Gonçalo da Fonseca cc D. Betaça
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Heráldica | Património | Pessoas
Gonçalo da Fonseca cc D. Betaça
Boa noite,
A CBA, de Fonsecas, dada a Diogo Vaz (da Fonseca) em 1514 refere que ele é filho de Vasco da Fonseca e Leonor Osores, neto de Diogo da Fonseca e bisneto de Gonçalo da Fonseca e D. Betaça, herdeira do morgadio de S. Romão e Torredãos ou Torredães ( Panóias/Ourique), tal como consta na Chancelaria de D. Manuel I , ou em Leitura Nova no Místicos 6.
As armas foram atribuídas a Diogo Vaz , tal como seu pai, avô e bisavô “ trouveram as armas direitas dos Fonsecas por virem por linha dereita feminina” como reza a CBA.
Alguém me pode indicar fontes documentais primárias , sobre:
1.A filiação desta D. Betaça.
Algumas fontes dão-na como neta de D. Vataça Lascáris, resultante de um 2º casamento desta em Castela que não consigo documentar nas fontes portuguesas. Se o dito casamento estiver documentado em fontes primárias “espanholas”, quais são?
2. Instituição do morgadio de S. Romão e Torredãos referido na CBA.
Por documentação constante do Livro dos Copos da Ordem de Santiago sabemos que D.Vataça Lascáris possuíu ca. 1314/15, sem qualquer referência a S.Romão:
“E outrosy a comenda de Panoyas e de Torredãaos com sas perteenças que tem ella Dona Vataça”
Torredãos seria portanto parte da comenda, na Ordem S. Tiago, e não um bem próprio de D. Vataça, logo não passível de vinculação. Um documento sobre a instituição do morgadio ajudaria a perceber melhor esta possível incongruência.
3.A filiação de Gonçalo da Fonseca, sendo ele Fonseca por linha directa feminina como afirma a CBA.
4.A filiação de Leonor Osores.
Muito obrigado por qualquer informação,
José Maria Santos
Enlace directo:
Gonçalo da Fonseca cc D. Betaça
Caro confrade José Maria Santos,
Aqui no geneall. neste forum, há vários tópicos sobre D. Vataça que poderá consultar colocando no motor de busca "Vataça" e que poderão ajudar a dar algumas respostas ao que questiona.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Enlace directo:
Dª Vataça
-
Caro Confrade;
Para o ajudar, envio este link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_Velha_de_Coimbra
Cumprimentos
Sc.
Enlace directo:
Gonçalo da Fonseca cc D. Betaça
Caro José de Castro Canelas,
Muito obrigado.
No passado já consultei o tópico que refere nada encontrando sobre as questões que formulei, todavia fá-lo-ei de novo com mais atenção.
As minhas dúvidas centram-se na existência de descendência de D.Vataça Lascáris e consequentemente na existência da sua eventual neta D. Betaça. De que eu tenha conhecimento a D. Betaça apenas é referida nesta CBA de Diogo Vaz, em 1514, e cerca de 200 anos depois.
Mesmo uma genealogia destes Fonseca(Coutinho) escrita em fins do séc. XV por um deles, Álvaro Osório da Fonseca, e que chegou até nós, não a refere e não percebo porquê sendo a dita Dona uma
personagem de tão distinta prosápia. Alguns anos depois, e já após1514, um sobrinho-neto do dito Álvaro, Francisco da Fonseca, fº de Xvão da Fonseca, numa "Lembrança" que deixou a seus filhos, já a refere.
Procuro provas documentais que me elucidem sobre estas dúvidas, e sobre o morgadio de S. Romão e Torredães, também referido na dita CBA.
Cumprimentos,
José Maria Santos
Enlace directo:
Gonçalo da Fonseca cc D. Betaça
Caro confrade Saintclair,
Muito obrigado pelo link.
Cumprimentos,
José Maria Santos
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 09:51.