Mãe solteira
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Direito | Pessoas | Regiões
Mãe solteira
Olá amigos!
Gostaria de tirar uma dúvida:
Estou tentando dar início ao processo de dupla cidadania do meu pai (neto do Português)
No Registro de Casamento religioso do meu bisavô Português com minha bisavó Brasileira, consta a informação que ele foi batizado na Freguesia de Santa Eufemia, Diocese de Lamego.
Baseado nas idades informadas por ele nos nascimentos dos filhos e de seu casamento, cheguei ao possível ano de batismo 1883/1884.
Encontrei no livro de Pinheiros, conhelho de Tabuaço no ano de 1882 um registro que indica ser o possível registro dele, porém não consta o nome do pai. Diz apenas que a mãe é solteira.
O nome dele é João Baptista e a mãe Luisa de Andrade. (Estas informações batem com as que temos em seus registros Brasileiros) Porém aqui ele declarou o nome do pai como "João Cardoso" em todos os documentos.
Pode se trarar da mesma pessoa? ou seria apenas uma coincidência? E se for ele, como poderei provar sua paternidade, tendo em vista que ele declarou o nome do pai nesses registros?
Qual seria o possível motivo para o nome do pai não constar no registro de Batismo? Isso era comum para época?
Também encontrei no site CEPESE o possível registro desta mesma pessoa (ainda sem o nome do pai) em um pedido de passaporte, aos 22 anos com destino ao Rio de Janeiro, que foi onde ele casou-se e residiu até seu óbito.
Quero dar continuidade ao processo, mas como poderei comprovar que trata-se da mesma pessoa? Será que a conservatória aceitaria esse assento? Ou como poderia retificar essa informação?
Já tentei o desarquivamento de processo no cartório Brasileiro, porém os documentos foram incinerados.
Desde já agradeço caso alguém consiga me esclarecer essa dúvida.
Annelise
Enlace directo:
Mãe solteira
https://geneall.net/pt/forum/186755/batismo-freguesia-de-santa-eufemia/
desde 2019 nada conseguiu de concreto????
Enlace directo:
Mãe solteira
Pois é. Não consegui nada concreto até então. Mas acredito que esse possa ser o caminho. Está bem complicado mesmo.
RespuestaEnlace directo:
Mãe solteira
Então, posso dizer que a partir dessa época acabei deixando as buscas um pouco de lado pois ,infelizmente, isto me causou grande estresse me levando a um quadro de depressão e transtorno de aniedade.
Mas posso dizer que consegui grandes coisas, pois minha família já estava nessa busca desde 2015 aproxidamente, sem sucesso. A única informação que possuiam era que o mesmo era Português e chamava-se "João Cardoso" Nem sabiam que na verdade era João Baptista.
Quando eu decidi iniciar essa procura encontrei:
Os registros de nascimento de todos os filhos (descobrindo então sua filiação e idade)
O seu registro civil de casamento
O seu registro religioso de casamento (que me deu a informação de onde ele foi batizado)
e seu registro de óbito.
Por isso acredito que fiz um bom trabalho até agora, mas infelizmente estou enfrentando grande dificuldade em encontrar seu assento.
Espero conseguir, espero não ter me empenhado tanto por nada. Até porque quem tem direito é o meu pai, que já está com 79 anos e todos sabemos como essse processo é demorado.
Que Deus me ajude!
Enlace directo:
Mãe solteira
Boa noite
Nos assentos de casamento civil e religioso do seu bisavô consta a sua data de nascimento ? Em caso afirmativo, essa data de nascimento coincide com a data de nascimento do assento de batismo de que encontrou em Pinheiros/Tabuaço ?
Cumprimentos
Mário César Navarro
Enlace directo:
Mãe solteira
Boa noite!
Temos entre os registros mais ou menos 1 ano de diferença. Possivel batismo: 1882
Casamento civil e religioso: não tem o ano de seu nascimento, mas ele informou a idade, com isso chegamos ao ano de 1883.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 ene 2025, 01:42.