Faleceu hoje, 13 de abril de 2020, na cidade de São Carlos, estado de São Paulo Brasil, a grande genealogista brasileira Marta Maria Amato.
Marta Maria Amato nasceu a 15 de junho de 1946, filha de Corinto Amato e de Nair Souza Simões (descendente da Segunda Ilhoa, Júlia Maria da Caridade).
Foi sócia fundadora da Associação Brasileira dos Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP) e da "Associação Gentree - Genealogia e História", foi sócia do extinto Instituto Genealógico Brasileiro e do Colégio Brasileiro de Genealogia. Foi uma das maiores genealogistas do Brasil e incansável pesquisadora das famílias mineiras, especializada em imigração açoriana no Brasil e na descendência de povoadores de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Publicou muitos livros e pesquisas em revistas da área.
Grande sucesso teve a sua reedição digital da "Genealogia Paulistana", de Luís Gonzaga da Silva Leme, em 2002, e também as "Correções e acréscimos à Genealogia Paulistana", em 2003.
Sua morte deixa imensa lacuna no ambiente cultural do Brasil, em especial nas áreas da História e da Genealogia. Pelo seu trabalho ímpar, as atuais e as futuras gerações ser-lhe-ão eternamente gratas. REQUIESCAT IN PACE!