Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
António José Raposo (AJR) foi Capitão-Mor da Covilhã e um dos grandes industriais da Covilhã nos finais do séc 18 e inicios do séc 19. Foi o dono da Fabrica Velha, que posteriormente (meados do sec 19) foi vendida à familia Campos Melo. Em 1803, no Mapa das fábricas da Covilhã dizia-se :
"nesta vila da Covilhã há mais uma fábrica dos mesmos tecidos (para além da Fábrica Real de Tecidos de Lã...)Há outra fábrica dos mesmos tecidos de que é proprietário o Capitão Mór António José Raposo, com previlégio Real." ver vol IV-V da obra de Fernando Carvalho Dias, "História dos Lanifícios (1750-1834).
AJR Era natural do Fundão e filho de Jerónimo José Raposo, n Fundão e de Ana Clara, n Monsanto (n 3/1/1743).
Foi casado (1/11/1789 em S. Pedro, Covilhã) com a sua prima direita Antónia Joaquina de Castro, de 14 anos de idade, e filha de outro industrial da Covilhã chamado José Henriques de Castro que tinha desde 1780 uma tinturaria nas instalações da Fabrica Velha na Covilhã (n.Monsanto) e de sua mulher Brites Maria Teodora (n Santarém), tios de António José Raposo.
Não consigo localizar os assentos ou outros documentos que me permitam conhecer :
- as datas de nascimento e de óbito de António José Raposo;
- as datas de nascimento, de casamento e de óbito do seu pai Jerónimo José Raposo (filho do Lic. Manuel Lopes Pereira, "o Raposo" e de Jacinta Maria de Carvalho ambos da Covilhã).
- a data e local de falecimento da filha de AJR e de Antónia Joaquina de Castro, chamada Carlota Augusta de Castro (n 8/8/1807, freg S. Pedro e casada com Bento José de Sá em 28/5/1835) minha trisavó paterna.
Muito agradecia a qualquer investigador que possua na sua base de dados estes elementos que não consigo localizar ou quaisquer informações adicionais.
Melhores cumprimentos
Mar 2006
Enlace directo:
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
Praticamente não encontrei nada.
Apenas o casamento de JOSÉ JOAQUIM (irmão de Jerónimo José Raposo), na Covilhã (S.Pedro) em 1768 (062.tif) onde se diz que sua mãe, Jacinta Maria de Carvalho, era da Guarda.
Também constatei que Manuel Lopes Pereira, frequentou Medicina em Coimbra, entre 1711 e 1717.
Boa sorte
miguel
Enlace directo:
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
Caro confrade
Muito obrigado pelo seu contributo.
Sobre o António José Raposo encontrei uma das datas. Nasceu aos 25/12/1760 no Fundão e foi baptizado na esma freguesia aos 11/1/1761 ( ass baptismo freg Fundão 1752-1762 Tif 307 https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805799 ).
Quanto ao seu pai Jerónimo José Raposo não tenho qualquer data. Continuo muito interessado neste topico.
Bem Haja
Luiz
Enlace directo:
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
Olá, primo
Acho que já te enviei esses dados. À cautela, aqui vai o que tenho à mão neste momento:
António José Raposo
(n29.12.1760 Fundão; o24.08.1818 Covilhã)
Antónia Joaquina de Castro
(o06.05.1855 Covilhã)
Quanto ao António, ele não nasceu em 25 de Dezembro como disseste mas em 29. Como já tive oportunidade de te dizer, dado que não são pessoas que me digam directamente respeito, não investi muito na investigação dos seus ancestrais, pelo que tenho apenas o que fui encontrando a talhe de foice. Também te referi que tenho muita informação dispersa a que me é difícil, neste momento, aceder pois o tempo é escasso para as minhas próprias investigações. Mas sempre que me for possível e for encontrando dados, eu passo-te. É provável que tenha mais coisas sobre o teu ramo mas estarão nos meus cadernos de pesquisa e isso é inviável, de momento, procurar.
Uma coisa te posso acrescentar: tanto da parte do António José Raposo como da Antónia Joaquina de Castro, há ligações da parte dos ancestrais de ambos com os nossos antepassados, do séc.XVII para trás, acabando por termos avoengos comuns de todos os lados mas terás que ter paciência, o meu livro será editado daqui a um ano e vem lá tudo. Não posso (melhor dizendo, não devo) escarrapachar tudo aqui, senão vou ficando esvaziada de conteúdos. Bem basta o que já aconteceu com outras "dádivas" minhas que já saíram em vários livros e nem sequer houve da parte dos autores referências à fonte. Eu sei que temos todos urgências nas nossas buscas mas quem muitos burrinhos toca, algum deixa para trás...e isto significa que tenho que dar prioridade ao meu trabalho, que já está MUITO ATRASADO! Sei que entendes.
Beijinhos para ti e continuação de boas pesquisas.
Maria
Enlace directo:
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
Obrigado prima. Só agora vi a tua resposta, pois apesar de ter assinalado, não recebo notificação das respostas que são dadas a este tópico.
Não tinhas enviado e agradeço a correção (há letras em assentos paroquiais que se confundem, pois estão muito mal escritas) .
Sei que temos ligaçoes por estes ramos...
Já agora uma pergunta pois és uma perita nestas matérias: sabes onde posso procurar o testamento deste ANTONIO JOSÈ RAPOSO de que se faz menção à margem do assento de óbito?? ( ass de Obitos freg S Pedro 1811-1855 PT-ADLSB-PRQ-PCVL20-003-O3_m0009.tif )-
Muitas vezes vem transcrito no mesmo livvro de assentos de óbito logo após o falecimento, mas aqui não é o caso. Haverá outro livro??
Beijinhos e sucesso nas tuas pesquisas e escrita.
Bjs
Enlace directo:
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
Olha, Luís, consulta os Livros de Testamentos. Encontram-se no arquivo ali ao pé dos antigos bombeiros, a Sta.Maria. Já lá estiveste, pois a drª falou-me das tuas pesquisas por lá. Tenho a certeza que vais encontrar.
Beijinho.
Maria
Enlace directo:
Capitão-Mor da Covilhã António José Raposo
Conseguem saber quem sao os pais de Bento José de Sá?
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 ene 2025, 07:47.