Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

#388506 | biateixeira000 | 17 ene 2018 22:35

Boa noite,
Gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento do bisâvo do meu marido, as informações que temos dele são:
Nome: Emilio Moço
Data de nascimento: 10/06/1871
Chegou no Brasil dia 22/04/1891, veio de Lisboa, embarcou no porto Liverpool no navio Galícia e desembarcou no porto do Rio de Janeiro.

É tudo que consegui por enquanto, será que é o suficiente para encontramos?
Desde já agradeço
Bianca

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

#388509 | malimo | 18 ene 2018 01:04 | In reply to: #388506

Cara Bianca,
O navio saiu de Liverpool mas o bisavô deve ter embarcado na escala em Lisboa com destino ao Brasil.
O que tem é muito pouco. É procurar uma agulha no palheiro. E dá trabalho.
Sabe onde nasceu ? Idade quando chegou ? O motivo da saída para o Brasil ( algum motivo econômico ?). Porque deixou Portugal ?
Começa a procurar no Brasil, a ver se no casamento dele havia alguma pista; de onde era.
Procura saber sobre Portugal, suas regiões e subdivisões, Distritos, Concelhos e Freguesias.
Se puder consulte a família. Algum hábito ou até receita tradicional de família podem dar uma pista.
Acredite, até as panelas que usavam, se de cobre, barro, ferro; algumas faziam muito barulho como fazem hoje, outras, não. Ao menos sabe onde viveu no Brasil ?
Verá que os dados que tem são pouquíssimos para Portugal.
O Arquivo da Cúria Metropolitana, na Av. Chile no Rio de Janeiro, tem todos os casamentos por índice, com os nomes e talvez ali esteja a cidade de origem dele. Caso more no Rio.
O site dos mórmones, traz muita informação.
Caso não consiga encontrar o que lhe sugiro, resta procurar, um a um, o passaporte tirado em Portugal.

Meus cumprimentos,
Maria Alice

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

#388552 | Bemoraes | 18 ene 2018 20:27 | In reply to: #388506

Cara Bianca,
Parece que encontrei uma pista. acessei o Portal Português de Arquivos, digitei "Emílio Moço" e me apareceu José Emílio Moço, com processo na PIDE, sob o registro nº 19951, Livro 100.
O nome do arquivo: PT/TT/PIDE/E/010/100/19951.
O que penso: pode ser um parente do bisavô do seu marido, ou até o próprio bisavô que tenha voltado a Portugal após 49 anos de Brasil.
É uma grande coincidência de nomes.
Os registros da PIDE se encontram no Arquivo Nacional da Torre do Tombo ( ttonline )
Pode ser que com a cópia deste documento consiga saber de onde era a família.
Envia um e-mail ao arquivo solicitando a cópia, mencionando os dados que lhe passei e como efetuar o pagamento.

Meus Cumprimentos,
Maria Alice

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

#388558 | Bemoraes | 18 ene 2018 21:11 | In reply to: #388506

Cara Bianca,
Ainda no Portal Português de Arquivos, digitando o sobrenome Moço, aparecerá muita informação.
E poderá constatar que muitos homens com o sobrenome Moço foram presos pela PIDE.
A PIDE era a políca política que reprimia a oposição ao governo na época em que existiu.

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

#388638 | Bemoraes | 20 ene 2018 22:17 | In reply to: #388506

Cara Bianca,
Encontrei um Rua ou Avenida Emílio Moço em Ribeirão Preto, São Paulo, caso possa ajudá-la.
Presumo que pretende a naturalização através do seu marido e me lembrei de que seria bom certificar-se se será possível pois sei de dois casos de dupla cidadania em que a mulher não teve direito porque um casamento ocorreu em 1982 e outro em 1984 . Parece que casamentos mais recentes não teriam direito.
O Consulado de Portugal pode informá-la com exatidão.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para achar certidão de nascimento do bisâvo Portugues do meu marido

#388741 | malimo | 25 ene 2018 22:57 | In reply to: #388638

Cara Bianca,
Há um Emilio Moço que foi benemérito e atuante em Ribeirão Preto, muito ligado à Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto.
Se for o parente do seu marido pode ser que lá, tenham registro de sua origem.
Aparece no noticiário do Correio Paulistano da época.

Meus cumprimentos,

Maria Alice

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 18:56.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen