Ajuda
This topic is classified in rooms:
Ajuda
Prezados,
Por favor, preciso da ajuda de vocês. Não estou conseguindo descobrir a freguesia de nascimento da minha avó portuguesa. Já recorri à família e pesquisei em todos os sites que até agora consegui descobrir sobre imigrantes. O problema é que ela faleceu quando meu pai era muito pequeno há quase 90 anos. Então, não temos pistas sobre a região de Portugal do nascimento e na certidão de casamento dela e, de nascimento do meu pai, também não consta tal informação.
Os dados que tenho são:
Nome de solteira: Olívia Henriques de Lima;
Pai:Manuel de Almeida Henriques;
Mãe: Maria Henriques de Lima (existe um documento com uma grafia diferente: Maria Henriques da Silva);
data de nascimento em Portugal: 05 de setembro de 1900;
data do casamento no Brasil: 09 de julho de 1921 (essa certidão eu tenho mas, não consta a freguesia de nascimento);
Nome de casada: Olívia Henriques da Fonseca
encontrei ainda proclamas do casamento, compra de terreno, autorização para habitar a casa construída no nome dela (tipo um habite-se) mas, nada com a freguesia ou região de nascimento em Portugal.
Serei eternamente grato por qualquer ajuda.
Abraços fraternos a todos,
Sérgio Fonseca.
Enlace directo:
Ajuda
Se quer ajuda,tem que nos ajudar também!
Tem o casamento,mas,não informou em que cidade ocorreu,muito menos o nome do marido.
Se souber onde e quando o filho mais velho nasceu,será que poderia dizer?Qual o nome?
Sua avó (a mim parece mais sua bisavó) viveu onde?Quando faleceu?
Compreenda que uma narrativa sem dados não ajuda.
Enlace directo:
Ajuda
Olivia era natural da freguesia Abraveses,Viseu
Aqui está o batismo no dia 13/10/1900:
imagem 180.tif
http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1210295 em 13/10/1900
Terá que solicitar cópia do batismo para fins de cidadania ao Arquivo de Viseu,ou,no consulado mais perto de onde resida.
Boa sorte
Mila
Enlace directo:
Ajuda
Veja que o nome da mãe de Olivia é Maria do Carmo.Antes de solicitar algum documento brasileiro,verifique se os nomes estão corretos,caso contrário,terá que fazer a correção junto ao cartório,através do MP.Procure se informar junto ao consulado.
RespuestaEnlace directo:
Ajuda
Prezada Mila,
Muitíssimo obrigado! Agradeço de joelhos mesmo!
Já busco essa informação há uns 10 anos, sem sucesso.
Meu avô se chamava José Annibal da Fonseca também português mas, eles se casaram no Rio (lá, em cartórios etc, não estava encontrando nada a respeito da freguesia de nascimento dela).
Meu pai nasceu em 1923, minha avó faleceu em 1928, meu pai faleceu em 1977 quando eu tinha apenas 9 anos. Isso dificultou muito a "história oral" dentro da família.
No caso do meu avô encontrei o registro de batismo graças a um primo de 2º/3º que encontrei devido ao cruzamento dos nomes dos meus bisavós paternos em um site (sitio) de genealogias. Ele era de Sabrosa, Villa Real. No caso dele os relatos de família falavam em Trás-os-Montes o que correspondeu.
O registro de batismo dela é de 1 ano e um mês após o nascimento, também agradeço muito você ter citado o numero da imagem. Eu já havia feito buscas nesse livro (havia uma citação de um passaporte com um nome idêntico ao do meu bisavô nessa freguesia) mas, não havia encontrado nada pois não fui tão distante em relação à data do batizado.
Você foi um anjo!
Você reside no Brasil ou em Portugal?
Conforme sua orientação irei sim entrar com uma solicitação de correção do nome de minha bisavó na certidão de casamento dos meus avós, e de nascimento do meu pai.
Mais um vez muitíssimo obrigado!
Grande abraço,
Sérgio Fonseca - Brasília
Enlace directo:
Ajuda
Desculpe Mila, pensando bem, esse "do Carmo" da minha bisavó não tenho que corrigir pois deve ser um nome que quando ela casou com meu avô, resolveu suprimir. Ganhou o sobrenome Henriques e perdeu o "do Carmo", ficou Maria Henriques de Lima (conforme consta na certidão de casamento dos meus avós).
Mas, terei que pedir a correção da certidão de nascimento do meu pai onde o nome da minha bisavó está Maria Henriques "da Silva"
Enlace directo:
Ajuda
Mila desculpe mais uma vez...
Pensando mais um pouco, no nascimento da minha avó, meus bisavós já deveriam estar casados então o nome da mãe dela: "Maria do Carmo Lima" fica um pouco sem relação com o nome "Maria Henriques de Lima" na certidão de casamento dos meus avós em 1921 no Brasil.
Sei que é a mesma pessoa. E o nome na certidão brasileira faz sentido por constar um sobrenome do marido (Henriques). Esse nome no registro de batismo faria sentido se fosse o nome de solteira. Não seria um absurdo, naquele tempo, minha avó nascer antes do casamento dos meus bisavós? Haveria alguma outra possibilidade para as diferenças dos nomes?
Enlace directo:
Ajuda
Sergio,
Acho que não entendeu...
No batismo de Olivia consta que é filha de Maria do Carmo,portanto,no casamento dela e nos nascimentos dos filhos,tem que constar Maria do Carmo...
Um parente meu está com o processo parado,pediram para corrigir o nome da mãe dele no documento de casamento dos pais e do seu nascimento.
Você é quem sabe...procure se informar antes de qualquer coisa.
Mila
Enlace directo:
Ajuda
Mila,
Na emoção da descoberta pensei sobre possibilidades para a diferença de nomes e, pensei na hipótese dos pais da minha avó terem casado apenas após o nascimento dela.
Mas, isso não faria sentido para a época. De qualquer forma vou tentar encontrar o registro de casamento deles apenas por curiosidade.
Sergio.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 17 nov 2024, 05:48.