Ajuda na leitura de um assento - 1675 - Paramos
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Caros,
Alguém consegue ler o nome do pai do noivo nesse assento de Bartolomeu, na página direita da folha "PT-ADAVR-PESP04-1-1_m0083_derivada", da freguesia de Paramos, disponível no Arquivo de Aveiro?
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189693
Eu leio "Bartolomeu Álvares filho de (???) e sua mulher foi recebido com Maria Pinta filha de Isabel Pinta em 27 de janeiro de 1675"
Desde já obrigado,
Jorge Valente
Enlace directo:
Realmente complicado...
A primeira letra pode ser um P, um C ou um G.
Em seguida há um sinal que pode ser um A ou uma contração de S e T.
Depois uma letra que poderá ser um U ou um V.
Em seguida um B ou um L.
Depois novamente U ou V.
Ao final, uma sílaba que parece ser "do".
Suspeitei inicialmente de Paulo ou Pero Álvaro, mas penso que o nome poderá estar abreviado. Decifrar as duas primeiras letras revelará o segredo, mas parece que a segunda não se repete em nenhum lugar da mesma página. O confrade tentou procurar outros assentos parecidos escritos pelo mesmo sacerdote?
Cordiais cumprimentos,
FilipeFlard
Enlace directo:
Talvez; filho de Manuel Antunes.
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/503A8AE267787F0B7E334CB0A0701F0B&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
Rf.
Enlace directo:
Talvez; Bartolomeu Alusi, filho de Manuel Antunes.
Rf.
Enlace directo:
No caso, creio que seja mesmo Bartolomeu Álvares e não Alusi, pois tenho os casamentos e batismos de alguns dos filhos do casal Bartolomeu Álvares e Maria Pinta, sendo que os filhos, no casamento, usaram o apelido Pinto.
Mas fica a dúvida em relação ao nome do pai de Bartolomeu nesse assento. Comparando com as demais letras só consigo formar C (A ou t) (u ou n ou v) L (u ou n ou v) (d ou b) (o ou e)... difícil...
Obrigado por vossa opinião!
Saudações,
Jorge Valente
Enlace directo:
Inigma
... O que tem a ver o apelido Pinto em relação a Alvares?
Talvez aquela máquina; [Inigma] de Alan Turing, consiga
resolver esta "equação";
C (A ou t) (u ou n ou v) L (u ou n ou v) (d ou b) (o ou e)...=
= Alusio =?
Cumprimentos
Sc.
-
Enlace directo:
Penso que a primeira letra possa ser um P e não um C. Afirmo-o por comparação com o "P" de Paramos...
De qualquer forma, penso que pode se tratar de um nome duplo avariado, pois o que se segue à letra inicial parece ser um A.
Cordiais cumprimentos,
FilipeFlard
Enlace directo:
Caro Saintclair,
O apelido Pinto, adotado pelos filhos, veio pela linha materna. A esposa de Bartolomeu se chamava Maria Pinta.
Filipe,
Comparando o C do título "Livro dos Casados" com o P de "Isabel Pta", acho que se seria mesmo um C que está unido com a preposição "de" anterior ao nome.
Mas de fato precisamos da Enigma para resolver o quebra-cabeças... :)
Saudações,
Jorge Valente
Enlace directo:
Caetano? Canuto? Cande? Candelário? Cataldo? Carantoc?
Parece que precisamos de um milagre! :0
Cordiais cumprimentos,
FilipeFlard
Enlace directo:
Caro Jorge Valente,
Como faço pesquisa em Paramos e em Esmoriz, fui tentar ver se existia um nome "parecido" no livros que tenho sobre estas terras vizinhas.
E encontrei listada a alcunha "Cambudo" no livro "Esmoriz e a sua História", do Pe. Aires de Amorim, 1986 - pág. 391- capítulo "Antroponímia".
É o mais próximo que consegui descobrir, apesar de serem dúbias algumas letras do assento que mostrou.
Cumps,
Helena
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 05:16.