Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Famílias | Regiões
Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião
Caro Carledu,
Há uns anos largos investiguei esta Maria Freire que refere aqui na sua mensagem, pois estava a fazer um trabalho sobre os antepassados de São Gião do Bispo da Guarda, D. José Pinto de Mendonça Arrais, e para isso e para determinar qual das Maria Freires era, percorri sistematicamente os paroquiais de São Gião desta época.
Na altura concluí que esta Maria Freire só pode ser mesmo a Maria Freire, b. em São Gião a 23NOV1635, filha de Maria Freire e de Pedro Costa, e que teve como padrinhos António da Cunha, também casado na família Freire de São Gião, e Maria de Gouveia, filha do conhecido Manuel Fernandes de Gouveia, também com relações com a mesma família. Esta Maria também aparece na monumental obra Raízes da Beira, do saudoso Arq.º Eduardo Osório, pág. 143 do 2º volume, pertencendo também aos chamados Freires de São Gião.
Quando Maria Freire casou a 25JUL1656 com Pedro Lopes - que também era Freire pelo lado da mãe e irmão de Catarina Dia Freire, bisavó do referido Bispo, que foi casada com Manuel de Abranches Quaresma (este viria a ser padrinho de baptismo de António Lopes Freire, b. em São Gião a 15FEV1677, filho de Maria Freire e Pedro Lopes, portanto sobrinho, casado e com um filho Manuel Freire, b. em São Gião a 24FEV1704, cg, uma filha Angela, b. na mesma paróquia no dia de Natal, 25DEZ1720, e ainda um outro José Freire, que casou na Vide a 11JUN1737 e é antepassado dos Madeiras Costas Freires de Alvoco das Várzeas -, os seus padrinhos de casamento (Maria Freire cc Pedro Lopes) foram Manuel Fernandes de Gouveia (filho), Manuel Freire e António da Cunha, pai do anterior. O casal Maria Freire e Pedro Lopes também consta no Raízes da Beira, pág. 363 do primeiro volume.
A única outra possibilidade seria esta Maria Freire ser a que foi baptizada em São Gião a 4FEV1620, filha de João Freire e Maria Mendes, também referidos no Raízes da Beira, p. 141 do 2º volume, sendo este João Freire, filho do Manuel Freire e da Usenda Ribeiro. Não sendo impossível, teria, no entanto, casado já com 36 anos e tido filhos com 57 anos, o que é impossível, sendo muito mais comum casar com 21 anos como é o caso da primeira Maria Freire.
Espero ter ajudado.
Saudações,
Guilherme
Enlace directo:
Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião
Caro Guilherme
Venho agradecer a sua intervenção neste tema, pois vem desvendar, finalmente, a ascendência do meu Bisavô Francisco Madeira da Costa Freire, nos Freire de Andrade de São Gião.
Muito obrigado.
Os meus cumprimentos.
José Vasco de Campos
Enlace directo:
Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião
Caro José Vasco de Campos, não tem de agradecer. Já agora segue a indicação do baptismo de José Freire, filho de António Lopes Freire e de Maria Dias, que ocorreu em São Gião no dia 4Set1715. José Freire casou com Brígida João na Vide a 11Jun1737.
RespuestaEnlace directo:
Raízes da Beira - Freires (de Andrade) de S. Gião
O José Freire, que casou na Vide a 11 de Junho de 1737, é meu 7º avô, os seus descendentes ficaram por lá até hoje, fui o primeiro a nascer fora da Vide.
Com o casamento foi viver para a Barriosa, onde nasceu em 1742, Manuel José Freire, que continuou por lá e foi pai de António José Freire, nascido em 1779, que por sua vez foi pai de António Freire, nascido em 1813, este já viúvo e aparentemente sem filhos casa uma segunda vez aos 60 anos e mais de 100 anos depois de estes Freires terem chegado à Barriosa, muda-se para o Coucedeira, onde nasce José Freire em 1876, este por sua vez por casamento muda-se para a Malhada onde já nasceu o meu Bisavó, em 1899, que ainda conheci.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 19:19.