Canto e Castro - atuais representantes
This topic is classified in rooms: Famílias
Canto e Castro - atuais representantes
Caros confrades,
Quem representa atualmente a família Canto e Castro da ilha Terceira?
Não possuo o ANP, sendo que esta família aparece aí numa edição de 1985, que já deve estar completamente desatualizada.
Num estudo sobre o solar dos Remédios publicado pelo IHT, creio que se diz que os então membros da família tinham emigrado para os EUA.
A. Botelho
Enlace directo:
Canto e Castro - atuais representantes
Caro confrade A. Botelho,
Não conhecendo bem a genealogia desta família poderá contudo a representação estar em André Alexandre de Sousa e Holstein do Canto e Castro, 5º Visconde de Meireles.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Enlace directo:
Canto e Castro - atuais representantes
Caro Confrade,
O ANP/1985 que referi tem a resenha dos Canto e Castro da ilha Terceira, mas infelizmente não tenho cópia (tenho uma vaga ideia de ter visto essa resenha há muitos anos e constar que a família descende de John of Kent, hipótese que creio atualmente completamente afastada).
Contudo, a ideia que tenho é que os viscondes de Meireles não têm varonia Canto (nem sequer Meireles), tendo um dos seus antepassados c.c. uma filha de Pedro do Canto e Castro, este sim descendente por varonia do famoso Pedro Anes do Canto, moço-fidalgo e provedor das Armadas e Naus da Índia em todas as ilhas dos Açores (e tronco dos Canto e Castro da ilha Terceira).
Mas é possível que tenha razão e que a chefia desta histórica família açoriana tenha vindo a recair nos viscondes de Meireles, pela extinção ou eventual decaimento de outras linhas (não faço ideia se o decaimento será motivo para isso, confesso). Se bem que já li aqui no fórum que a família do antigo presidente da República, almirante Canto e Castro, tem varonia Canto e Castro, pelo que existindo descendentes deveriam ter primazia em relação aos ditos viscondes.
Pesquisando na internet, existem efetivamente Canto e Castro que emigraram dos Açores para a Califórnia e na publicação por mim referida do IHT (anos 70) sobre o solar dos Remédios refere-se, salvo erro, que a chefia da família teria passado para um desses emigrantes nos EUA.
Cumprimentos,
A. Botelho
Enlace directo:
Canto e Castro - atuais representantes
Já agora refiro que a publicação que mencionei é "O Solar de Nossa Senhora dos Remédios (Canto e Castro)", da autoria de Jorge Pamplona Forjaz, publicado no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, nº 36, de 1978. Está disponível online.
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 01:35.