Procura de Dados Genealógicos

This topic is classified in rooms:

Procura de Dados Genealógicos

#389687 | Lucas Oliveira | 01 mar 2018 20:09

Boa noite!

Gostaria de fazer um desenho da minha árvore genealógica, mas as únicas informações que possuo são até os meus bisavós. Será que poderia ir a um registo civil/paroquial para encontrar quem foram os seus ancestrais, e assim sucessivamente?

Desde já, o meu muito obrigado!

Respuesta

Enlace directo:

Procura de Dados Genealógicos

#389690 | jlrsousa | 01 mar 2018 20:49 | In reply to: #389687

Caro Lucas,

não há outra forma de o fazer. Reúna a maior quantidade de informação que for possível sobre os seus avôs e bisavôs (sobre local de nascimento, data de nascimento, lugar casamento, data de casamento, data de falecimento, etc .) pois quantos mais elementos tiver mais fácil se torna iniciar as pesquisas.

Boa sorte.

João de Sousa

Respuesta

Enlace directo:

Procura de Dados Genealógicos

#389691 | Lucas Oliveira | 01 mar 2018 20:53 | In reply to: #389690

Então, como poderei fazê-lo? Posso dirigir-me a uma conservatória do registo civil e perguntar se lá existem dados nesse sentido? Deverei falar com o meu pároco?

Respuesta

Enlace directo:

Procura de Dados Genealógicos

#389692 | FilipeFlard | 01 mar 2018 20:58 | In reply to: #389687

Caro confrade Lucas Oliveira,

Com as informações que já tem em mãos, terá de descobrir as datas e locais de nascimento (baptismo), casamento (matrimónio) e óbito dos seus antepassados mais próximos.
A partir dessas informações, poderá encontrar os assentos de registo civil ou paroquial, dos quais poderá extrair novos dados que lhe permitirão progredir na pesquisa.

Os livros paroquiais do período anterior a 1911 estão sendo progressivamente digitalizados pelos Arquivos Distritais. Poderá localizar os "links" para os livros paroquiais de muitas freguesias no "E-Tombo": https://tombo.pt/

O "Nós Portugueses" também já tem indexados muitos assentos de matrimónio, principalmente de Lisboa e região. A pesquisa é limitada aos associados, mas, se lhe interessar, poderá se associar:
http://nosportugueses.pt/pt

Por fim, sugiro que abra tópicos com as dúvidas que tiver em concreto. É só abrir o tópico, informar os nomes das pessoas e os dados que souber delas e perguntar o que quer saber.
Muitos dos nossos confrades do GeneAll já têm pesquisado há muitos anos os livros paroquiais de determinadas regiões e poderão compartilhar consigo os frutos de seu trabalho.

Desejo-lhe boa sorte nas pesquisas!

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Respuesta

Enlace directo:

Procura de Dados Genealógicos

#389697 | Lucas Oliveira | 01 mar 2018 22:32 | In reply to: #389692

Pouco conheço sobre os meus bisavós. Sei, no entanto, que ainda nasceram no Reino de Portugal, no período compreendido entre 1908 e 1910.
Sendo o registo civil obrigatório apenas após o derrube da Monarquia, julgo que o seu registo de baptismo e matrimonial estarão, possivelmente, nas paróquias de onde eles eram originários. Só sei se onde seria o meu bisavô, por isso, procurarei visitar os arquivos da paróquia local.

Muito obrigado por este auxílio e grande motivação inicial que me estão a dar!

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 02:11.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen