Esther Abranches
This topic is classified in rooms: Pessoas
Esther Abranches
Procuro dados sobre a ascendência da poetisa Esther Gil Abranches Nobre, natural da Vide, concelho de Seia, que em literatura usou somente Esther Abranches e viveu também no Ultramar, nomeadamente em Angola.
Obrigado
Enlace directo:
Esther Abranches
Deve conhecer...
https://www.incm.pt/portal/bo/produtos/anexos/10012020090323170227814.pdf
Enlace directo:
Esther Abranches
https://www.myheritage.com/names/ester_gil%20abranches%20nobre
E também conhece, concerteza!....
Enlace directo:
Esther Abranches
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1213308 tif 12 assento 38
batismo pai de Ester, Carlos Nobre
Enlace directo:
Esther Abranches
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202018 tif 31 assento 5 Maria Preciosa, a mãe de Esther
O assento de batismo de Esther cujo livro de 1906 da freguesia de Vide não está online, pelo que se o pretender, como cópia simples, pode solicitá-lo em qualquer balcão de Conservatória para o Arquivo Distrital da Guarda ou caso ali não esteja o dito livro de batismos, terá de o solicitar para a Conservatória de Seia.
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro Guilherme
Esther Abranches é bisneta paterna de Joaquim Freire Nobre (1812, Vide) filho de Francisco José Freire e Bernardina Maria dos Santos, que no Geneall ainda não está referenciado, e de Bárbara Maria da Assunção de Abranches, dos Abranches de Maceira (pág. 31, Raízes da Beira) filha de Domingos José de Abranches.
https://geneall.net/pt/nome/1138591/francisco-jose-freire/
Os meus cumprimentos.
José Vasco de Campos
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro J. Resende, Muito obrigado por estes dados sobre uma pessoa que tão bem escreveu sobre a Beira Serra e que desconhecia (tirando o livro).
RespuestaEnlace directo:
Esther Abranches
Caro José Vasco de Campos, muito obrigado. Tinha ideia que Esther Abranches também era Freire (ou Freyre, como ela escrevia). Sabe se Joaquim Nobre Freire tem ligação aos outros de São Gião?
RespuestaEnlace directo:
Esther Abranches
Caro Guilherme
Conforme resposta que coloquei no seu tópico Freires (de Andrade) de São Gião, tudo indica que sim.
Enlace directo:
Esther Abranches
Obrigado. Isso significa que o advogado António Almeida Santos também descende dos mesmos Freires?
RespuestaEnlace directo:
Esther Abranches
Não conheço a ascendência do Dr. Almeida Santos, mas será pelo menos descendente do Alferes José dos Santos, por onde somos parentes. Se descende dos Freire de São Gião não sei.
RespuestaEnlace directo:
Esther Abranches
O dr. Almeida Santos tem colaterais na sua árvore que se cruzaram várias vezes com a família Freire, mas o próprio não tem ascendentes da família Freire; pelo menos, até onde se descobriu.
Pelo lado materno, pelo qual tenho primos chegados em comum, remete para Santiago de Cassurrães, Mangualde, onde nasceu a mãe, alguns tios e os avós, nomeadamente o professor Pedro d'Almeida, republicano, intímo do Dr. Afonso Costa e que passou quase toda a vida em Loriga, como professor primário, secretário da junta de freguesia e responsável pelo registo civil.
Pelo lado Santos, o pai nasceu numa pequena localidade perto de Vide, Coucedeira. O Senhor António Santos, em 1917, com 18 anos, foi para Angola onde já tinha dois irmãos. Estabeleceu-se em Luanda, mas voltou a Portugal em 1921. Depois de casar com D. Guiomar ainda pensou regressar a Angola mas o sogro, Pedro d'Almeida, que era muito apegado à filha Guiomar, pediu-lhe por tudo para ficar. Para essa decisão também contribuiu o facto de a mãe do Senhor Santos, Filomena, viver sozinha no Coucedeira.
Pelo lado Santos, alguns ramos interrompidos importa investigar, nomeadamente:
- José de Brito, casado com Leocádia Maria da Piedade Abranches dos Santos Nobre;
- Maria Bárbara de Abranches, mãe de Leocádia;
- Domingos João e Maria Francisca, da Barriosa, Vide;
- Pedro Luís de Gouveia, de Alvoco da Serra;
...e outros mais como Aparício e Gonçalves do Fontão (Loriga); Pedroso, Duarte e Lopes de Loriga; e Silva de Vasco Esteves.
Talvez nalgum desses ramos interrompidos se encontre algum Freire.
Votos de um belo fim-de-semana e um excelente mês de Mais.
Os meus melhores cumprimentos,
João Carreira
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro João Carreira, muito obrigado por mais estas achegas sobre famílias da região.
RespuestaEnlace directo:
Esther Abranches
Caro Guilherme F.,
...Não tem que agradecer. Estamos todos a aprender com todos. Aprender é o que nos faz viver.
Neste Fórum e neste 'Site', acompanhado do 'site' "nosportugueses.pt", bem como, em visitas à Torre do Tombo, estou sempre a aprender e nunca sei o suficiente.
Para lá do muito que vou aprendendo por aqui, vou felizmente sendo surpreendido pela agradável descoberta de ascendentes e parentes.
Quanto à ascendêndia do Dr. Almeida Santos, já enviei alguns dados para a base de dados do "Geneall", pois embora D.Guiomar tenha crescido em Loriga, não nasceu na Serra da Estrela.
Muito obrigado e votos de um belo mês de Maio, com muita saúde e tudo melhor.
Com os melhores cumprimentos,
João Carreira
Enlace directo:
Esther Abranches
Soube por este forúm que ainda sou primo da Esther Abranches, José Freire, de São Gião, e Brizida João, da Barriosa, Vide, casados em 1745, tiveram pelo menos dois filhos, Francisco José Freire, antepassado da Esther, e António José Freire, meu antepassado, ambos terão nascido na Barriosa.
Se o Dr. Almeida Santos tem ascendência Freire, desconheço, mas sei que o pai António Santos, detestava os Freires, eram os únicos que lhe faziam frente no Coucedeira, Vide, pois tinham mais propriedades e quintas do que ele, e algo de mais importante, o respeito.
A D. Guiomar, não era efetivamente da Serra da Estrela, a família era de Coimbra, ela era professora primária, ou regente, como acho que lhe chamavam na altura, e foi destacada para a escola da Cabeça uma freguesia do Concelho de Seia, que fazia fronteira com a Vide, e que agora até formam uma única freguesia, tanto quanto sei só regressava ao Coucedeira ao fim-de-semana, e quando o Dr. Almeida Santos nasceu, ela estava a dar aulas e ele nasceu mesmo na Cabeça.
Pedro Freire
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro Pedro Freire
Pelos dados que conheço, José Freire casou em Vide a 11.6.1737 com Brígida João (ou Brizida) e tiveram:
Maria Angélica
Isabel Maria
Manuel José
Ildefonso
Josefa Teresa
Bento
Francisco José
Manuel José Freire, b. em Vide a 16.3.1742 e que aí casou a 14.2.1776 com Maria Luís, teve, entre outros, António José Freire.
Como tal, parece-me que António José Freire era neto de José Freire e não filho.
Eu descendo de Manuel José Freire e de Francisco José Freire. A prima Ester descende de Francisco José Freire.
Cumprimentos.
José Vasco de Campos
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro José Vasco Santos,
Antes de mais peço desculpa pelo meu amadorismo, mas iniciei-me na genealogia há muito pouco tempo, e posso não usar os termos mais corretos. Assim vou tentar descrever a minha ligação a José Freire, nascido em São Gião a 4/6/1715, e casado com Brizida João a 11/06/1737.
Deste casamento nasceu ou foi batizado a 16/3/1742 Manuel José Freire, que casou a 14/2/1776 com Maria Luis da Barriosa.
Deste casamento nasceu António José Freire a 9/4/1779, que casou a 25/2/1811 com Francisca Bernarda de SantAnna (esta senhora aparece com outros nomes, como Francisca Bernarda ou Francisca Maria dos Santos).
Deste casamento nasceu António Freire a 14/12/1813, que casou pela segunda vez com Ana Maria, da Abitoreira, a 12/5/1847.
Deste casamento nasceu José Freire a 5/2/1876, que casou a 24/6/1898 com Maria Francisca, da Lanigueira.
Deste casamento nasceu José Freire a 16/2/1899, que casou a 12/4/1921 com Maria Emília, da Malhada das Silhas.
Deste casamento nasceu Maria dos Anjos Freire a 17/5/1922, que casou a 3/4/1943 com Albano Francisco.
Deste casamento nasceu Maria da Conceição Freire Nunes a 4/10/1946, que casou a 27/5/1967 com Armindo Nunes Freire.
E deste casamento nasci eu, Pedro Nunes Freire, a 30/4/1971, em Lisboa.
Cumprimentos,
Pedro Freire
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro José Vasco Santos,
Gostava de saber quais são os costados do José Freire, nascido a 4/9/1715, sei que é filho de António Lopes Freire e Maria Dias, neto paterno de Pedro Lopes e Maria Freire, mais não consigo descobrir. Tenho o assento de batismo do António Lopes Freire, OHP15-001-0001_m0385, mas só menciona o nome dos país. Por acaso não sabe se no livro Freires de São Gião haverá alguma referência ?
Cumprimentos,
Pedro Freire
Enlace directo:
Freire, de São Gião
Caro Pedro Freire
No livro Freires, de São Gião, não vem este ramo dos Freire.
Estes nossos Freire vêm no Raízes da Beira (muito imcompleto) do saudoso Eduardo Osório, no Famílias de Seia, de Luís Cabral de Oliveira e no recentemente editado 2° Livro da Academia dos Simples, onde foi publicado um excelente e completo estudo sobre estes Freire, da autoria de José Maria Tavares de Almeida, para o qual dei também uma pequena contribuição, onde se desvenda a ligação dos Freire da Barriosa, aos de São Gião e, consequentemente, aos da Bobadela.
Se tiver interesse nas cópias destes estudos, coloque aqui o seu email ou envie uma mensagem para a minha conta de Facebook ou de Instagram, que poderá facilmente encontrar pelo meu nome.
Cumprimentos.
José Vasco de Campos
(e não Santos, embora eu também seja Santos do nosso Alferes José dos Santos????)
Enlace directo:
Freire, de São Gião
Não considere os pontos de exclamação no final. O que coloquei foi um emoji com um sorriso, mas o Geneall, que tem mais de 20 anos, não considera emojis...
RespuestaEnlace directo:
Esther Abranches
José Vasco de Campos,
Antes de mais peço desculpa pela troca do apelido, falha grave em genealogia :)
Fiquei curioso com esses estudos, se os puder partilhar agradeço, deixo o meu mail pedronunesfreire@gmail.com.
Tenho ligações a São Gião por um outro ramo, descendo também de um António Mendes Freire nascido em 1858, filho de João Mendes, de São Gião, e de Ana Freire, possivelmente da Vide, o problema é que o livro de batismos 1858 da vide "extraviou-se". Como não consta nos de São Gião, acredito que tenha mesmo nascido na Vide. Já procurei por possíveis irmãos e também não encontro nada. Já procurei pelo casamento do João Mendes e da Ana Freire e também não encontro nada... Outro problema é que existem várias Ana Freire nascidas na vide, no período de 1820 a 1843 (janela razoável para ser mãe do dito António)... Por acaso não terá alguma informação sobre estas três pessoas ?
Este António Mendes Freire casou a 9/8/1887 com Antónia Maria, e viveram nas Borracheiras, um lugar que já não existe antes de chegar ao Gondufo. Deste casamento nasceu a 23/5/1888, Maria Freire, minha bisavó, que faleceu a 1/10/1936.
Cumprimentos,
Pedro Freire
Enlace directo:
Freire, de São Gião
Caro Pedro Freire
Tenho identificado na ascendência de um amigo e parente meu um João Mendes Freire, que terá nascido em São Gião entre 1840 e 1850.
Será irmão do seu António?
Cumprimentos.
José Vasco de Campos
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro José Vasco Campos,
Só se for de um casamento anterior do pai, João Mendes, porque a Ana Freire, mãe do meu António nasceu em 1839.
Infelizmente não tenho forma de obter o assento de casamento do João Mendes com a Ana Freire, porque os assentos de casamento da Vide entre 1842 e 1860 são dados como extraviados.
Mas deu-me uma possível pista, vou procurar todos os casamentos de um João Mendes em São Gião, aproximadamente entre 1930 e 1955, e ver os nome das nubentes, posteriormente vejo se alguma faleceu. Se encontrar alguma coisa partilho.
Cumprimentos,
Pedro Freire
Enlace directo:
Esther Abranches
Caro José Vasco Campos,
Mais um caso deslindado.
Este meu António Mendes Freire, é Freire pelo lado da mãe, Ana Freire, quase de certeza descendente dos Freires da Barriosa e de São Gião.
E é filho de João Mendes, nascido a 15/4/1826, no Parceiro, São Gião. Este João Mendes é o oitavo de pelo menos oito filhos de José Mendes e Maria Mendes, casados a 29/4/1813, neto paterno de António Mendes e Micaela Mendes, e neto materno António Marques da Silva e Maria Mendes. Irmão de Maria (1814), Manuel (1816), Barbara (1818), José (1820), Francisco (1821), Rita (1823) e Bernardo (1825), é possível que tenha mais irmãos.
Cumprimentos,
Pedro Freire
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 14:16.