que faleceu em 7 de Outubro de 1912 no Conselho da Guarda.

Pai de Gracinda era Antonio da Costa Rebelo e tinha 54 anos e a mãe Piedade de Jesus tinha 45 anos em 1920.
E eram natural de João Antão Conselho e Distrito da Guarda.
Caso seja possível eu posso enviar um anexo com os documentos por email ou whatsapp que consegui para que possa ver e tentar me ajudar com mais algumas informações.
Desde já fico muito agradecido.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 00:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen