Busco mais elementos sobre um Gaspar Mialheiro casado com Inês Gonçalves, de Sousel.
Homem de meados de séc. XVI (calculo que terá nascido algo em torno de 1540).
Parece ser o mesmo administrador da Capela Real da Igreja Matriz de Sousel, logo após seus fundadores Domingos Rodrigues Trombeta Batelhos e Margarida Fernandes, os quais, imagino (segundo o direito das sucessões), serem seus pais ou parentes. Netos desse Gaspar usarão por alcunha "Batelhos", o que reforça a possível ligação com os fundadores da Capela.
["Livro das Lembranças das Capelas da Coroa Real", Leonor Calvão Borges Raízes & Memórias, n.º 22, Dezembro de 2006, p. 268].
Gaspar Mialheiro, por homonímia, poderá ser o mesmo Gaspar Malheiro que recebe Alvará de Juiz dos Órfãos do concelho de S. Fins (Chancelaria de D. Sebastião e D. Henrique), sem mais elementos.
Esse Domingos poderá ser o mesmo "Dominguos Rodriguez Batalha" capelão de dona Maria de Portugal e que aparece com tença na Chancelaria de D. Sebastião (aqui, como Domingos Rodrigues Batalha).
Como elemento para pesquisa, sei também ser Gaspar Mialheiro aparentado com o pai do Padre Frei Manoel Silveiro, Beneficiado na Igreja de Santiago de Estremoz já no séc XVII.
Pergunto-lhes se os terão encontrado em vossas pesquisas, o Gaspar Mialheiro ou alguns de seus parentes, e se teriam alguma indicação de fontes de pesquisa (nobiliários, fundos arquivísticos, bibliografia) em que eu possa encontrar mais informações dos mesmos. Não encontrei referências a eles no Gayo.
Desde já, o meu agradecimento com os meus melhores cumprimentos.