Manoel Pereira Rebouças em Maragogipe, Bahia, Brasil
This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões
Manoel Pereira Rebouças em Maragogipe, Bahia, Brasil
Olá a todos,
Tenho um parente chamado Manoel Pereira Rebouças o qual teve um filho chamado Luis Pereira Rebouças, como consta no registo que diz:
"Aos dezessete dias do mes de setembro de mil setecentos e oitenta e nove annos nesta Matriz de Sam Bartolomeu de Maragogipe batizou e pos os santos oleos o Padre Alexandre da Silva Moreira a Luis, filho legitimo de Manoel Pereira Rebouças e sua mulher Bernarda Maria, foi padrinho Manoel da Fonseca Pinto, todos desta freguezia de que conto para constar fiz este termo e assignei, Vigario Francisco Ferreyra Pacheco"
Na mesma igreja no mesmo livro de registo do mesmo ano de 1789, mas no mês de novembro existe o registo de batismo de Manoel (Pereira Rebouças) filho legitimo de Gaspar Pereira Rebouças e de Rita Basilia dos Santos (ex-escrava). Seria possivel que alguém aqui saiba mais sobre os Pereira Rebouças, seus antepassados em Portugal? Seria possivel que o "meu" Manoel Pereira Rebouças teria sido um irmão do famoso alfaiate Gaspar Pereira Rebouças? Teria o Gaspar imigrado para o Brasil juntamente com este possivel irmão?
Obrigado por quaisquer informações,
Helio Lopes da Costa
Enlace directo:
Manoel Pereira Rebouças em Maragogipe, Bahia, Brasil
Boa noite, Helio
Tendo em mãos o livro "O fiador dos brasileiros", de Keila Grinberg (Civilização Brasileira, 2002), noto que a sua busca provavelmente deve se estender à capital da província. Veja estas passagens das páginas 46 e 47:
"Não se sabe exatamente se essas foram as razões que levaram o casal Gaspar Pereira Rebouças e Rita Brasília dos Santos, pais de Antonio Pereira Rebouças, a mudar de Salvador para a pequena localidade de Maragogipe no final da década de 1780".
"Gaspar Rebouças era, portanto, mais um português que, tendo se decidido a migrar com seu irmão Pedro com pouquíssimos bens, aportou em Salvador disposto a recomeçar a vida".
Outra questão é a imprecisão quanto à procedência de Gaspar (província, concelho, freguesia), conforme outra passagem da página 46:
"O desenvolvimento de pequenos centros urbanos naquela região [o Recôncavo Baiano] abriu oportunidades de ascensão social e econômica para os vários alfaiates que, como Gaspar, vinham do norte de Portugal para tentar melhor sorte na colônia".
Espero ter contribuído positivamente. Desejo sucesso em suas pesquisas.
Gustavo Moreira- Rio de Janeiro
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 ene 2025, 16:04.