Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381893 | Maxwell1979 | 14 jun 2017 03:18

Olá, estou a procura de informações que possa me levar a conhecer melhor as histórias dos meus bisavós.
Tenho alguns documentos que eram dos meus bisavós e com isto gostaria de solicitar uma ajuda para buscar mais informações.
As informações abaixo consegui num cartório.
Meus bisavós :Domingos Gomes e Gracinda de Jesus.
Descobri que o pai de Domingos Gomes o sr João Gomes tinha 75 anos na data do casamento isso em 1920.
E Catharina Matilde era falecida a 20 anos. E eram natural de Brotoares, Distrito da Guarda. 
Domingos Gomes era viúvo de Cândida do Nascimento que faleceu em 7 de Outubro de 1912 no Conselho da Guarda. 
Ai então ele se casou com minha bisavó Gracinda de Jesus.
Pai de Gracinda era Antonio da Costa Rebelo e tinha 54 anos e a mãe Piedade de Jesus tinha 45 anos em 1920.
E eram natural de João Antão Conselho e Distrito da Guarda. 
Caso seja possível eu posso enviar um anexo com os documentos por email ou whatsapp que consegui para que possa facilitar com mais algumas informações. 
Minha intenção é montar a árvore genealógica e ficarei muito feliz com qualquer ajuda que possam me dar.
Desde já agradeço a todos.

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381910 | mila1000 | 14 jun 2017 15:55 | In reply to: #381893

Maxwell,

Seria interessante informar os dados dos documentos que possui.Sem nomes,datas,locais,fica impossivel obter auxilio dos confrades.

ex;casamento:nomes,filiação,local,data...faça o mesmo com óbitos,

confirme o local Brotoares,não há freguesia em Guarda.

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381920 | saintclair | 14 jun 2017 17:51 | In reply to: #381910

-
Freguesia de João Antão;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Ant%C3%A3o
Sc.

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381922 | mila1000 | 14 jun 2017 17:55 | In reply to: #381893

Olá Saintclair,

Só falta o Maxwell disponibilizar os dados que possui...

Cumprimentos.

Mila

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381975 | Maxwell1979 | 15 jun 2017 22:38 | In reply to: #381893

Olá, agradeço a todos pelo interesse em me ajudar.
Consegui algumas informações no Termo de casamento dos meus bisavós estou passando oque consegui entender.
O casamento foi registrado no dia 1 de Maio de 1920 em São Paulo no cartório da Mooca.

Domingos Gomes e D. Gracinda de Jesus, ambos naturais de Portugal e moradores neste distrito, à rua Anna Nery 46 e 62 respectivamente o contraente com 42 anos de idade operário, nascido no Distrito da Guarda, em Janeiro de 1878, filho legítimo dos portugueses João Gomes e D. Catharina Mathilde, ele de 75 anos residente em Portugal onde ela faleceu há 20 anos.
Domingos Gomes era viúvo de Cândida do Nascimento, falecida no Conselho da Guarda em 7 de Outubro de 1912 não tendo deixado bens para inventário nem filhos.
A contraente com 20 anos de idade nascida no Conselho da Guarda em 27 de Setembro de 1899, solteira e filha legítima dos portugueses Antônio da Costa Rebello com 54 anos e D. Piedade de Jesus com 45 anos de idade ambos moradores neste Distrito.

Junto do processo de casamento tem mais dois documentos que transcrevo abaixo.
“Governo civil do Distrito da Guarda República Portuguesa, 3º Repartição número 1624 livro 57 a folhas 226 Governo Civil do distrito da Guarda bilhete de identidade concedido a Gracinda de Jesus, natural de João Antão Concelho e Distrito da Guarda.
Vai em companhia de seus pais para São Paulo (Brazil) Dado na Guarda aos 27 de Dezembro de 1913. O Governador Civel, Antonio Joaquim Cantelpi Júnior .

Segurança Pública Seis mil réis imposto do sello República Portuguesa Governo Civel do Distrito da Guarda 3º Repartição número, 790 registrado no livro 57 a folhas 6 Governo Civil do Distrito da Guarda concedo passaporte a Domingos Gomes, casado, (não da pra entender muito bem esta palavra) roleiro, filho de João Gomes e Antônia da Conceição (veja que aqui o nome da mãe esta diferente), natural de Brotoares, Concelho e Distrito da Guarda para São Paulo no Brasil para barra de Lisboa levando abonado por documentos. Rogo as autoridades administrativas e a todas aquelas a quem pertencer o seu conhecimento não ponham embaraço algum ao portador. Valioso por 60 dias para sair desta República dado na Guarda aos 16 de Março de 1912.
No momento é tudo oque tenho e estou ancioso para que eu consiga novas informações.
Abraços
Maxwell

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381978 | mila1000 | 15 jun 2017 23:17 | In reply to: #381893

Maxwell,

João Antão pertence ao Concelho de Guarda.
Localizei o casamento de Antonio da Costa Rebello e Piedade de Jesus em Fevereiro de 1899

imagem 1.tif
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1196872


Não há livros de batismo do ano em que nasceu Gracinda,sendo assim,deverá escrever ao Arquivo Distrital Guarda,e,solicitar o documento para fins de cidadania.Se não me falha a memoria,custa 20 euros,ou,poderá solicitar diretamente no Consulado de Portugal em SP.
Informe o nome de Gracinda de Jesus,data nascimento,filiação,e,poderá saber o nome dos avós, materno e paterno,olhando o casamento acima.

Encontrei também:
Gracinda de Jesus Gomes imagens 661/662
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-996Y-D9N3?i=660&cc=2140223


Maria Joaquina Lamegal,desembarcou em 25/1/1914 imagens 269/270 (deve ser irmã...)
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99XL-DPXW?i=268&cc=2140223


Boa sorte.
Mila

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381979 | mila1000 | 15 jun 2017 23:33 | In reply to: #381893

esqueci...

procure se informar,mas,acredito que vai precisar do batismo de Domingos também.

Respuesta

Enlace directo:

Localizar informações sobre meus bisavós que migraram para o Brasil

#381981 | Maxwell1979 | 16 jun 2017 00:33 | In reply to: #381893

Uau! Confesso que fiquei emocionado só de ver estes documentos e isto me anima ainda mais a continuar a minha busca.
Agradeço muito a todos pela ajuda.
Aproveitando a oportunidade alguém sabe me informar como é o procedimento para solicitar cidadania.
Tenho muita vontade de conhecer os locais onde eles moraram e quem sabe descobrir novos familiares.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 00:16.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen