Encontrar família, história ou contato que me auxilie

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388954 | Vivian Albergaria | 01 feb 2018 23:20

Boa noite

Gostaria de saber alguma informação de meu avô pois tenho somente o nome completo. Estou iniciando as pesquisas agora e qualquer informação será de grande valia. Agradeço e aguardo.

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388955 | FilipeFlard | 01 feb 2018 23:49 | In reply to: #388954

Prezada Vivian,

Boa noite.

Para que possamos ajudá-la terá de informar o nome completo e as datas e locais de nascimento, casamento e óbito do seu avô, bem como tudo o mais que souber dele e da família.
Não se preocupe se não souber esta ou aquela informação. O importante é que nos diga tudo o que sabe.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388956 | Vivian Albergaria | 02 feb 2018 00:49 | In reply to: #388955

Boa noite Filipe,

Inicio agradecendo a ajuda e informando que tudo o que tenho de concreto é a certidão de casamento de meu pai onde consta a filiação. O nome do pai dele é "Rodrigo Pereira Soares de Albergaria Junior" (meu avô).
Como iniciante, está difícil conseguir mais detalhes. Comecei hoje e estou a procura de um caminho para conseguir mais documentos.

Fui direcionada a sites de arquivos onde consegui informações e documentos datados de 1802 e 1822. Estes, digitalizados e quase sem condições de leitura, mesmo assim, instrumentos que comprovam as informações.
Foram assinados por Rodrigo Pereira Soares de Albergaria (suposto bisavô).
Já tentei sites de Portugal e entendo ser difícil mas, não impossível.

Como minha busca se iniciou agora, vou precisar de muitos dados e tudo que chegar a mim será útil. Aos poucos vou atualizando para que possam me auxiliar mais. A Geneall será de muita importância nesta busca.

Muito agradecida por sua atenção e continuarei aguardando por ajuda.

Vivian Albergaria

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388958 | FilipeFlard | 02 feb 2018 01:59 | In reply to: #388956

Prezada Vivian,

Creio que sua busca não será tão difícil.

Se o nome do pai dele é Rodrigo Pereira Soares de Albergaria Júnior, é de se presumir que seja filho de um Rodrigo Pereira Soares de Albergaria.

Sugiro buscar informações nos jornais brasileiros, em diferentes períodos históricos e estados. Creio que encontrará bastante material na hemeroteca da biblioteca nacional: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx

Sugiro pesquisar assentos de nascimento, casamento e óbito também na página mantida pelos mórmons: http://www.familysearch.org

Por fim, existe aqui na base de dados do GeneAll um certo Rodrigo de Melo Pereira Soares de Albergaria, cuja árvore genealógica parece estar já bem pesquisada. Será o pai de Rodrigo Pereira Soares de Albergaria Júnior? Ou apenas um parente? Os nomes coincidem quase que inteiramente...

Existe também um livro sobre a família Soares de Albergaria, escrito por Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo e publicado em 1951. Sugiro que consulte essa obra, embora não saiba onde poderá encontrá-la.

Foi o que pude descobrir até o momento. Espero que lhe seja útil de algum modo.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388959 | malimo | 02 feb 2018 02:05 | In reply to: #388954

Cara Vivian,

Há um homônimo do seu avô que ao tempo do Império viva em Ouro Preto, como militar e também em Barra do Piraí.
Pode ser visto no site da Biblioteca Nacional, pesquisando por período.
O sobrenome de família Soares de Albergaria é muito antigo, já aparecia assim em 1300.
Procure no Geneall o sobrenome Albergaria e vai ver no índice de nomes muitos Soares de Albergaria.
Nos livros do Google pode consultar a Pedatura Lusitana se digitar o nome do seu avô.
Mas a sua família é única é só existe uma maneira de encontrá-la: andando para trás a partir do casamento ou nascimento do seu pai onde vão aparecer o nome dos avós e de onde eram e assim por diante.
É possível que então se ligue aos que estão na pedatura.
Quanto às letras difíceis há que ter paciência e ir se acostumando.

Meus cumprimentos,
Maria Alice

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388971 | Vivian Albergaria | 02 feb 2018 16:53 | In reply to: #388958

Bom dia Filipe

Mais uma vez agradeço e vou seguir suas instruções. Estão me ajudando bastante! assim que tiver novidades eu informo.

Grata e ótimo dia!
Vivian

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388972 | Vivian Albergaria | 02 feb 2018 16:57 | In reply to: #388959

Olá Maria Alice,

Muito obrigada por seu comentário e vou fazer o que sugeriu. Me passou um caminho bem importante e ajudou bastante. Caso tenha mais dicas, agradeço compartilhar.

Agradeço e ótimo dia!
Vivian Albergaria

Respuesta

Enlace directo:

Encontrar família, história ou contato que me auxilie

#388980 | Bemoraes | 03 feb 2018 00:15 | In reply to: #388972

Cara Vivian,
Há ainda um Gregório Pereira Soares de Albergaria que aparece nas Cartas Chilenas de Tomás Antônio Gonzaga ( o poeta da Inconfidência Mineira ) sob a alcunha de "Alberga". Teve cinco filhos com D. Leonor Francisca Xavier de Souza de Albergaria. Os dois primeiros foram batizados por Rodrigo José de Menezes e pode ser daí que o nome Rodrigo tenha aparecido na sua família. Por vezes o afilhado recebia o nome do padrinho.
Trabalhava na Real Casa de Fundição de Vila Rica e em 6.7.1785, solicitou à Rainha D. Maria a mercê de se afastar por dois anos indo à Corte no Rio de Janeiro.
O referido Gregório também estudou na Universidade de Coimbra com Cláudio Manuel da Costa, outro Inconfidente. Nas matrículas de Coimbra, que pode estar no arquivo da universidade online, pode constar o nome do pai. E se este fosse português, a cidade de origem.
O GeneaMinas pode ajudá-la por ter coisas dos Soares de Albergaria descendentes de três ramos.
Também há, na inauguração do Museu da Inconfidência um homônimo do Rodrigo e outro aos 42 anos foi reformado no exército passando a trabalhar na intendência com as receitas e despesas.

Meus cumprimentos,
Maria Alice

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 18:23.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen