Interpretação de dados de teste de ADN

This topic is classified in rooms: Genética | Regiões

Interpretação de dados de teste de ADN

#414471 | GP Porto | 06 may 2019 11:14

Bom dia caro confrades,

Fiz recentemente um teste de ADN, associado a um site de genealogia que oferece este serviço, e gostaria de pedir ajuda aos confrades que tenham conhecimentos desta área da genética na interpretação dos dados.
Segundo esses resultados, tenho ADN de 8 grupos étnicos, de 5 sub-regiões do mundo. As percentagens serão, agrupando os 8 grupos pelas 5 sub-regiões:

Primeira sub-região:
65,9%
12,9%
1,3%

Segunda sub-região:
7,2%
0,9%

Terceira sub-região:
3,0%

Quarta sub-região:
7,2%

Quinta sub-região:
1,6%

Além disso, o site indicou que existiriam cerca de 120 pessoas nesse site que partilhariam ADN comigo, sendo que as que têm mais percentagem mostra terem 0,5% do mesmo ADN.

Suponho que uma simples leitura matemática de “tenho 50% de ADN de cada pai, 25% de cada avô, 12,5% de cada bisavô e assim sucessivamente” será demasiado simplista. Usando esse método, então para essas pessoas com quem partilho 0,5% de ADN, teremos um mesmo 10% avô. A leitura está correcta?
E quanto aos grupos étnicos? Dos dados que tenho, onde consegui encontrar praticamente todos os meus 8ºs avôs e alguns dos meus 9ºs avôs, serão todos “Joaquim” e “Maria” de “gema”, pelo que não tenho dados que indiquem traços genéticos (cor do cabelo, dos olhos ou da pele) diferentes do que é tipicamente luso. 12,9% e 7,2% (por duas vezes) de outros grupos étnicos são valores altos, o que em princípio poderia dizer que são familiares algo recentes, mas como refiro acima, e segundo dados genealógicos, serão mais antigos do que os meus 10ºs avôs. Como consigo então saber quando é que estes vários grupos étnicos entraram no meu ramo familiar? E se foi pelo lado do meu pai ou da minha mãe?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos,
GP Porto

Respuesta

Enlace directo:

Interpretação de dados de teste de ADN

#414472 | silvestre | 06 may 2019 12:19 | In reply to: #414471

Bom dia,
Embora ainda esteja a dar os primeiros passos na genealogia genética, posso dar algumas indicações.
Em primeiro lugar, deve descarregar o ficheiro e lançá-lo no gedmatch onde poderá ter resultados mais fiáveis pois é uma base de dados maior.
Quanto à matemática, pelo que tenho verificado, não é tão linear. Por exemplo, o meu filho partilha segmentos com um primo afastado enquanto eu, mais próxima, não partilho... outro exemplo é o facto de o ele não apresentar partilha de segmentos com uma prima com um 5º avô comum, enquanto numa análise múltipla de kits no gedmatch apresenta coincidências a nível de cromossoma que os colocam como tendo o 5º ou 6º avô em comum. Quanto aos "primos" que o myheritage indica, também os têm em comum. Convém referir que o site refere primos até 3º grau e primos afastados que por vezes são relativamente próximos. Tenho primos com 0.5 com quem partilho o 4º ou 5º avô...
Cumprimentos
Vera

Respuesta

Enlace directo:

Interpretação de dados de teste de ADN

#414475 | GP Porto | 06 may 2019 14:21 | In reply to: #414472

Boa tarde cara Vera,

Obrigado pelas dicas, irei fazer como refere, não conhecia o GedMatch.

Cumprimentos,
GP Porto

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 09:59.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen