Furtado das Ilhas

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Furtado das Ilhas

#18484 | 1947 | 13 mar 2002 21:56

Com a colaboração dos intervenientes neste tópico refiz ,aumentei e corrigi um trabalho sobre este tema. Mas como são 22 páginas julgo mais acertado, em vez de enviar para o forum mandar para o Email de eventuais interessados.
Com os meus cumprimentos
Manuel Lamas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18489 | Genea Portugal | 13 mar 2002 22:33 | In reply to: #18484

Manuel Lamas,

Se nos puder incluir entre os interessados, agradecemos.

Cumprimentos,
Genea Portugal

geneaportugal@netcabo.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18535 | eugenio medina | 14 mar 2002 22:27 | In reply to: #18484

Meu Caro
Tambem me inscrevo para receber esse trabalho por email ou fotocópia para
Eugenio Medina
Rua Manuel dos santos nº 2 7º Drto. 1900 LISBOA
O meu mail é: mop22645@mail.telepac.pt
Um abraço E.Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18547 | fsomr | 15 mar 2002 08:56 | In reply to: #18535

Se me puder enviar o seu trabalho para o meu e-mail: francisco.rebelo@brisa.pt.
Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18584 | VA | 16 mar 2002 01:47 | In reply to: #18484

Caro Manuel Lamas

Tenho todo o interesse nesse seu trabalho, se puder enviar-me através do meu e-mail j.d.29@clix.pt ficar-lhe-ei reconhecido, obrigado.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18607 | ítalo | 17 mar 2002 01:02 | In reply to: #18484

Caro Manuel Lamas, também agradeceria muitíssimo se pudesse mandar-me seu trabalho por e-mail, o meu é rochaguedes@zipmail.com.br,
agradeço.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18609 | 1947 | 17 mar 2002 01:56 | In reply to: #18584

Caro José Valado Arnaud
Já enviei. Recebeu?
Cumprimentos Manuel LM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18611 | VA | 17 mar 2002 02:44 | In reply to: #18609

Caro Manuel Lamas

Muito obrigado. Mas, não sei porquê, apenas recebi uma página. Se lhe for possível enviar de novo, mais uma vez ficar-lhe-ei agradecido.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18613 | P C Rebêlo | 17 mar 2002 10:52 | In reply to: #18484

Caro Manuel Lamas
Estou também interessado no seu trabalho, agradeço que mo envie para
pcunharebelo@mail.telepac.pt
Obrigado
Pedro Cunha Rebêlo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18625 | Vasco Jácome | 17 mar 2002 15:11 | In reply to: #18484

Caro Manuel Lamas

Não sei se isto interessa, ou se é já do seu pleno conhecimento, mas na pg. 166 dos “Brasões Inéditos” é referido:

486 Fernão Furtado de Mendonça, morador na Ilha do Fayal, filho de Fernão Albernoz de Mendonça e de sua mulher D. Paulina Furtado; e neto de Martim Albernoz de Mendonça e de D. Brasia da Camara.
Armas: Furtado de Mendonça. Diferença: uma merleta preta. B. p. 12 de Outubro de 1519.
Livro 1º, fl. 22.

Note-se que por problemas organizacionais do autor, este e mais dois registos ficaram fora da ordem alfabética normal, daí serem publicados mais perto do fim do livro.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18628 | 1947 | 17 mar 2002 16:35 | In reply to: #18625

Caro Vasco Jácome
Muito obrigado pela sua, uma vez mais, enriquecedora, intervenção. De facto essa CBA é referida na 2ª versão do nosso trabalho sobre a origem dos Furtados (e Mendonças) como sendo uma das três mais antigas fontes heráldicas dos Mendonças portugueses, as outras duas pertencem a dois primos do armigerado, respectivamente das ilhas Graciosa e Terceira. Mas o curioso é que, sendo um apontamento antigo, já não me recordava da p. e da fonte. O que se revela fundamental, para tentar entender de onde as tirou o autor, tendo em vista voltar a localizá-las e lê-las de novo. Se o Vasco, sempre pronto a ajudar, noa quizesse dar um empurrão nesse sentido, nem calcula a importância que isso tinha para as nossasinvestigações.
Cumprimentos do seu muito grato
Álvares de Carvalho Leite, mais conhecido por Manuel Lamas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18635 | Vasco Jácome | 17 mar 2002 19:57 | In reply to: #18628

Caro Manuel Lamas

O que lhe sei dizer sobre isso, é o que está no início dos “Brasões Inéditos”: em 1897 José de Sousa Machado comprou um manuscrito, em 3 volumes, da autoria de Frei Manoel de Santo António e Silva, da Ordem de S. Paulo e reformador do Cartório da Nobreza. Este frade, terá então copiado para estes livros 488 registos de cartas de armas, que Sousa Machado deu a conhecer ao público através da edição dos “Brasões Inéditos”.
O 1º volume, de 473 folhas, onde estará o que lhe interessa, teria o nome:

“LIVRO I. Reformado, e tirado de varias minutas de Brasoens antigos, e de alguns originaes, que se passarão nos Reynados dos Senhores Reys Dom Affonso quinto atee Dom Felippe terceiro feito em tempo do Muyto Alto e Poderoso Rey DOM JOSÉ I. Nosso Senhor Pelo Padre Fr. Manoel de S.tº Ant.º e Sylva da Ordem de S. Paulo, e Reformador do Cartorio da Nobreza por especial Provisão do dito Snr. Sendo Rey Darmas Portugal Manoel Pereira da Silva Cavaleiro Professo, na Ordem de Christo, e Escrivão da Nobreza Proprietario Hylario da Costa Barreiros Telles, Escudeiro Cavaleiro da Casa do dito Senhor. Anno de MDCCLI.”

O que é feito dos registos originais? Desconheço, mas se houver algumas coisa sobrevivente ao terramoto, deve estar na TT.

E estes livros? Também desconheço. Devem ter tido o destino do espólio de Sousa Machado: parte comprado por particulares, alguma coisa na Biblioteca de Braga e, grande parte, na Biblioteca do Porto. Será talvez aqui que deve começar por tentar encontrar estes manuscritos. Segundo me dizem, pelo menos há alguns anos atrás, estava catalogado como tendo sido pertença de Emília...(?) Não sei se já terá sido rectificado.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18640 | 1947 | 17 mar 2002 22:07 | In reply to: #18635

Meu Caro Vasco Jácome:
Eu bem lhe dizia que não passaria muito tempo sem receber a sua ajuda. Cá veio ela, pronta, pormenorizada e útil. Um grande Bem Haja
ML

Respuesta

Enlace directo:

RE: Furtado das Ilhas

#18648 | VP | 18 mar 2002 08:50 | In reply to: #18484

Agradecia o envio do seu trabalho para o meu e-mail: fventurapinto@netcabo.pt.
Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 14:49.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen