Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#416895 | BeaCalMo | 08 ago 2019 16:29

A quem, por favor, possa me ajudar.

Necessito encontrar as certidões de nascimento e/ou casamento de meus bisavós e seus filhos. Eles emigraram para o Brasil no navio chamado AVON, desembarcando no porto de Santos no dia 02/06/1911.
No registro de entrada de imigrantes meus bisavós não declararam nome dos pais nem o lugar de nascimento de todos consta como "Portugal" simplesmente.

Meu pai se recorda que seu bisavô, JOSÉ FRANCISCO MONTEIRO, nascido por volta de 1873, filho de MANOEL FRANCISCO MONTEIRO, seria de de Fornos da Cal, que atualmente parece ser parte de Oeiras, distrito de Lisboa. Minha bisavó, MARIA (DE) JESUS, nascida em 1869, filha de FRANCISCO GOMES LOURENÇO, seria de Vila Nova, Trás os Montes ou Coimbra, teria uma irmã viúva chamada THEREZA DE JESUS, com uma filha AMELIA, nascida em 1908.

Os filhos de José Francisco Monteiro e Maria (de) Jesus Monteiro são: Abílio, Guilhermina, João e Manoel.

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#416940 | Massu | 09 ago 2019 15:48 | In reply to: #416895

Boa tarde
Fornos de cal para além dos de Paço de Arcos existem vários principalmente no Distrito de Coimbra.
Penacova e Cantanhede são os concelhos com mais fornos.
Penacova têm também um lugar chamado Vila nova.
Como eles já foram casados para o Brasil e natural que sejam de localidades próximas(isto é uma suposição)
Procure o casamento dos filhos ,cartao de imigrantes .
Mais pessoas de família que tenham ido para o Brasil.
So assim e dificil

Assunção

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#416942 | BeaCalMo | 09 ago 2019 15:58 | In reply to: #416940

Muito obrigada, Assunção!

Estou procurando o casamento deles e é verdade que encontrei algumas pessoas com nomes similares em Cantanhede. Os filhos saíram jovens de Portugal.
Acredito ter encontrado hoje a data em que meu bisavô fez o passaporte, talvez ajude...

Agradeço sua contribuição!

Beatriz

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#417258 | clover779 | 22 ago 2019 12:22 | In reply to: #416895

Olá.

Esses nomes são todos familiares para mim. Creio que Fornos de Cal seria mais no concelho de Cantanhede, mais propriamente uma aldeia que fica junto ao Zambujal, na freguesia de Cadima. Também Vila Nova, seria Vila Nova de Outil, outra aldeia logo ao lado. De igual forma, esses nomes "Monteiro" e "Lourenço" eram muito comuns nesses locais, principalmente nos Fornos e no Zambujal, não creio que a referência a Vila Nova esteja correcta, pois penso que os Gomes Lourenço erma do Zambujal e Fornos.
Logo à noite procuro nas minhas notas para ver encontro os seus bisavós/trisavós no Zambujal e nos Fornos de Cadima (Distrito de Coimbra).
Nuno Silva

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#417271 | clover779 | 22 ago 2019 20:57 | In reply to: #416895

Boa noite.

Então aqui está o que encontrei sobre os seus bisavós.

José Francisco Monteiro, filho de Manuel Francisco Monteiro e de sua mulher Rosa de Jesus nasceu nos Fornos a 15 de maio de 1873 e foi batizado em Cadima a 25 de maio de 1873. Era neto paterno de Joaquim Francisco Monteiro e de Margarida de Oliveira, dos Fornos e neto materno de Joaquim Gomes dos Santos e de Teresa de Jesus, do Zambujal, todos da freguesia de Cadima. Foram padrinhos Joaquim Gomes, casado, trabalhador, e Luísa de Oliveira, solteira, ambos dos Fornos.

Assento de Batismo de José (número 62, primeiro da esquerda): https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36164&FileID=60902

Maria de Jesus, filha de Francisco Gomes Lourenço e de sua mulher Fortunata de Jesus nasceu no Zambujal a 22 de outubro de 1868 e foi batizada em Cadima a 5 de novembro de 1868. Era neta paterna de Francisco Gomes Lourenço e de Maria Joaquina, do Zambujal e neta materna de João dos Santos e de Maria de Jesus, da Costa do Viso, da mesma freguesia de Cadima. Foram padrinhos José Gomes Lourenço, jornaleiro, casado, morador no Zambujal, e Teresa de Jesus, solteira, moradora na Póvoa da Lomba, freguesia de Cantanhede.

Assento de Batismo de Maria (número 96, último do lado direito): https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36160&FileID=60512

Cumprimentos,
Nuno Silva

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#417326 | clover779 | 24 ago 2019 19:48 | In reply to: #417271

Apenas mais uma informação:

os seus trisavós Manuel Francisco Monteiro e Rosa de Jesus casaram na igreja paroquial de Cadima em 11 de janeiro de 1863 (ver assento https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36182&FileID=63538). Tinham ambos 23 anos.

os outros trisavós Francisco Gomes Lourenço e Fortunata de Jesus (ou Fortunata Monteira) casaram na mesma igreja em 26 de novembro de 1859 (ver assento https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36182&FileID=63538).

Cumprimentos,
Nuno Silva

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento em casamento com mais de 100 anos

#417327 | clover779 | 24 ago 2019 19:49 | In reply to: #417326

A primeira ligação (de Manuel Francisco Monteiro e de Rosa de Jesus) estava errada, a correcta é:
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36186&FileID=63707

Cumprimentos,
Nuno Silva

Respuesta

Enlace directo:

Ajuda para encontrar registros de nascimento e casamento com mais de 100 anos

#417343 | BeaCalMo | 25 ago 2019 19:29 | In reply to: #417327

Nuno,

Agradeço imensamente sua ajuda! Os documentos que você encontrou são essenciais para minha busca. Espero poder presentear meu pai muito em breve.

Oriagada!

Beatriz

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 03:52.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen